Mundovino

Eventos do mundo do vinho


Musique&Vin

Boa comida e bons vinhos andam de mãos dadas. Isso todo mundo sabe. Mas o maitrê sommelier francês Georges Lepre (que foi gerente de vinhos do grupo Ritz internacional) e a pianista Elsa Fortin acrescentaram a boa música ao dueto vinho e comida. O resultado foi apresentado no Brasil, no começo de novembro em três capitais. O projeto "Musique&Vin", criado por eles, associase a produtores de vinhos e chefs de cozinha de várias partes do mundo, fazendo com que a palavra harmonização soe mais perfeita do que nunca. Em uma das apresentações, a carne seca em minimoranga da chef Bel Coelho, o vinho rosé provençal Hauts Plateaux 2008 e uma composição de Chopin, transportaram os comensais para um desses raros momentos de enlevo que algumas poucas coisas da vida podem proporcionar. Para aplaudir em pé.

Vinho por uma boa causa

Já passaram quatro anos desde que o furacão Katrina atingiu tragicamente os Estados Unidos, deixando desabrigadas milhares de famílias. Para ajudar as pessoas que tanto tempo depois ainda não conseguiram se restabelecer, o jogador de futebol americano, Jarvis Green, da equipe do New England Patriots, encontrou no vinho um caminho. Nascido em Nova Orleans, Green, ao lado de sua equipe, promoveu no começo de novembro o terceiro Jarvis Green Foundation Wine Tasting Gala (degustação de gala de vinhos da fundação criada pelo jogador).

Novidade

Com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura do vinho como tema fundamental de seu Parque Temático, a Dal Pizzol Vinhos Finos está disponibilizando ao visitante mais uma novidade.

Trata-se do Mapa Botânico da Videira, que conta com informações sobre as variedades de uvas cultivadas no "Vinhedo do Mundo", existente no local. O projeto, iniciado há três anos, pretende implantar uma coleção de variedades de uvas, mostrando os diferentes comportamentos vegetativos e características genéticas de cada uma.

#Q#

Para exportação

Após conquistar a referência internacional no segmento de vinhos finos brasileiros, com presença em mais de 28 países, a Miolo lança pela primeira vez um vinho elaborado especialmente para exportação, o Alísios. Produzido na região da Campanha, a linha Alísios estará disponível nos varietais Cabernet Sauvignon, Tannat e no corte de Tempranillo e Touriga e de Cabernet Sauvignon e Merlot. Para os brancos, chega no varietal Sauvignon Blanc e no corte de Pinot Griggio e Riesling. A expectativa é exportar 180 mil garrafas nos próximos dois anos.

Na Mesa

Entre 26 e 30 de outubro, São Paulo recebeu a sexta edição da Semana Mesa SP - uma realização da revista "Prazeres da Mesa" e do Senac São Paulo. Durante a semana, ocorreram dois grandes acontecimentos simultâneos: o Mesa Tendências - com palestras das principais referências do cenário gastronômico nacional e internacional - e o Prazeres da Mesa ao Vivo - que trouxe exclusivos jantares assinados por chefs estrangeiros como Enrique Olvera e Roland Trettl. Juntos, os eventos alertaram para a potencialização da vocação natural de São Paulo para a cultura da boa comida, para o desenvolvimento do setor em todo o País, além de atrair milhares de amantes da boa culinária. Além desses dois grandes eventos, a Semana Mesa SP teve um inesquecível "Jantar das Gerações França-Brasil", em que os chefs Claude Troisgros e Laurent Suaudeau reuniram na mesma cozinha mais de uma dezena de chefs estrelados franceses. Todos eles cozinharam a quatro mãos com craques franco-brasileiros para apenas 100 comensais. A renda foi revertida para entidades beneficentes.

Da redação

Publicado em 8 de Dezembro de 2009 às 08:30


Matéria

Artigo publicado nesta revista