• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Incêndios

    Incêndios ameaçam vinhedos históricos da Sierra de Gredos

    Fogo atingiu vinhas antigas de Garnacha e reacendeu debate sobre abandono rural e mudanças climáticas

    Vinhedo sob Fumaça e Montanhas
    Ilustração

    por Redação

    Os incêndios que atingiram a Sierra de Gredos, a oeste de Madri, deixaram um rastro de prejuízos em uma das regiões vitivinícolas espanholas que mais ganharam projeção nas últimas décadas. O fogo iniciado nas proximidades de Burgohondo em 22 de julho integrou uma série de incêndios que avançou por áreas de Ávila, Madri e Toledo, queimando dezenas de milhares de hectares e atingindo também vinhedos históricos.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Entre as propriedades afetadas está San Gregorio, vinhedo cercado por florestas acima de El Tiemblo e utilizado pela Bodega El Reventón para um de seus vinhos de parcela única. Algumas de suas videiras remontam à década de 1920. Segundo Gearóid Lane, sócio da vinícola, boa parte da área foi danificada, embora a expectativa seja recuperar a maioria das plantas com trabalho e investimento. O produtor Daniel Ramos estima ter perdido cerca de 80% de sua colheita, diretamente pelo fogo ou pelo possível impacto da fumaça.

    A dimensão das perdas preocupa porque Gredos preserva pequenas parcelas de Garnacha com videiras de 70, 80 e até mais de 100 anos, cultivadas em encostas de granito e xisto. Além das plantas, o fogo destrói parte da vegetação que compõe esse ambiente, como azinheiras, castanheiros, lavanda silvestre e zimbro. A recuperação desses elementos pode levar décadas. Para a safra de 2026, produtores também avaliam o risco de smoke taint, alteração de aromas e sabores provocada pela exposição das uvas à fumaça, embora ainda não haja consenso sobre sua eventual intensidade.

    LEIA TAMBÉM: Guia do vinho espanhol: regiões, uvas e estilos

    Os incêndios também ampliaram uma discussão que vai além da atual safra. Produtores da região associam a maior vulnerabilidade do território à combinação de calor, seca e eventos extremos com o abandono de áreas agrícolas e a redução do manejo tradicional das florestas. Vinhedos bem cuidados podem funcionar como áreas de menor carga combustível, enquanto propriedades abandonadas acumulam vegetação. Em Gredos, onde Daniel Ramos lembra ter colhido Garnacha em meados de setembro em 1999 e atualmente costuma começar entre 20 e 24 de agosto, a mudança do calendário climático se soma ao desafio de preservar um patrimônio vitícola que não pode ser simplesmente reconstruído de uma safra para outra.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Mudanças climáticasGarnachaVinho espanholvinhos espanhóisSmoke TaintÁvilaviticultura espanholaComando Gincêndios na Espanhavinhedos antigosSierra de GredosBodega El Reventónvinhos de Gredosabandono ruralincêndios em vinhedos

    Notícias relacionadas

    prowine 2026

    ProWine São Paulo 2026 supera 25 mil visitantes e bate recorde

    Colheita de uvas na vinícola

    Rioja encerra vindima histórica com 333 milhões de quilos de uvas

    Os segredos da clarificação do vinho explicados

    Vegetarianos devem evitar certos vinhos? Descubra por quê

    Brinde de Champagne e Bordeaux

    Champagne avança enquanto Bordeaux perde € 122 milhões no exterior

    Degustação em Adega Rústica de Vinhos

    Itália reforça aposta no enoturismo para valorizar seus vinhos

    Colheita Dourada entre Vinhedos e Aldeia

    Borgonha perde 30% da safra, mas tenta segurar os preços

    Adega Rústica com Taça de Vinho Tinto

    Vinícola mais antiga da Califórnia pede proteção contra falência

    Colheita Dourada no Vinhedo Francês

    Bordeaux colhe mais vinho em 2026 mesmo com menos vinhedos

    Negócios e Vinhos na Vinícola Moderna

    Boisset compra vinícola histórica de Napa e avança na Califórnia

    Banho romano virou fábrica de vinho e azeite na Turquia

    Banho romano virou fábrica de vinho e azeite na Turquia

    11 imperiais de Bordeaux

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    10 livros sobre vinho que vão muito além da taça
    1

    10 livros sobre vinho que vão muito além da taça

    ProWine São Paulo 2026 supera 25 mil visitantes e bate recorde
    2

    ProWine São Paulo 2026 supera 25 mil visitantes e bate recorde

    Provence além do rosé: nove regiões que você precisa conhecer
    3

    Provence além do rosé: nove regiões que você precisa conhecer

    Liebfraumilch: a verdadeira história por trás do famoso vinho alemão
    4

    Liebfraumilch: a verdadeira história por trás do famoso vinho alemão

    Novo CEO do Esporão revela os desafios do futuro do vinho
    5

    Novo CEO do Esporão revela os desafios do futuro do vinho

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group