Mundovino

Eventos do mundo do vinho


Vinhos de ouro
O ator badalado francês Alain Delon leiloou parte de sua coleção de vinhos em um restaurante na celebre avenida Champs-Élysées, em Paris. A arrecadação final foi de cerca de US$ 330 mil, mais do que o dobro da previsão inicial. Entre os itens leiloados estavam seis garrafas de Cheval Blanc 1947, 12 garrafas de Pétrus 1972 e uma de Napoléon Cognac 1880.

Energia limpa
Um projeto piloto para gerar energia limpa através de resíduos do bagaço e engaço das uvas será testado pela Vinícola Aurora. O projeto, em parceria com o instituto alemão Agroscience e a fundação Proamb, irá usar resíduos vitivinícolas para alimentar cadeias da produção de vinho. Segundo os pesquisadores, o poder calorífico desses resíduos é maior em função de um componente oleoso da própria matéria-prima. A tecnologia ainda é pouco usada no mundo inteiro, mas vem ganhando muitos adeptos.

Vinho para vampiros
A agência lituana Astos Dizainas McCann Erickson criou uma embalagem inusitada para seu vinho Beaujolais Nouveau: em forma de bolsas de sangue. Como o vinho é fresco, tinto e para ser tomado jovem, foi feita uma brincadeira com o conceito de frescor e vitalidade. Para melhorar, os rótulos trazem a foto e informações sobre os "doadores" (funcionários da McCann que auxiliaram na produção).

Indicado do ano
Tradição desde 1945, um grande artista é escolhido para ilustrar o rótulo do principal vinho do Château Mouton Rothschild. Já deram pinceladas num dos vinhos mais famosos do mundo nomes como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Marc Chagall e Joan Miró, e, para a safra de 2009, o eleito foi o artista plástico indiano Anish Kapoor, um dos mais celebrados da atualidade. De acordo com o próprio Château, sua criação é "o resultado de um encontro intenso entre matéria e luz".

#Q#

Expansão vinícola
A Europa está fervendo. Isso porque uma série de vinicultores se opõe ferozmente ao plano de expansão vinícola criado pela União Europeia. A emenda, que tem o intuito de aumentar a competitividade no setor, libera direitos de plantação a partir de 2016. Se aprovada, não haverá mais restrições à plantação de uvas viníferas em toda a União Europeia, e todas as novas plantações receberão denominação de origem. Até agora 12 países, incluindo Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha registraram seu descontentamento e pediram formalmente à comissão Europeia para reconsiderar.

Pessoal
Uma pesquisa realizada em redes de lojas inglesas concluiu que a personalidade e o temperamento das pessoas influenciam na hora de escolher um vinho. A análise dos questionários feitos com consumidores mostrou que os mais sérios e pensativos geralmente optam por um vinho tinto mais encorpado, enquanto pessoas mais extrovertidas tendem a preferir algo mais leve, como um rosé ou branco.

fotos: divulgação

Substituído
O avaliador de vinhos Jay Miller, responsável pelas regiões de Oregon, Washington, América do Sul e Espanha, pediu demissão da Wine Advocate no início de dezembro, após denúncias sobre a venda de boas avaliações para vinhos espanhóis. A partir de agora, David Schildknecht vai cobri-lo nos Estados Unidos e Neal Martin será o avaliador dos vinhos espanhóis e sul-americanos.

fotos: divulgação

Mais uma para o clube
A onda de celebridades a entrar no mundo do vinho parece não ter fim. A mais nova delas foi a atriz chinesa Zhao Wei, mais conhecida como Vicki Zhao, que, no início de dezembro de 2011, comprou o Château Monlot, uma propriedade de 7 hectares na região de Saint-Émilion. Segundo fontes, ela pagou cerca de 5 milhões de euros e deve manter os enólogos do local, pois era uma das maiores admiradoras do vinho de lá.

#Q#
João Pires

Antes tênis, agora vinho
Aposentado há pouco menos de três meses, o tenista Thomas Muster, ex-número um do mundo, anunciou que passará a se dedicar a produção de vinho na Áustria. Trabalhando em parceria com o enólogo Manfred Tement, Muster comprou um vinhedo de 8 hectares, onde estão plantadas vinhas de Sauvignon Blanc e Moscatel. "Essa é uma das melhores regiões para a Sauvignon", contou o mais novo produtor austríaco.

Se cuida, esclerose!
Pesquisadores de uma clínica da Bélgica descobriram que o vinho retarda a progressão da esclerose múltipla, doença que causa fraqueza muscular, dores nas articulações e perda da coordenação motora. A pesquisa publicada no European Journal of Neurology em dezembro de 2011 concluiu que aqueles que bebem uma taça de vinho por dia têm o que foi chamado de "efeito proteção": os sintomas não avançam. Como ainda não se sabe o que causa o efeito, serão realizados mais estudos sobre o assunto.

Em busca do vinho perfeito
A importadora Cantu, em parceria com a vinícola argentina Domínio del Plata e a enóloga Susana Balbo realizou, em 2011, um concurso com mais de 30 blogueiros para tentar encontrar o vinho ideal. E a ideia vencedora foi de André Rossi, do blog Enodeco. Ele sugeriu uma assemblage das cepas Cabernet Sauvignon Altamira e Tannat Ugarteche. O vinho, Dominio del Plata Limited Edition, será oficialmente lançado na Expovinis 2012

Vinho é saúde
Um grupo de cientistas do Centro de Pesquisas Kaiser Permanente Southern Califórnia, nos Estados Unidos, constatou, em fins de novembro de 2011, que quem bebe uma taça de vinho diariamente corre menos risco de desenvolver câncer de pulmão. A análise de mais de 85 mil homens mostrou que a alta concentração de antioxidantes presentes nos vinhos pode induzir a morte de células cancerígenas e retardar o crescimento do tumor.

#Q#

Vai, Brasil
Uma pesquisa feita pela Nielsen para Associação Brasileira de Supermercados, a Abras, apontou que a venda de vinhos no Brasil cresceu 35,7% nos primeiros 10 meses de 2011 e assim se configurou como o item que apresentou maior crescimento no ano.

Triplamente benéfico
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Indústrias Primárias, na Austrália, descobriu que alimentar vacas com subprodutos da vinificação, como o bagaço de uva, melhora a qualidade do leite, aumenta a produção e reduz a emissão de gás metano dos animais. O leite de vacas nutridas com o bagaço - cuja produção aumenta em 5% - possui seis vezes mais ácidos graxos essenciais, e as leiteiras ainda expelem 20% menos gás metano, ou seja, também contribuem para amenizar o efeito estufa.

"Old but gold"
Um estudo da Universidade de Harvard publicado em dezembro comprovou que beber uma taça de vinho de noite ajuda as mulheres a envelhecer melhor. Os cientistas ligaram esse a outros estudos e concluíram que o consumo moderado está ligado a um risco menor de problemas cardíacos, colesterol alto e outras doenças, como o câncer de mama.

fotos: divulgação

Vinho das trevas
A atriz Cassandra Peterson, mais conhecida como "Elvira, a Rainha das Trevas", anunciou no final de 2011 o lançamento de seu vinho Elvira's Macabrenet, um Cabernet Sauvignon de 2008. Cassandra teve a ideia em 2007, quando conheceu um enólogo e, conversando sobre vinhos, pensou em lançar um próprio.




Da redação

Publicado em 23 de Janeiro de 2012 às 13:39


Mundovino

Artigo publicado nesta revista

Top 100

Revista ADEGA 75 · Janeiro/2012 · Top 100

Os melhores vinhos do ano