Mundovino

Eventos do mundo do vinho


SEM SAFRA 2012

O Château d'Yquem anunciou que não produzirá safra 2012 de Sauternes. O diretor da vinícola, Pierre Lurton afirmou que faltou qualidade às uvas. "Fizemos tudo o que podíamos, mas infelizmente de nada adiantou nosso esforço e nosso grande terroir", lamenta. "Uma marca como Yquem tem que saber quando não produzir uma safra. Pelo bem da marca e da história da propriedade, é razoável que a gente deixe de lado a safra 2012".

ROBERT PARKER

O crítico Robert Parker deixou o cargo de editor-chefe da The Wine Advocate e anunciou a abertura de um novo escritório em Cingapura, depois de vender parte da empresa para um trio de investidores asiáticos. Parker nomeou a correspondente Lisa Perrotti-Brown MW como nova editora, que também será responsável pelo novo escritório. Ele, que permanece como CEO da empresa e continuará avaliando Bordeaux e Rhône, revelou que pretende acabar gradualmente com a versão impressa da sua newsletter bimestral e substituí-la por uma versão digital.

DEPRESSÃO

Segundo um estudo feito pelo projeto SUN, na Espanha, mulheres que consomem pequenas doses diárias de vinho têm menos risco de desenvolver depressão. O projeto analisou 13.619 pessoas formadas em faculdades, com 38 anos, em que 42% eram homens, todos inicialmente sem depressão. Os resultados mostraram que somente 22 homens apresentaram quadro de depressão, enquanto 88 mulheres desenvolveram a doença. Entre essas mulheres, aquelas que consumiam cerca de uma taça de vinho por dia apresentaram menores chances de desenvolver depressão ao longo dos 10 anos da pesquisa.

JEFF KOONS

Foi divulgado o rótulo da safra de 2010 do Château Mouton Rothschild. Ele foi desenhado pelo norte-americano Jeff Koons, considerado um dos artistas contemporâneos mais influentes do mundo. Para o rótulo, Koons combinou o clássico "House of the Venus Marina II", um afresco romano de Pompeia, com um desenho de linha prata representando um barco à vela e um sol. Desde 1945 o Château convida um artista de renome para estampar seus rótulos.

NOVO PRESIDENTE DA ABE

O enólogo Luciano Vian assumiu, em janeiro, a presidência da Associação Brasileira de Enologia, com sede na cidade de Bento Gonçalves. Ele ocupará o lugar do enólogo Christian Bernardi que esteve à frente da associação nos últimos três anos. Com mais de 20 anos de atuação em enologia, Vian é diretor da vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira, a segunda Indicação de Procedência reconhecida no país, depois do Vale dos Vinhedos.

SORVETE PARA ADULTOS

O fabricante de sorvetes norteamericano Mercers lançou um novo produto durante as festas de fim de ano: uma linha de sorvetes de vinho com 5% de teor alcoólico. A linha possui vários sabores, entre eles Cereja Merlot, Chocolate Cabernet, Pêssego Zinfandel branco, Porto, Framboesa Chardonnay e Riesling.Os sorvetes só podem ser vendidos para maiores de 21 anos - idade legal para ingerir bebida alcoólica no país.

TROFÉU SACA-ROLHAS

O Ibravin entregou, em dezembro passado, o troféu Saca-rolhas para as empresas com o melhor desempenho em ações promovidas em 2012 para divulgar o vinho brasileiro. Julio César Kunsz, da Dunamis foi escolhido como o profissional destaque do ano e a vinícola levou o prêmio de empresa do ano na categoria pequeno porte. A Dal Pizzol foi escolhida entre as vinícolas de médio porte, e a Miolo, pelo segundo ano consecutivo, foi a melhor entre as de grande porte.

MUSEU

Um grupo de arquitetos suíços anunciou a criação de um museu sobre vinhos, suspenso sobre os vinhedos de Lavaux, formados em degraus e reconhecidos como Patrimônio Histórico pela UNESCO, no lago Genebra, Suíça. O objetivo é atrair mais pessoas para o local. "Um museu de vinho suspenso em uma pedra, com vista para os vinhedos em socalcos, que se torna parte da paisagem e oferece um passeio no ar permitindo uma experiência inesquecível para atrair turistas", comenta Mauro Turin, um dos arquitetos envolvidos no projeto.

US$ 50 BILHÕES

O grupo Stonebridge descobriu que a indústria vitivinícola de Napa, Califórnia, é responsável por um a cada três dólares arrecadados com vinho nos Estados Unidos, e vale mais de US$ 50 bilhões. O condado gera US$ 1 bilhão por ano só em turismo e US$ 84 milhões em ações de caridade, além de empregar cerca de 46 mil pessoas direta e indiretamente. A cada cinco vinhos vendidos no país, um foi produzido no Vale do Napa.

RECORDE

O 152º leilão do Hospices de Beaune, realizado pela Christie's no final de novembro de 2012, bateu o recorde de vendas dos últimos 12 anos, arrecadando cerca de 6 milhões de euros, meio milhão a mais do que no ano anterior. A arrecadação foi atribuída principalmente à presença da modelo e cantora Carla Bruni-Sarkozy, mulher do ex-presidente francês. O dinheiro arrecadado pelo lote especial ofertado pela ex-primeira dama francesa será doado para a Fundação Carla Bruni-Sarkozy, que apoia artes e educação para crianças carentes, e para o Instituto de Epilepsies de l'Enfant et l'Adolescent, que ajuda crianças e adolescentes com epilepsia. Já o restante irá para diferentes instituições de caridade.

EMBAIXADOR

O tenista Roger Federer será o próximo embaixador da marca Moët & Chandon, no lugar da atriz Scarlett Johansson. O suíço foi fotografado pelo conceituado Patrick Demarchelier e terá o papel principal na campanha publicitária que será lançada em março. "Moët & Chandon sempre foi o Champagne dos empreendedores internacionais e estou muito orgulhoso em fazer parte disso", afirmou o jogador.

INGLENOOK

O diretor e produtor de vinhos Francis Ford Coppola poderá voltar a usar o termo Inglenook em seus rótulos. Coppola vem comprando diferentes partes da propriedade desde 1975, e adquiriu a última em abril de 2011. Porém, até pouco tempo, os rótulos não podiam levar o nome original, que era de propriedade dos antigos donos. "Paguei pelo nome da marca mais do que o que paguei pela propriedade inteira", conta ele, que investiu US$ 14 milhões para voltar a usar o nome original da propriedade. Os rótulos serão quase idênticos aos que circulavam na famosa vinícola logo após a Lei Seca nos Estados Unidos.

EXCLUSIVO

O cantor Justin Timberlake criou um blend tinto especial para seu casamento com a atriz Jessica Biel, que aconteceu na Itália em outubro de 2012. O vinho - Blue Ocean Floor - foi feito em Sonoma, com uvas Zinfandel, Petite Sirah e Cabernet Sauvignon da safra de 2009. Além de ser servido na recepção, o que custou US$ 6,5 milhões para o casal, o vinho também foi dado como lembrança aos convidados.

REVELAÇÃO

A fotógrafa norte-americana Alison Scarpulla criou novas técnicas para seu trabalho usando vinho e ácidos para revelar suas fotos. Ela afirma que o resultado do processo é uma busca pela libertação dos padrões e regras que acabam, muitas vezes, engessando os trabalhos. Em entrevista, a fotógrafa, que não revela os detalhes do seu processo de criação, diz que as fotos são "pinturas" e, como tal, merecem ser analisadas segundo diferentes pontos de vista.

Da redação

Publicado em 21 de Janeiro de 2013 às 08:15


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