Garrafas históricas da González Byass foram arrematadas por até £ 4.750 na Christie's

por Redação
Os vinhos de Jerez deram um passo importante no mercado de colecionadores durante um leilão promovido pela Christie's. Um lote com três garrafas históricas de Matusalem, da espanhola González Byass, das safras de 1908, 1909 e 1911, foi arrematado por £ 4.750, valor normalmente associado a grandes rótulos de Bordeaux e da Borgonha.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O leilão on-line foi realizado entre 5 e 19 de junho e reuniu vinhos produzidos entre 1846 e 2023, provenientes do recém-inaugurado Arquivo Histórico da González Byass. Ao todo, foram oferecidos lotes com rótulos raros e antigos, incluindo exemplares como Pio IX 1846, Oloroso 1886 e uma coleção vertical da linha Tío Pepe Palmas. Todos os lotes colocados à venda foram vendidos, alcançando 100% de comercialização.
Grande parte das garrafas nunca havia sido disponibilizada ao mercado, fator que contribuiu para o interesse dos compradores. Segundo a Christie's, a procura por vinhos de origem comprovada, extrema raridade e relevância histórica impulsionou os resultados do leilão, reforçando o espaço dos vinhos de Jerez entre os grandes rótulos de coleção.
A iniciativa também marcou a abertura ao público internacional de parte do acervo histórico da González Byass, considerada uma das maiores coleções de garrafas de Jerez do mundo. O objetivo é ampliar o reconhecimento dos vinhos de longa guarda da região no segmento de vinhos finos e fortalecer seu posicionamento entre colecionadores e apreciadores.