Mundovino

Eventos do mundo do vinho



Supercondutor
Dois cientistas, Yoshihiko Takano e Takahide Yamaguchi, do instituto nacional para materiais científicos do Japão, resolveram "brincar" ao fazer testes para estudar materiais supercondutores banhados em água ou uma mistura de água e álcool. Os japoneses resolveram testar banhar o metal em vinho tinto e descobriram que ele aumentou a condutividade em 62%, muito acima dos 15% da simples mistura de água com álcool. Contudo, eles não sugerem que você derrube a bebida no seu computador para tentar aumentar a velocidade...

Cor?
Uma pesquisa com consumidores no Reino Unidos apontou que apenas 3% deles escolhem vinhos pela marca. "O interessante é que a variedade da cepa é mais importante para os compradores do que o país de origem ou a marca", afirma Tim Wilson, diretor da consultoria WDR que fez o estudo. A análise mostra que 47% dos consumidores escolhem primeiro pela cor, 18% optam pelas promoções e 13% pelo preço.


Recorde

É oficial: 38 vinicultores de Ontário, no Canadá, produziram a maior taça de vinhos do mundo. Com quase 4 metros de altura e capacidade para 27 litros, ela bateu o recorde anterior dos italianos de Spoleto, que era de 16,5 L.


Em prol da vida
A Penfolds anunciou uma parceria com o RED, fundo que angaria recursos para combater a AIDS. Desde o início de janeiro, 15% do valor das vendas dos vinhos Thomas Hyland nos Estados Unidos vão para o fundo mundial que apóia programas de combate à doença na África. Entre as celebridades ligadas ao RED estão Bono Vox, Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Penélope Cruz e Scarlett Johansson.


Ponto para a Catalunha
Mais um ponto para a Catalunha. Além de ser a terra do Barcelona, a região ainda pode se vangloriar por abrigar os maiores consumidores de vinho da Espanha. Os catalães consomem, em média, 13 litros de vinho por ano, principalmente de tintos, enquanto a média espanhola não chega aos 10 litros.


Solidariedade
As chuvas de janeiro deixaram muitos países em atenção, inclusive o Brasil. Do outro lado do mundo, na Austrália, a situação não foi diferente: as inundações foram as piores em 100 anos. Cumprindo seus deveres de cidadãos, os vinicultores do país se mobilizaram para ajudar as vítimas das enchentes que devastaram o estado de Queensland. Para ajudar, foram feitas rifas e doações que somaram R$ 850 mil.


Leilão milionário

O leilão de vinhos de Andrew Lloyd Webber, realizado nos dias 22 e 23 de janeiro, conseguiu arrecadar US$ 5,6 milhões. Ao todo, foram leiloadas cerca de 1.400 garrafas de sua coleção pessoal. Segundo alguns especialistas, as garrafas foram vendidas por preços muito maiores dos que o esperado.

#Q#

Cine-vinho
Nomes consagrados no mundo do vinho como Michel Rolland, Susana Balbo e Jean Bousquet estrelam um novo documentário sobre a bebida, premiado no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. "El Camino del Vino" também ganhou prêmios no Festival de Cinema de Mar del Plata e aguarda permissão do Ministério de Turismo da Argentina para ser exibido na Feira Internacional do Vinho de Londres, na Inglaterra.


Se a moda pega...
Mais um leilão de vinhos vai ser realizado por um compositor musical. Primeiro foi Andrew Lloyd Webber, agora o irlandês Chris de Burgh é quem vai colocar à venda sua coleção de 320 garrafas magnum, pela casa leiloeira Christie's. Alguns dos vinhos, em sua maioria tintos, estão estimados em 16 mil libras esterlinas.


Oscilando
Fazendo um paralelo entre a evolução do preço do vinho e do petróleo nos últimos 20 anos, o FMI concluiu que a cotação do vinho no mercado é tão sensível quanto a do petróleo, e que o fator chave para a definição dos preços é a flutuação na demanda, especialmente dos países emergentes. Dessa forma, um pequeno declínio no consumo poderia causar uma queda de preço de até 15%!

Porto em alta
De acordo com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, o Brasil foi o 11º maior destino do Vinho do Porto em 2010 e um dos que mais cresceu suas importações, aumentando 20%. Para 2011, o IVDP planeja degustações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba e uma viagem de jornalistas brasileiros às terras do Douro.

Luiz Milan, Patrícia Fontanive Mondadori, Jandir Crestani, Rogério Carlos Valduga, Camilo Geremia, Gabriela Jornada e Daniel Dalla Valle

De cara nova
A Associação dos Produtores de Vinho do Vale dos Vinhedos (Aprovale) está de cara nova. Em dezembro, a Assembleia Geral Ordinária empossou o empresário Rogério Carlos Valduga como presidente da gestão 2011/12, substituindo Aldemir Dadalt. Os objetivos são: modernizar a estrutura da entidade, criar a Diretoria Executiva, responsável pela tomada de decisões e encaminhamento de ações, a Diretoria de Relações Comunitárias, que cuidará do relacionamento com a comunidade, e o Conselho Superior, cujo propósito é o debate de temas estratégicos.


Bom negócio
Já pensou em investir no mercado de vinhos? Quem ama saboreá-lo e também gosta de ganhar dinheiro vai adorar a novidade da Wine Stock e da Cultinvest Asset Management: o Bordeaux Wine Fund Multimercado, que é o primeiro fundo (brasileiro) de investimento em vinhos. Ele vai aplicar 100% em um fundo offshore composto por vinhos finos de produtores consagrados de Bordeaux, conhecidos como Investment Grade Wines (IGW), que têm desempenho superior a muitos dos investimentos tradicionais. Nos últimos cinco anos, a rentabilidade alcançou 135% em euros.


Voltando às origens

Usado como remédio há alguns séculos, o vinho pode estar voltando às suas origens. Pesquisadores de Viena concluíram que o tinto contém algumas substâncias que ajudam no combate a diabetes tipo 2. Segundo o estudo, 100 ml de vinho equivalem a quatro doses de rosiglitazona, medicamento utilizado para o tratamento da doença.



#Q#

Do mundo todo

Um projeto muito audacioso foi apresentado pela Dal Pizzol em fevereiro. Tratase do "Vinhedo do Mundo", espaço que tem como objetivo reunir cerca de 500 variedades de uvas de várias partes do mundo. O projeto, que já conta com 164 variedades de 22 países, busca transformar o local numa referência cultural e turística para a região, além de ser fonte de estudo para as áreas ligadas ao mundo do vinho. Todos os vinhos produzidos ali serão usados para fins beneficentes.

Fotos: Gilmar Gomes
Da redação

Publicado em 1 de Março de 2011 às 08:36


Mundovino

Artigo publicado nesta revista