Aquisição gigante

Ícone de Napa muda de mãos e agora faz parte da LVMH Moët Hennessy

O histórico Joseph Phelps Vineyards foi adquirido na totalidade pela gigante francesa do luxo

Vinhedos do icônico Joseph Phelps em Napa
Vinhedos do icônico Joseph Phelps em Napa

por André De Fraia

A LVMH Moët Hennessy, holding mundial do vinho e da moda e proprietária de marcas como Louis Vuitton e Moët & Chandon, assinou um acordo para comprar a Joseph Phelps Vineyards. O acordo inclui a marca, a adega, o inventário e seus 212 hectares de vinhas espalhados por Napa Valley e Sonoma County.

"Temos em nosso portfólio uma oferta consistente de vinhos brancos e vinhos rosés, por isso queríamos reforçar nossa oferta de vinhos tintos adicionando um requintado", disse o CEO da Moët Hennessy, Philippe Schaus, à publicação Wine Spectator . "Joseph Phelps é uma das propriedades vinícolas mais respeitadas e aclamadas da Califórnia e, em particular, do Napa Valley, principalmente através do lendário Insignia. Ele se encaixa perfeitamente com nosso DNA e valores, [incluindo] a ambição da Moët Hennessy de continuar fortalecendo seu portfólio global de vinhos excepcionais e crescer ainda mais com marcas escaláveis. Uma forte presença em Napa é fundamental para escalar nosso negócio de vinhos nos EUA"

O CEO acrescentou ainda que nenhuma mudança na equipe da vinícola está planejada para o futuro imediato. O enólogo-chefe Ashley Hepworth continuará no cargo.

Joseph Phelps é um dos pioneiros de Napa, parte de uma geração que se mudou para o vale nas décadas de 1960 e 1970 e revitalizou sua cena vinícola. Phelps fez carreira como empreiteiro de construção no Colorado, depois estabeleceu um escritório em São Francisco. Sua empresa ganhou uma licitação para construir a Vinícola Souverain em Sonoma e Phelps começou a passar um tempo na região vinícola.

A paixão foi imediata. Tanto que Joseph começou a produzir vinhos à base de Cabernet Sauvignon e Zinfandel no porão de sua casa usando uvas Napa. A mudança de carreira aconteceu em 1973 quando ele comprou uma fazenda em Spring Valley, no lado leste de Napa.

Phelps lançou seus primeiros vinhos - um Riesling e um Cabernet Sauvignon – ainda em 1973. E já em 1974 ele produziu o Insignia, uma mistura de variedades clássicas de Bordeaux e que se tornou um doa maiores ícone de Napa. ADEGA degustou recentemente a safra 1985, confira a resenha aqui.

Após a morte de Joseph em 2015, seus filhos assumiram a gestão da empresa. Em uma declaração da família Phelps, eles comentaram: "Joseph Phelps Vineyards é produtor de vinhos icônicos há quase 50 anos. Durante todo esse período, e enquanto nós planejávamos os próximos 50 anos, o objetivo da nossa família sempre foi honrar esse legado. Acreditamos que passar os cuidados desta joia da coroa do Napa Valley e Sonoma Coast para a LVMH, líder mundial de renome no mercado de vinhos e destilados de luxo, nos permitirá fazer exatamente isso”.

Os valores da negociação não foram divulgados.

palavras chave

Notícias relacionadas