Mundovino

Eventos do mundo vinho


Vinho contra a pobreza
Decididos a levantar um milhão de libras para a construção de escolas em Serra Leoa, na África, empresários da indústria vitivinícola criaram a Millione. O conceito da Millione foi formado pela Action Aid, entidade internacional que luta contra a pobreza ao redor do mundo. Utilizando o slogan "Are you one in a Millione?", os criadores esperam que os consumidores se sintam parte da causa enquanto saboreiam um refrescante frisante rosé. Celebridades também estão ajudando a juntar fundos para a marca. Os atores Emma Thompson e Stephen Fry, o escritor Sean Lock e o comediante Jack Dee são alguns dos colaboradores.


Champagne e morangos?
Depois de 33 anos sem pisar no All England Tennis Club, a rainha Elizabeth II esteve em Wimbledon 2010. Ela conheceu os principais jogadores do torneio e aproveitou para jantar com eles. No cardápio, mil-folhas de salmão, frango marinado com laranja e mel e cuscuz de frutas, morangos e amoras com creme e xarope de menta, entre outros pratos. Tudo isso regado a um Meursault e um Barolo.

Foto: AELTC

Foto: Luna Garcia


Faleceu Douglas Murray, da Viña Montes

Douglas Murray, um dos fundadores da vinícola Viña Montes no Chile, morreu em 31 de junho, aos 68 anos, depois de uma longa luta contra um câncer. Murray fundou a vinícola em 1987, ao lado de seu amigo e enólogo Aurélio Montes. O vinicultor ocupou muitas posições importantes do mundo do vinho, além de ter se tornado uma das pessoas mais respeitadas no setor vitivinícola chileno. Foi o primeiro presidente da organização Wines of Chile, em Londres, e já foi considerado um dos profissionais do vinho mais influentes do mundo.

L'école
A importadora World Wine resolveu investir na formação e educação de profissionais e amantes da enologia e apresentar a L'école, escola de cursos sobre o mundo do vinho, que oferecerá cursos básicos e degustações para quem está se iniciando no segmento e também para quem quer se especializar. O primeiro curso "Essencial dos Vinhos", ocorreu em meados de julho.

#Q#
Vinicultor da década
O consultor de vinhos Jacques Boissenot foi nomeado o vinicultor da década no dia 1° de julho, em uma cerimônia no Château Rauzan Segla, em Bordeaux. O prêmio foi dado pela revista chinesa Bordeaux Guide em comemoração ao décimo ano da publicação. Boissenot foi consultor na região de Médoc durante 40 anos. Atualmente, trabalha com cerca de 180 propriedades, 90% delas na margem esquerda de Bordeaux, incluindo os Châteaux Latour, Lafite-Rothschild e Mouton-Rothschild.


Vai demorar para chegar...
O Château Smith Haut Lafite decidiu exportar seus vinhos através de um barco à vela. No dia 21 de junho, o barco de 106 anos, British Ketch Bessie Ellen, zarpou de Bordeaux para Montreal, carregando 20 mil garrafas. A mudança foi introduzida com o objetivo de reduzir a emissão de carbono do château. "É um casamento entre tradição e modernidade", disse o proprietário do château, Daniel Cathiard.


Número um do golfe
A golfista Cristie Kerr é a mais nova esportista a lançar uma linha de vinhos. Em parceria com Suzanne Pride Bryan, proprietária da vinícola Pride Mountain Vineyards, em Santa Helena, Califórnia, a jogadora apresentou, no começo de julho, os vinhos Curvature. A primeira degustação do vinho, em Nova York, ocorreu no Country Club de Rochester, um dia depois de Kerr conquistar seu segundo título Major, no LPGA Championship, e assumir a primeira colocação do ranking mundial.

Châteaux: pequenos, mas valiosos
Imagine um armário de vinhos feito pelo prestigiado designer britânico David Linley. Agora, imagine réplicas em miniatura dos mais famosos châteaux de Bordeaux. Foi essa a ideia que a casa de vinhos Antique Wine Company teve há alguns meses, quando encomendou ao designer uma série de nove gabinetes para armazenamento de vinhos, cada um decorado como uma miniatura de um grande château de Bordeaux. Feitos sob medida, os armários, que conterão 18 garrafas dos mais finos vinhos produzidos por cada vinícola durante os últimos dois séculos, custarão cerca de 149 mil libras e serão vendidos nas lojas da Antique Wine Company, em Londres.


#Q#

Cartão Postal
O inverno vem consolidando a vocação turística do Vale dos Vinhedos. Para a estação de frio em 2010, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) estima um aumento total de 15% em relação aos 77.318 visitantes do inverno de 2009. "O vinho, nosso produto maior, tem o poder de aproximar as pessoas e fazer amigos", afirmou o presidente da Aprovale, Aldemir Dadalt. Para ter uma noção do atrativo do inverno, somente no feriado de Corpus Christi, com a chegada do frio, o movimento registrado foi 92,5% maior do que o total somado durante todo o mês de maio.


Imagem é tudo
O talento do fotógrafo Peter Lippmann foi posto à prova quando os vinicultores de Sauternes-Barsac, região francesa ao sul de Bordeaux, o contrataram para dar uma nova cara a seus vinhos. A intenção dos produtores era conseguir resumir em uma imagem o prazer dos vinhos doces da região, tornandoos irresistíveis para o consumidor tradicional e atraentes para um público mais jovem.


Responsabilidade social
Depois de doar US$ 25 mil para programas sociais no ano passado, a vinícola Markham Vineyards agora procura por outras organizações para desembolsar investimentos. Desde 2008, a marca californiana auxilia iniciativas que visem trazer mudanças positivas para comunidades nos Estados Unidos. Para isso, a vinícola destina a produção de dois de seus vinhedos para a criação dos vinhos The Altruist (o altruísta) e The Philanthropist (O filantropo). O dinheiro angariado na venda das bebidas é direcionado para as doações.



Vendas de Bordeaux 2009 crescem
Apesar de o mercado chinês não ter atuado da forma esperada, os comerciantes londrinos anunciam números recordes para os Bordeaux 2009. Dois negociantes, Farr Vintners e Bordeaux Index, afirmam que suas vendas subiram neste ano. O presidente da Farrs, Stephen Browett, anunciou vendas de 53 milhões de libras, com pouco mais de 30 mil garrafas vendidas a uma média de 1.760 libras cada. Já a Bordeaux Index declarou que as vendas dos vinhos "en primeur" atingiram 16 milhões de libras.


Plena recuperação
As exportações dos vinhos de Borgonha aumentaram 11,6% nos primeiros quatro meses de 2010. A notícia foi recebida com alívio pelos viticultores da região, que enfrentaram dificuldades no ano passado, por causa da crise mundial. "Os números são bons quando comparados com o 'annus horribilis' (ano horrível) de 2009. Ainda não saímos da crise, entretanto", declarou o vice-presidente da Assembléia Interprofissional dos Vinhos de Borgonha (BIVB), Pierre- Henry Gagey. Em 2009, as vendas dos vinhos da região tiveram queda de 22%.



#Q#

Coppola redesenhado
Depois de trabalharem juntos em O Poderoso Chefão (1972), o cineasta Francis Ford Coppola e o diretor de arte Dean Tavoularis continuaram a elaborar diversos projetos ao longo dos anos. Fizeram juntos mais de uma dúzia de filmes e projetaram quase toda a arquitetura da vinícola de Coppola, em Sonoma, na Califórnia. O mais novo trabalho da parceria diz respeito aos novos rótulos dos vinhos FC Reserve 2008. Os desenhos são obras de Tavoularis.

Da redação

Publicado em 22 de Julho de 2010 às 07:17


Mundovino

Artigo publicado nesta revista