Revista ADEGA
Busca

Café - 30.Mai - Consumo diário

Jovens brasileiros têm consumido mais café, diz pesquisa


Segundo o site Notícias Agrícolas, uma pesquisa divulgada na semana passada aponta que os jovens brasileiros estão tomando mais café. De acordo com ela, de 2003 a 2010 o consumo entre jovens de 15 a 19 anos, que declaram ter o café como bebida habitual, cresceu de 85% para 91%. Na faixa etária de 20 a 26 anos, o percentual subiu para 90%.

Esse estudo, o "Tendências de Consumo de Café", é realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), e tem como objetivo identificar a posição do café no consumo diário e levantar informações que permitam acompanhar sua evolução no mercado.

Luna Garcia
O café é a segundo bebida mais consumida entre jovens acima de 15 anos
A ABIC declarou que as pesquisas que mostram os benefícios da bebida para a saúde, além das diversas receitas com chantilly, chocolate e leite colaboraram com o aumento do consumo dos jovens. "O café se tornou 'fashion' e os jovens se juntaram aos seus pais no gosto pelo nosso cafezinho", diz Robério Silva, diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura.

A preferência entre pessoas de idade acima de 36 anos também cresceu nos últimos sete anos, para 98%, segundo a pesquisa, a qual afirmou que os indivíduos acima de 15 anos têm o café como segunda bebida mais consumida - atrás da água e à frente dos refrigerantes.

Além disso, o estudo mostra que o consumo de café fora de casa também cresceu expressivamente - de 14% em 2003 para 57% em 2010.

Entre os 1680 entrevistados, metade declarou a ciência das vantagens que o consumo regular pode trazer. 70% apontou mais disposição, enquanto o restante mencionou melhoria da memória e da concentração.

Pode-se concluir pela pesquisa que o consumo entre os jovens cresceu de maneira significativa, e que esse consumo é consistente - para a pesquisadora Ivani Rossi, "não é um produto sazonal". O café tem evoluído bastante no mercado, principalmente com esse novo público consumidor.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinícola histórica sul-africana é vendida para grupo de investimento holandês

+ Vinícola de Coppola define parceria com importadora inglesa

+ Tradicional produtora australiana leva vinhos fortificados ao mercado inglês
+ Vinhos californianos são servidos em encontro do e-G8 na França

+ Parte dos vinhos do Parlamento inglês será liquidada para renovar a adega nacional

Redação
Publicado em 30/05/2011, às 07h22 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias