Revista ADEGA

Mundovino

Eventos do mundo do vinho

Da redação em 6 de Dezembro de 2011 às 09:00

Sai para lá, oídio!
Cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, recentemente criaram uma uva vinífera geneticamente modificada resistente ao fungo oídio - praga que deixou muitos vinicultores australianos com dor de cabeça no último verão, quando atacou as vinhas de lá. O trabalho dos pesquisadores foi identificar os genes resistentes ao oídio e deixá-los ativos. Até agora, no entanto, nenhum vinicultor demonstrou interesse no estudo, uma vez que as culturas geneticamente modificadas não atraem o consumidor.

Sem nada
Em outubro, começou a ser vendido, em Sevilha, um vinho com 0% de álcool e calorias. O EminaZero parte da desconstrução molecular para atingir a marca dos 0% e já recebeu o prêmio Innoval 2010 por ser o produto mais inovador na categoria de vinhos e destilados dos últimos tempos. Ele é fruto de cinco anos de pesquisa e é elaborado a partir das uvas de Ribera Del Duero em quatro variações: tinto, branco, rosé e espumante.

Vinho e tênis
A Moët & Chandon anunciou no início de novembro um contrato de três anos com a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e será a marca oficial de champanhe do circuito mundial. Ela irá promover uma série de atividades durante os torneios e também em todos os canais de mídia digital da entidade. O aporte com a ATP é o terceiro da Moët com o tênis, que já forneceu o champanhe oficial do US Open, além de ser um dos patrocinadores de Roland Garros.

Educar e ensinar
A Associação dos Produtores de Vinho de Ohio está trabalhando em uma nova forma de usar o código QR (Quick Response), utilizado tradicionalmente para redirecionar os usuários aos sites dos produtores. A empresa quer gravar vídeos e produzir conteúdos educativos sobre as vinícolas do estado. A ideia é construir uma série de vídeos com um ou dois minutos, que fará o consumidor entrar na rotina do produtor e da vinícola.

Unindo os sentidos
Um estudo publicado no British Journal of Psychology em novembro mostrou que ouvir música bebendo vinho altera a percepção do sabor. A pesquisa foi feita com 250 estudantes, igualmente divididos entre homens e mulheres, que bebiam vinho com ou sem música ao fundo. Os resultados indicaram que a música influencia a percepção do vinho, "transmitindo" a ele suas próprias características.

Multiuso
A equipe de designers taiwaneses MiniWiz desenvolveu um recipiente multifuncional para vinhos chamado Re-Wine, desenvolvido sob o conceito dos três "r": reduzir, reutilizar e reciclar. Após ser usada para embalar garrafas de vinhos, a embalagem pode servir como abajur, luminária, ou peça para montar mobília. Os designers tiveram o cuidado de desenvolver um item que atendesse às questões estéticas e usasse materiais reciclados e recicláveis.

Fotos: Divulgação

Buenos vinos
Graças ao surgimento de novas vinícolas com bons resultados enológicos, Buenos Aires terá sua própria rota do vinho. A nova atração turística incluirá três vinícolas que elaboram e vendem vinhos em um circuito de 145 km: Bodega Saldungaray, Cerro Colorado e Aleste Bodegas y Viñedos. "Nós começamos a desenvolver produtos turísticos com as rotas gastronômicas (do queijo e do azeite) para impulsionar o turismo na província. E nesse contexto surgiu a rota do vinho", comentou o secretário de turismo da região.

Mangá do vinho
Descrito pela indústria como "provavelmente a publicação mais influente dos últimos 20 anos", o mangá japonês sobre vinhos criado pelos irmãos Shin e Yuko Kibayashi, Drops of God, será traduzido para o inglês. Ele conta a história de Shizuku Kanzaki, filho de um lendário crítico de vinhos que embarcou em uma jornada para colecionar 12 vinhos míticos descritos no testamento do seu pai. A história fez tanto sucesso que as vendas de vinho no Japão após o primeiro ano da publicação cresceram cerca de 130%.

#Q#

Medicinal
Segundo estudos divulgados em novembro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o resveratrol ajuda a potencializar o efeito dos remédios de tratamento contra o câncer. O polifenol aumenta os efeitos dos quimioterápicos e minimiza os efeitos colaterais do tratamento. Além dele, a pesquisa aponta que existem outras substâncias encontradas na uva, como taninos e outros antioxidantes, que também auxiliam nesse processo.

Clube do vinho
A revista Rolling Stone, em parceria com a Wines that Rock (empresa de vinhos inspirada no rock'n'roll) anunciou o lançamento do "Rolling Stone Wine Club", um clube que dá aos seus membros a oportunidade de conhecer e escolher vinhos de bandas de rock famosas. Os fundadores da Wines that Rock disseram que querem repensar os vinhos tradicionais e que seus enólogos estão indo aos estúdios, ouvindo clássicos do rock e usando o tema, a estrutura e a atitude da música para ajudar no processo de criação de vinhos.
Descrito pela indústria como "provavelmente a publicação mais influente dos últimos 20 anos", o mangá japonês sobre vinhos criado pelos irmãos Shin e Yuko Kibayashi, Drops of God, será traduzido para o inglês. Ele conta a história de Shizuku Kanzaki, filho de um lendário crítico de vinhos que embarcou em uma jornada para colecionar 12 vinhos míticos descritos no testamento do seu pai. A história fez tanto sucesso que as vendas de vinho no Japão após o primeiro ano da publicação cresceram cerca de 130%.

Cidadania
A sommelier Daniella Romano criou o projeto "Ver o Vinho", que ensina aos deficientes visuais sobre vinhos e seus aromas. O projeto social desenvolveu itens especiais que podem ser usados com segurança e facilidade pelos deficientes, como uma caixa de aromas do vinho com nanopartículas microencapsuladas que eles podem manusear sem ajuda externa e um baralho dos aromas do vinho com informações em braille.

Divulgação

Crescendo
Cinco universidades espanholas se uniram com o Centro Educacional San Gabriel para criar o primeiro curso de pós-graduação em Enoturismo de Castilla y León. O diretor do centro explicou que as aulas da pós-graduação serão ministradas em 12 seminários de aulas práticas e teóricas, que somam 60 horas. A ideia surgiu por uma necessidade do setor de hotéis e vinícolas, que está procurando profissionais com maior qualificação.

Enoturismo on-line
O site NapaMapa.com lançou um recurso para ajudar turistas, viajantes e entusiastas a acharem, nos condados de Napa e Sonoma, vinícolas e salas de degustação de sua preferência. O recurso parte de uma base de dados de usuários e companhias locais para ajudar a planejar um itinerário detalhado de uma vinícola à outra, baseado nas opções de local, orçamento, variedade e jantar do usuário.

Efeito estufa
A comunidade mundial de vinhos assinou um sistema internacional padronizado, chamado Greenhouse Gas Accounting Protocol, para calcular as emissões de dióxido de carbono e gases do efeito estufa. O sistema tem dois elementos básicos: a Enterprise Protocol, uma ferramenta de medição para as emissões de gases do efeito estufa; e a Product protocol, uma orientação com referências para produtos vitivinícolas. O sistema irá garantir que todos tenham uma abordagem semelhante, para haver um bom desempenho. O setor vitivinícola é um dos primeiros a desenvolver esse tipo de sistema.

Banana Wine
A grife norte-americana Banana Republic desenvolveu rótulos que vão vestir dois vinhos especiais de fim de ano da vinícola californiana Clos Du Bois. Os dois vinhos mais populares de lá, North Coast Chardonnay e Coast Cabernet Sauvignon, ganharam desenhos do diretor de arte da loja, Simon Kneen. Para ele, se tudo merece mais glamour nas festas de final de ano, por que os vinhos deveriam ficar de fora?

Mais uma vez, ele
De acordo com um estudo feito pela Universidade Maastricht, na Holanda, no final de 2011, o resveratrol pode trazer benefícios à saúde de pessoas obesas. O componente foi testado em pessoas acima do peso ideal, mas saudáveis, e os resultados mostraram a presença de menos gordura no fígado, níveis mais baixos de açúcar na circulação e uma pressão sanguínea reduzida. Os participantes do estudo também apresentaram mudanças na forma como os músculos queimavam calorias do organismo.

Energia limpa
A empresa britânica WoltWind desenvolveu um sistema batizado de Micro Energy Harvesting para utilização de energia eólica na vinicultura. Diferente de outros sistemas, ele usa a oscilação das bandas de vento para produzir energia, e não os cata-ventos. Os captadores ficam fixados ao redor do vinhedo com uma tira que se movimenta de acordo com a oscilação do vento. Assim, o sistema ajuda a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e das redes de energia.

#Q#

Miolo na China
A brasileira Miolo Wine Group abriu, no início de novembro, a primeira loja de vinhos de marca própria em Xangai. Há um ano, a produtora ingressou no mercado chinês, para onde já despachou cerca de 40 mil garrafas. A ideia de inaugurar uma loja foi da importadora da Miolo na China, que disse que os vinhos brasileiros ainda são novidade por lá, mas já despertam simpatia de quem os prova.

Pintura com vinho
Novembro foi o mês do primeiro Encontro de Pintura com Vinho, evento de um único dia organizado por restaurantes e associações de arte e de vinho. 23 artistas - que trabalham com o abstrato e a figuração - participaram utilizando vinhos e uvas de diferentes tonalidades nas pinturas. As obras começaram a ser produzidas durante a manhã e foram finalizadas no final da tarde para depois serem expostas e admiradas pelos visitantes.

Australiano ou chinês?
Segundo o consultor de vinhos chinês Fongyee Walker, algumas companhias de seu país estão começando uma prática nada louvável: apresentar vinhos australianos como se fossem seus. Walker afirmou que, durante uma degustação, percebeu que um vinho dado como nacional parecia ser australiano e foi questionar os supostos produtores, em vão. Ele contou que, no ano passado, uma companhia australiana descobriu que uma imitação do vinho dela estava sendo vendida na China, com rótulo chinês, e precisou processá-la.

Wine Bloggers
Entre os dias 14 e 16 de outubro aconteceu, na Itália, a quarta edição do European Wine Bloggers Conference (EWBC), evento que pretende criar uma rede de blogueiros do vinho e difundir a cultura mundo afora. O tema deste ano foi "storytelling", ou seja, os convidados palestrantes estiveram lá para narrar histórias do mundo do vinho. Um dos convidados foi George Taber, autor do livro "O Julgamento de Paris". Além dele, nomes como Evan Dawson, autor de "Summer in a glass", Paolo Casalis, cineasta italiano que recentemente produziu o filme "Langhe doc" e a fotógrafa Emily Troutman estiveram lá. A agenda também incluiu jantares harmonizados, palestras sobre o vinho italiano Franciacorta e tours pela cidade de Brescia, onde acontecia o EWBC, além de viagens de estudos para várias regiões da Itália. Entre os mais de 200 blogueiros presentes, o Brasil estava representado por Alexandra Corvo.

Nova IP para o sul
O Brasil poderá, em breve, ter mais uma Indicação de Procedência, a de Monte Belo do Sul, que englobará áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo e Santa Tereza, na Serra Gaúcha. Na fase final de preparação da documentação necessária para dar entrada no pedido, aconteceu a primeira degustação de seleção dos vinhos candidatos no laboratório de análise sensorial da Embrapa, em Bento Gonçalves. A previsão é de que a documentação necessária para o pedido seja entregue ao INPI no começo de 2012. A região de Monte Belo é conhecida pela alta qualidade das uvas para espumantes que produz e vende para vinícolas de toda a serra.

Resveratrol
Depois de uma análise química por especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, os vinhos brasileiros foram classificados como o segundo com maior concentração de resveratrol, substância ligada à saúde cardiovascular, à prevenção de câncer, diabetes e outras doenças. A concentração da substância nos vinhos brasileiros é de 2,6 mg/l, perdendo só para os franceses, que chegam a ter 5 mg/l. Das 36 amostras brasileiras analisadas, 90% eram do sul do país, e as uvas Merlot foram as que apresentaram maior concentração.

Altruísta
Gordon Holmes, dono da vinícola californiana Lookout Ridge, desenvolveu um projeto social chamado "Wines for Wheelchairs" para ajudar cadeirantes que não têm condições financeiras a conseguirem suas cadeiras. Para cada caixa de vinho vendida, a vinícola doará uma cadeira de rodas a quem precise, em qualquer lugar do mundo.

Ricardo Bernardo

Enólogo do Ano
Daniel dalla Valle, enólogo do grupo Valduga e vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) foi eleito Enólogo do Ano de 2011 pela entidade que preside. Dalla Valle foi premiado durante a festa que comemorou os 35 anos da ABE em outubro e contou, ao receber o prêmio, que é grande a contribuição dos enólogos mais experientes em sua trajetória. Ele também avisou aos mais jovens que a enologia é uma "filosofia de vida".

#Q#
Divulgação

Chile Independente
Em novembro, esteve no Brasil pela primeira vez o MOVI (Movimento das Vinícolas Independentes) do Chile. São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte receberam cinco representantes do movimento, que organizaram degustações com um vinho de cada uma das 17 vinícolas participantes. O projeto reúne pequenas empresas, muitas delas familiares, que têm em comum a vontade de mostrar vinhos diferenciados, alguns já distribuídos internacionalmente, mas que contêm um ingrediente extra: "São vinhos feitos com paixão e frutos de um compromisso honesto com a independência e a valorização de cada terroir", explica Felipe Garcia, vice-presidente da organização.

VINHO AVALIADO
Erasmo 2006
R$ 99
87 pontos

Saindo de Trás-os-Montes
Em 31 de outubro e 3 de novembro, um grupo de produtores da CVR de Trás-os-Montes veio ao Brasil para apresentar seus vinhos tão pouco conhecidos por aqui. Durante a tarde do último dia de outubro, no Hotel Pestana, no Rio de Janeiro, e no terceiro dia de novembro, no restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo, enófilos e players do mercado puderam conhecer um pouco do que é produzido em uma região tradicionalíssima portuguesa. "Precisamos nos lançar para o mundo, nos fazer conhecer, pois temos produtos de qualidade com muita história e cultura", afirmou o presidente da CVR, Francisco Pavão. Além de vinhos, azeites - que também são famosos na região - foram degustados.

Vinhos Verdes harmonizam com o Brasil
No fim de outubro, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo receberam eventos da CVR de Vinhos Verdes. Nas cidades litorâneas, foram organizados seminários e provas de vinho de alguns dos principais produtores da região, conhecida por seus vinhos leves e propícios para o verão. Já na capital paulista, um almoço harmonizado no restaurante "Brasil a gosto", da premiada chef Ana Luiza Trajano, pôs à prova combinações de pratos com ingredientes brasileiros e a acidez gostosa dos Vinhos Verdes. O "matching" foi perfeito e mostrou que os alegres vinhos são capazes de suportar receitas mais elaboradas com galhardia, e não vão bem somente com preparações simples e petiscos.

Fotos: Clara Asarian

Um pouco do melhor do Dão
Nos dias 21 e 24 de novembro, a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão promoveu duas grandes degustações no Brasil, a primeira em São Paulo e a segunda em Recife. 11 produtores trouxeram alguns de seus melhores vinhos para as provas, que foram bastante concorridas. Mais de 200 pessoas estenderam suas taças na ânsia de degustar as novidades vindas dessa região central de Portugal.

Os produtores presentes foram: o conceituado Álvaro Castro com sua Quinta da Pellada, a Casa da Passarela, a gigante Dão Sul, a Quinta do Serrado, Lusovini, Quinta da Garrida, Quinta das Camélias, Quinta de Lemos, Quinta do Carvalhão Torto, Quinta do Cerrado e Seacampo. ADEGA destacou dois rótulos entre mais de 50 rótulos apresentados.

VINHO AVALIADO
Quinta dos Pinhanços Altitude 2009
R$ 260
90 pontos


Mundovino

Artigo publicado nesta revista


Douro Primeira Prova

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
Digital
1 ano
Digital
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaDigitalDigital
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241224
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 432,00
Assine Agora porR$ 216,00R$ 432,00R$ 64,80R$ 100,00
Desconto
EconomizaR$ 151,20R$ 332,00
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 72,00 6x R$ 72,00
Assinando agora você GANHA também Guia ADEGA Guia ADEGA Vinhos do Brasil 2018/2019 + Poster "as cores do vinho"

Boletim Revista ADEGA

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas