Revista ADEGA
Busca

Mundovino

La Mancha, a maior DO do mundo

No centro da Espanha, país que mais tem vinhedos no mundo, fica La Mancha, terra do mítico Don Quixote


La Mancha é a maior DO do mundo

La Mancha conta com 154.894 hectares de vinhedos e números crescem ano a ano

Miguel de Cervantes, romancista castelhano (1547-1616) nasceu em um município pertencente a província de Madri. Mas seu personagem mais famoso, Dom Quixote, leva também o nome da região na qual nasceu, La Mancha, zona produtora de uvas e vinhos ao sul de Madri, que faz parte da Meseta Central, no coração da grande Espanha vitícola.

» Pubs ingleses anunciam grandes perdas, a culpa? Segundo eles é do vinho

La Mancha é a maior Denominação de Origem do mundo, com 154.894 hectares de vinhedos contabilizados em 2021, crescendo ano a ano. Essa superfície representa mais de 1/3 de toda a grande região de Castilla-La Mancha (458.952 hectares, segundo dados do MAPA Espanhol de 2021). A Espanha, país que tem a maior extensão de vinhedos do mundo, com 941.087 hectares cultivados, só não é a maior produtora de vinhos pois a produtividade de suas videiras é mais baixa do que de países como Itália, França e Estados Unidos (os quatro primeiros em produção).

Até o começo dos anos 1990 a região se dedicava à produção de vinhos muito simples, conhecidos apenas como 'Vino Tinto e Vino Blanco', mas aos poucos novas castas de uvas foram sendo plantadas e as técnicas de vinificação foram sendo aprimoradas, dando origens a vinhos com IGP (Indicação Geográfica) e depois com a DO. Os dados atualizados do Anuário Estatístico da Denominação de Origem La Mancha refletem que a diversificação dos vinhedos segue acontecendo, em busca de maior qualidade do produto final.

As variedades brancas ocupam 108.279 hectares, sendo que a protagonista é a Airén, uma uva típica da região com mais de 91 mil hectares plantados. Mas aos poucos ela vem perdendo alguns (poucos) hectares para variedades como a Macabeo, Verdejo, Sauvignon Blanc e Chardonnay.Entre as uvas tintas, que ocupam 46.614 hectares, a Tempranillo (conhecida na região como Cencibel) é a mais plantada, seguida da Syrah (que vem perdendo um pouco de espaço), Garnacha Tinta, Cabernet Sauvignon e Merlot. Vale lembrar, que a região também é o berço de produção do mais famoso queijo espanhol, o Manchego.

Clique aqui e veja uma lista com os mais bem pontuados vinhos de La Mancha.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 23/02/2022, às 14h00


Mais Mundovino