Mundovino

Eventos do mundo do vinho


Fotos: Divulgação


Vinho do Dave
Em fins de setembro, o cantor Dave Matthews anunciou o lançamento de seu vinho Dreaming Tree, em parceria com o enólogo Steve Reeder. A ideia surgiu em um jantar entre Steve com outra enóloga, em que Dave se apresentava. Reeder fez algumas misturas e delas saíram três vinhos: um Chardonnay da costa central da Califórnia, um Cabernet Sauvignon da costa norte e um blend tinto; todos com um certificado de sustentabilidade e garrafas ecológicas.

Contra câncer de mama
A partir de um estudo sobre os benefícios do vinho - publicado em outubro -, cientistas da Universidade da Calábria descobriram que o resveratrol pode impedir o crescimento de células cancerígenas da mama, bloqueando os efeitos do estrogênio, hormônio natural feminino. A pesquisa sugere, pela primeira vez, que o resveratrol tem a capacidade de conter o progresso da doença, uma vez que inibe a proliferação de células resistentes à chamada terapia hormonal. Eles, no entanto, enfatizaram que isso não significa que as mulheres devem começar a usar o vinho tinto ou suplementos à base de resveratrol como tratamento para o câncer.

"Madeiraterapia"
Uma empresa portuguesa resolveu entrar na onda da vinoterapia e lançou no mercado uma série de produtos estéticos feitos a partir de vinhos Madeira. A linha inclui óleos, peelings e pindas (saquinhos de linho que possuem ervas medicinais com propriedades relaxantes dentro). Segundo a empresa, essa é a primeira vez que se faz vinoterapia com Vinho Madeira.


Rolha Digital
Quem não tem um termômetro digital em casa e faz questão de tomar seu vinho na temperatura ideal não precisa mais se preocupar. Os designers sulcoreanos Kwang-wi Park e Eun-ji Lim desenvolveram a Digital Cork, uma rolha digital que, por meio de um sensor (que veda a garrafa e ao mesmo tempo mede a temperatura do líquido), avisa quando o vinho está pronto para ser consumido, além de apontar a data média ideal para ele ser apreciado. Como se não bastasse, os dados, que são mostrados na própria rolha, podem ser enviados para um smartphone para seu melhor controle.

Compras no face
A Vin65, provedora de comércio virtual de vinhos, lançou um novo aplicativo de Facebook para vinícolas que permite que os visitantes vejam e comprem vinhos diretamente pela "fan page", sem precisar ir à página de compras da vinícola. Além de poder monitorar toda a interação com o consumidor, a empresa também pode gerenciar todos os conteúdos disponíveis em uma mesma plataforma.


Menos borgonhas
Depois de um processo de três anos, o INAO, corpo que controla as denominações de origem da França, decidiu redesenhar as zonas da Borgonha e 43 comunas de Beaujolais perderam o direito de chamar seus vinhos de AOC Bourgogne Blanc. Em vez disso, serão AOC Beaujolais Blanc, denominação mais básica usada por 2% dos vinhos. Desde 1937, os produtores de Beaujolais têm o direito de rotular seus vinhos como "Borgonha", mas, nos últimos tempos, os vinicultores borgonheses têm feito campanhas para restrições mais severas, especialmente na produção de vinho branco.

Resveratrol
A mesma pesquisa recente da Universidade de Calábria aponta que o resveratrol aumenta o bom colesterol, rejuvenesce as artérias e mantém o nível de açúcar adequado no sangue. Para que os benefícios sejam conseguidos sem prejuízos à saúde, é necessário que a dose de vinho não ultrapasse a média ideal, que é de uma taça ao dia para mulheres e duas para homens. Os benefícios da substância têm se mostrado tão grandes que há estudos para transformá-la em medicamento.

Fotos: Divulgação


Dez mais
Baseada numa pesquisa feita com 60 personalidades da indústria vinícola, incluindo Masters of Wine, críticos, consumidores e analistas, a revista inglesa "Drinks International" divulgou sua lista World's Most Admired Wine Brands, que elege as marcas mais admiradas internacionalmente. Em primeiro lugar ficou a chilena Concha y Toro, seguida pela Torres, Jacob's Creek, Antinori e Penfolds. Completam o top 10 a neozelandeza Cloudy Bay, o Château Lafite, Vega Sicilia, Marqués de Riscal e o Château Latour.

Vinho é o melhor Spa
No dia 19 de outubro, a revista Viagem e Turismo divulgou o 11o Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo - A escolha do leitor". Entre os 33 premiados em diversas categorias, o Hotel & Spa do Vinho Caudalie foi considerado o melhor Spa do Brasil.

Fotos: Divulgação

Beba moderadamente e...
Reduza o risco de desenvolver asma. Foi isso que concluiu um estudo realizado no Hospital Bispebjerg, em Copenhague, Dinamarca, publicado no fim de setembro. Depois de estudar 19 mil pacientes entre 19 e 24 anos durante oito anos, os médicos de lá apontaram que quem bebe uma taça de vinho por dia tem menos de 4% de chances de desenvolver a doença, que ataca o sistema respiratório e pode obstruir o fluxo de ar. Ainda de acordo com a pesquisa, aqueles que bebem acima do indicado correm alto risco de desenvolver a doença.

Red Bicyclette
Um ano e meio após a condenação de doze pessoas envolvidas na compra de vinhos franceses falsificados da marca "Red Bicyclette", a corte francesa realizou mudanças nas sentenças proferidas. Claude Courset, mentor do esquema, teve pena acrescida em três meses e agora terá que ficar nove meses recluso. Já a cooperativa Sieur D'Arques, que vendia os vinhos falsificados à empresa norte-americana E&J Gallo, teve a multa reduzida de 180 mil euros para 150 mil. O escândalo, que aconteceu entre os anos de 2006 e 2008, veio à tona no final de 2008, quando amostras do vinho foram analisadas e foi constatado que o que deveria ser apenas Pinot Noir era, na verdade, um blend da uva com Merlot e Syrah.


Fim do vinho na missa?
A Diocese de Phoenix, em Arizona, não vai mais oferecer vinho consagrado para Comunhão na maioria das missas, mudança considerada uma das mais fundamentais para os costumes da Igreja Católica em décadas. A diocese afirmou que essa modificação se baseia na compreensão do Bispo Thomas J. Olmsted sobre a nova tradução da Instrução Geral do Missal Romano e outros documentos da igreja. O clérigo local, contudo, não vai banir o uso do vinho, apenas restringi-lo a ocasiões especiais.

Quarts de Chaume Grand Cru
O lendário vinhedo de Quarts de Chaume, em Anjou, no Vale do Loire, está prestes a se tornar o primeiro Grand Cru da região. Em setebmro, o INAO - órgão que controla as denominações de origem na França - aprovou a proposta, que aguarda somente a assinatura do ministro da agricultura do país para entrar em vigor. Na mesma ação, foi criado o Coteaux du Layon Premier Cru Chaume. Ambos os vinhos desses locais possuem regras específicas de produção, que incluem rendimentos fixos e não chaptalização dos vinhos, por exemplo.

Fotos: Divulgação


World Wine e Enoteca Fasano
Após negociações, a World Wine anunciou, em outubro, a compra da Enoteca Fasano, que pertencia ao Grupo Fasano. A venda aconteceu depois de a família Fasano decidir focar seus negócios no ramo de restaurantes e hotéis. "Foi uma oportunidade que apareceu. Nós atendíamos todas as necessidades e podíamos ficar com a loja, o estoque e a distribuição dos panetones", contou Celso La Pastina, dono da importadora. Por 16 meses, a Enoteca vai continuar com o mesmo nome e depois do período de transição será englobada pela World Wine. Já a distribuição para os hotéis Fasano continua nos moldes atuais até 2015. Além de cuidar da distribuição dos produtos da Enoteca, Celso pretende ir além: quer criar uma linha de produtos e vendê-la no Brasil inteiro. "Agora passo a ser o representante da marca Fasano, pagando royalties para eles, para poder desenvolver e criar produtos e vender no Brasil inteiro. Mas essa associação de marca, a valorização do trabalho deles com o nosso, com certeza é o mais importante".

Guarda "fast-food"
Já pensou não ter que esperar um vinho envelhecer para poder degustálo? Pois o designer Mika Yamamoto pensou e desenvolveu uma adega que envelhece a bebida por meio de ondas supersônicas, que agem diretamente nas moléculas dos vinhos. O sistema é controlado pelo próprio usuário, que determina a velocidade do envelhecimento. E, para saber se uma garrafa já está boa para o consumo, basta olhar para os círculos gráficos do painel, que avisam quando um vinho já foi envelhecido o suficiente.


Sabor do Brasil na Argentina
A vinícola catarinense Villaggio Grando anunciou a produção de vinhos em solo argentino, dentro do conceito butique, que resulta em safras selecionadas de alta qualidade e poucas unidades produzidas. A vinícola vem selecionando, desde 2010, uvas e vinhedos de Mendoza para a produção de um grande vinho com a Malbec. O lançamento do rótulo irá marcar o início da trajetória da Villaggio Grando em outros países.

Fotos: Divulgação

Visão e ação
Muitas vezes, os consumidores ficam confusos frente aos rótulos. Sendo assim, a Casa Valduga mais uma vez compreendeu e melhorou a experiência do consumidor. Dessa vez, com medida simples que permite diferenciar os níveis qualitativos de seus espumantes já no rótulo. A partir de agora, os espumantes de método clássico da Valduga apresentam os números 12, 25 e 60, indicativos ao período mínimo que tais espumantes ficaram em autólise, tempo em que o vinho fica em contato com as borras na garrafa. É daquelas ideias que depois de implementadas nos faz perguntar: por que não se pensou nisso antes?


A leilão
A casa onde viveu o renomado produtor norte-americano Robert Mondavi, uma propriedade de 56 acres, irá a leilão durante o mês de novembro, com o lance mínimo de US$ 13,9 milhões, metade do preço original que estava sendo pedido no ano passado - quando foi colocada à venda. Segundo a neta do lendário produtor, Mondavi já havia planejado essa venda antes de morrer. A área não possui vinhedos, mas oferece uma vista espetacular das montanhas e vinhas do Napa Valley e foi construída como a "casa dos sonhos" do norte-americano.

Fotos: Divulgação

Penedès dividida
O Conselho Regulador de Penedès está fazendo uma campanha para que a região, que fica no sul da Catalunha, seja divida em seis sub-regiões superiores dentro da denominação genérica: Garraf, Ordal, Alt Penedes, Central Valley A, Central Valley B e uma sexta região, que ainda não foi decidida. Como os limites entre cada região ainda não foram estabelecidos, o projeto só deverá ser entregue e votado em 2012.

Embaixador de Rioja
O astro do time de basquete Los Angeles Lakers, Pau Gasol recebeu, no início de outubro, o 16o Prêmio Prestígio Rioja e se tornou o mais novo difusor do vinho da DOC espanhola. Antes de receber o prêmio, Gasol acompanhou as colheitas e o processo de elaboração de vinho uma dezena de vinícolas. Entre as outras personalidades espanholas que já foram condecoradas com o prêmio estão o ator Antonio Banderas, o piloto de rali Carlos Sáinz e os cantores Alejandro Sanz e Plácido Domingo.

Fotos: Divulgação

Novo e com adega
O tradicional restaurante Aguzzo, inaugurado em abril de 2006, passou por reforma recentemente. O espaço antes já charmoso e sofisticado numa das esquinas da rua Simão Alvares, no bairro de Pinheiros, ficou ainda mais elegante. Com nova roupagem, o restaurante, que segue sob a tutela do competente Osmânio Luiz Rezende, mantém a dedicação à excelência da culinária italiana.

Da redação

Publicado em 11 de Novembro de 2011 às 13:48


Mundovino

Artigo publicado nesta revista