Mundovino

Eventos do mundo do vinho


Felicidade Conjugal
Uma pesquisa feita na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que casais que bebem vinho juntos são mais felizes. A equipe estudou mais de 1.500 casais e mostrou que as mulheres tendem a ficar quatro vezes mais felizes quando bebem vinho com o parceiro uma vez por semana, enquanto nos homens a felicidade triplica. Os resultados também mostraram que os casais que bebem pelo menos uma vez por semana dão mais indícios de felicidade conjugal - 91% desfrutavam da companhia um do outro - em relação aos casais que não têm em esse costume.

Barbaresco em luto
No início de outubro, um importante personagem do mundo do vinho faleceu. Ângelo Rocca, produtor de Barbaresco, sofreu um acidente enquanto pilotava um avião próximo à cidade de Alessandria. De acordo com relatórios, a região estava coberta por um forte nevoeiro na hora da queda, porém a causa exata do acidente ainda não foi confirmada. Quem ficará no comando da vinícola, que leva o nome do pai de Ângelo, Albino, são as três filhas do produtor, Daniela, Monica e Paola.

Novo projeto
Lord Norman Foster, arquiteto do Reichstag, prédio do parlamento federal da Alemanha, e do Viaduto de Millau, na França, irá criar uma nova adega para o Château Margaux. O projeto terá uma biblioteca de garrafas para as safras antigas e uma nova adega de vinificação, que permitirá que vinhos tintos e brancos sejam feitos no mesmo lugar pela primeira vez desde 1970. O arquiteto inglês já venceu o Pritzker Prize Laureate e é provavelmente o melhor e mais conhecido arquiteto de vinícolas de Bordeaux. Seus outros projetos incluem a vinícola do Château La Dominique, em Saint-Émilion, e a adega de Christian de Portzamparc no Château Cheval Blanc.

Encolheu
De acordo com estimativas, a produção francesa de vinhos será a mais baixa dos últimos 40 anos. A queda de 20% no volume foi causada pelo clima desfavorável e pelas doenças que atingiram os vinhedos por conta da grande umidade. A produção caiu de 50 milhões de hectolitros em 2011 para 42,9 milhões nessa safra, sendo a produção na região de Champagne a mais afetada, com queda estimada de 40%, se comparada ao ano passado.

Harmonização molecular
Seguindo o exemplo de restaurantes como o El Bulli e o The Fat Duck, sommeliers estão usando a ciência molecular para fazer harmonizações cada vez mais perfeitas. Durante o Fórum Wine & Culinary International, sommeliers expuseram inúmeros compostos de sabor, também chamados de famílias aromáticas, que podem ajudar na hora de harmonizar. Por exemplo, alimentos que contêm lactonas, como pudim e carne de porco, harmonizam melhor com vinhos envelhecidos em barris de carvalho, que também têm essa substância, e assim por diante.

Recorde
Uma loja de bebidas canadense entrou para o livro dos recordes com o maior número de pessoas abrindo garrafas de vinho ao mesmo tempo. A Wine and Beyond reuniu mais de 370 pessoas no dia de sua inauguração e, como queria fazer algo divertido e que chamasse a atenção para si, decidiu bater o recorde anterior, que era de um hotel em Las Vegas, onde 307 pessoas abriram seus vinhos no mesmo instante.

Compras online
Seguindo uma tendência mundial em todos os setores, economistas preveem que nos próximos cinco anos as vendas de vinhos pela internet irão dobrar. James Walton, chefe do Institute of Grocery Distribution (IGD), calcula que as vendas chegarão a US$ 11,1 bilhões em abril de 2017. Com o poder econômico dos consumidores menor, os vendedores e distribuidores estão se preocupando cada vez mais com preços, promoções e com a necessidade de conhecer o consumidor. Para Walton, a internet entra neste ponto, pois não é apenas mais um jeito de vender, "ela tem um grande potencial em manter a relação da empresa com o consumidor".

Enólogo do ano
Dirceu Scottá, enólogo da Dal Pizzol Vinhos Finos há 20 anos, foi eleito pelos colegas de profissão o Enólogo do Ano 2012. A votação ocorreu de 9 a 15 de outubro entre os associados da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Scottá recebeu a homenagem durante jantar em comemoração ao Dia do Enólogo, realizado na Vinícola Lovara na sexta- feira, 19 de outubro. Além de elaborar os vinhos da Dal Pizzol, ele presidiu a ABE por duas gestões, entre 2004 e 2007. O prêmio Enólogo do Ano existe desde 2004 e, desde então já foram condecorados Antônio Czarnobay, Gilberto Pedrucci, Firmino Splendor, Adriano Miolo, Ismar Pasini, Nauro José Morbini, Lucindo Copat e Daniel Dalla Valle.

Quatro vinhos
Junto com um enófilo e um quarteto de chefs ganhadores de estrelas Michelin, o sommelier Gérard Basset irá criar uma linha com quatro vinhos produzidos em Châteaux pouco conhecidos próximos a Bordeaux. A nova marca, Le Secret des Grands Chefs, terá vinhos da safra de 2009 de Pauillac, Saint-Émilion, Pomerol e Médoc. Basset e Arnaud Christiaens idealizaram o projeto em conjunto com os chefs Bruno Ménard, do L'Osier no Japão; Frédéric Anton, do Le Pré Catalan, Alain Dutournier, do Carré des Feuillants; e Yannick Alleno, do Le Meurice, todos em Paris. Cada chef está trabalhando com um Château para produzir o vinho no qual colocarão seus nomes. A ideia é encontrar rótulos de baixo desempenho, mas de ótimos terroirs, e dar dinheiro, equipe especializada e equipamento para produzir vinhos com potencial pleno.

#Q#

A adega virou bar
Baseados no pressuposto de que amantes de vinho gostam de se reunir e compartilhar momentos agradáveis, um grupo de amigos tirou seus vinhos da adega e inaugurou o Bardega, um wine-bar conceito que conta com uma carta de 110 rótulos. Inicialmente os tintos estarão separados por país e região: 16 vinhos da Itália e outros 16 da França, oito de Portugal e oito da Espanha, e 24 vinhos do Novo Mundo (Argentina, Chile, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia), e, somados a eles, 16 brancos, oito rótulos de sobremesa e ainda Champagne e espumantes em um ambiente separado. Além da variedade de rótulos, a casa tem uma proposta diferente: aproximar o consumidor do vinho por meio de 12 máquinas Enomatics, para que os clientes se sirvam na dose que desejarem (30, 60 ou 120 ml). Apesar de a maior parte dos vinhos disponíveis estarem na faixa dos R$ 15 a 40, também haverá vinhos mais raros disponíveis nesse sistema.

Enoturismo
Um dos maiores sites de viagens do mundo, o TripAdvisor fez uma pesquisa e classificou, de acordo com opiniões de internautas, os melhores lugares para fazer enoturismo no mundo. O relatório de 2012 foi feito com base em 32 locais indicados por viajantes e depois avaliados de acordo com as vinícolas, restaurantes, atrações e acomodações que cada um oferece. Segundo o levantamento, a Toscana é a melhor rota de enoturismo no mundo, seguida de Sonoma, na Califórnia; Hunter Valley, na Austrália; Stellenbosch, na África do Sul, e Mendoza, na Argentina. Junto com os destinos, há indicações de roteiros que não podem faltar na viagem do enoturista.

No copo
Depois de serem tachados de bregas e sem futuro, os vinhos em copo, vendidos na loja de varejo Marks & Spencer, ganharam o prêmio de melhor vinho no International Wine Challenge. Em 2009, durante sua primeira apresentação, a linha foi desclassificada no Dragon's Den - reality show em que milionários escolhem novos produtos para investir seu dinheiro - por "não funcionar como um forte item de venda". No entanto, a ideia, que imita uma taça de plástico, ficou famosa entre os consumidores, principalmente os viajantes de trem, fãs de piquenique e aqueles que gostam de beber vinho em shows e outros eventos ao ar livre. A enóloga Belinda Kleinig, da M&S, disse que as vendas estão tão fantásticas que eles esperam criar pacotes com quatro copos.

Faça você mesmo seu espumante
A Casa Valduga abre as portas para que seus hóspedes elaborem seu próprio espumante, em apenas três dias (de 25 a 28 de outubro). Na companhia do enólogo Daniel Dalla Valle, são apresentados módulos teóricos e práticos da produção do espumante Valduga para que, em seguida, cada pessoa odentifique seu perfil e produza o vinho que mais se adéqua a seus gostos. O pacote conta com hospedagem na Villa Valduga, refeições nos restaurantes Maria V, Luiz V e Casa de Madeira, cursos e degustações, 30 garrafas do espumante escolhido e rótulos personalizados.

Da redação

Publicado em 30 de Outubro de 2012 às 14:54


Mundovino

Artigo publicado nesta revista