Ações coordenadas entre o IVDP e a GNR resultaram na apreensão de grandes volumes de vinho fortificado e aguardente fora da legalidade na região do Douro entre 2024 e 2025
por Redação
Entre 2024 e 2025, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em parceria com a Unidade de Ação Fiscal da GNR do Porto, apreendeu 104 mil litros de vinho licoroso ilegal e 2.895 litros de aguardente. As ações fazem parte de uma série de fiscalizações voltadas à proteção das Denominações de Origem Porto e Douro.
As apreensões foram resultado de operações sistemáticas conduzidas pelo IVDP em conjunto com autoridades fiscais e aduaneiras.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Além das apreensões, o IVDP informou ao jornal The Portugal News que, por ordem judicial, foi determinada a destruição de aproximadamente 175 mil litros de vinho fortificado apreendido em operações anteriores. Segundo Gilberto Igrejas, presidente do instituto, o objetivo é garantir o cumprimento da legislação e preservar a autenticidade dos vinhos da região demarcada do Douro.
No mesmo período, o instituto realizou 144 inspeções físicas de inventário, com foco em operadores que comercializam vinho de mesa fora da região demarcada, e 1.074 ações de fiscalização específicas das Denominações de Origem Porto e Douro. Amostras foram coletadas para controle laboratorial.
LEIA TAMBÉM: 7 curiosidades do vinho Tokay
O IVDP destacou ainda que a interoperabilidade com entidades como a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) tem permitido maior eficácia no rastreamento e controle das operações.