Revista ADEGA

Mundovino

Eventos do mundo do vinho

Da redação em 19 de Março de 2013 às 13:19

fotos: divulgação

El Bulli
Classificado como um dos melhores restaurantes do mundo, o catalão El Bulli, comandando por Ferran Adrià, colocou parte de seus vinhos para leiloar, incluindo magnums do Château Latour 2005 e uma coleção de borgonheses do Domaine de La Romanée-Conti. Além dos diversos rótulos vindos da França, Espanha e outros países, também estarão no leilão um almoço com Adrià - com lance inicial de US$ 5 mil -, itens diversos usados no restaurante e um dólmã assinado pelo chef. O dinheiro será usado para pesquisas gastronômicas e de inovação.

Benéfico
Cientistas do Henry Ford Hospital, nos Estados Unidos, adicionaram mais um benefício que o consumo moderado de vinho tinto pode trazer: a prevenção da perda de audição. A equipe de cientistas constatou que o resveratrol pode ajudar as células do ouvido interno a ter uma sobrevida maior. "Nosso estudo se concentrou no efeito do resveratrol sobre resposta do organismo a uma lesão, que acreditamos ser a 'cura' de doenças como a perda de audição e o Alzheimer", explicou Michael Seidman, líder do estudo.

Vinho oficial
A casa leiloeira Christie's divulgou que será a responsável pelo leilão que vai vender os vinhos da adega do governo britânico. Esses rótulos são da coleção que está localizada na Lancaster House e fazem parte de um "acervo" usado em visitas de dignitários, incluindo reis, rainhas, presidentes e primeiros-ministros. De acordo com fontes do governo, os rótulos foram postos em leilão como uma forma de autofinanciamento, uma vez que, há alguns meses, gastou-se cerca de 50 mil libras esterlinas na compra de novos rótulos para as adegas oficiais.

Taylor's em nova casa
Uma das mais antigas casas de vinho do Porto, a Taylor's passará a ser distribuída no Brasil pela Qualimpor, firma de origem portuguesa que faz a comercialização dos vinhos da Herdade do Esporão, Quinta do Crasto e Freixenet no Brasil. "Temos uma excelente relação com Esporão e Crasto em Portugal, portanto, foi natural que pensássemos em trabalhar com eles no Brasil", apontou Luis Siqueira, diretor de vendas da Taylor's. "Ficamos muito felizes de firmar essa parceria com a Taylor's, que tem uma grande reputação nos vinhos do Porto. Será um prazer trabalhar com eles", afirmou João Roquette, proprietário da importadora. O acordo foi celebrado com um Taylor's Quinta de Vargellas 1995, ano de fundação da Qualimpor.

Alergia? Não mais
A alergia ao vinho, uma reação que, apesar de pouco comum, atrapalha a vida de alguns enófilos, parece ter sido contornada. Pesquisadores da Universidade de Aveiro, em Portugal, têm uma pista para o fim da intolerância (causada pela reação ao anidrido sulfuroso, ou dióxido de enxofre, utilizada no vinho para impedir a multiplicação de bactérias): um composto chamado quitosina, presente em grandes quantidades nas cascas de camarão. A equipe descobriu que ele é capaz de "anular" o efeito do anidrido sulfuroso e manter a sobrevida do vinho.

Vinho no Face
O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, abriu seu leque de negócios e agora se aventura no ramo de vinhos. Por meio de uma loja online na própria rede social, ele encoraja os consumidores norte-americanos a enviar vinhos de presente a seus amigos. Entre os vinhos disponíveis para a compra na rede social estão rótulos de Robert Mondavi, Clos du Bois e Wild Horse, além de todos aqueles comercializados pela Constellation, a maior companhia de vinhos e bebidas do mundo. "As mídias sociais são preciosas para a indústria de vinhos, todos nós estamos tentando nos conectar a isso, então, o que seria melhor do que usar o próprio Facebook?" pontuou um vinicultor.

#Q#

Televinho
Há muito tempo o vinho conquistou o cinema e agora parece ter ganhado a televisão chinesa com a série Wine Beauty, um drama que tratará do mundo do vinho pela primeira vez no país. A história conta a saga de Lin Xuan, uma trabalhadora de classe média que viaja para a cidade de Shenzhen a fim de encontrar seu namorado, Zhao Xi. Ao chegar, Lin descobre que o namorado está noivo da filha de um magnata do vinho chinês, e os problemas surgem quando a protagonista consegue um emprego no Château da família. Mesmo antes da estreia, já foram confirmados 40 episódios da série.

Milenar
Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriram o que pode ser parte de uma fábrica de vinhos de mais de 2.500 anos debaixo de uma rua de Tel Aviv, em Israel - os pesquisadores acreditam que a instalação seja da segunda metade do período Bizantino. As superfícies lisas e em mosaico do local indicam que ele foi usado para a produção de alguma bebida, provavelmente o vinho.

Vinho saudável
As propriedades benéficas do vinho já foram longamente debatidas por uma série de estudiosos, mas um bioquímico australiano afirmou ter encontrado a fórmula do vinho saudável, capaz de combater uma série de doenças e não fazer mal à saúde. Greg Jardine patenteou um grupo de compostos criados durante o processo de produção do vinho que, consumidos em pequenas doses com a bebida, agem no combate à artrite, fadiga crônica e também atuam como antiinflamatório.

Vinho Mandela
A mais notória figura política da África do Sul e um dos maiores nomes da luta contra o Apartheid, Nelson Mandela emprestou seu nome para uma marca de vinhos que está sendo lançada por Makaziwe Mandela e Tukiwini Mandela, sua filha e neta, respectivamente. Além do House of Mandela, a África do Sul possui outro rótulo em homenagem ao herói nacional. Em 2012, uma vinícola anunciou que estava iniciando a produção de um vinho denominado Mandela, produto de uvas cultivadas num pequeno "jardim" em Robben Island, onde Mandela passou 18 anos detido durante o Apartheid. Assim que estiverem prontos, os vinhos serão leiloados e o lucro direcionado às famílias de ex-prisioneiros políticos.

Vinho tinto e chá verde
Um estudo realizado pela Universidade de Leeds, na Grã- Bretanha, descobriu que substâncias presentes no vinho tinto e no chá verde têm o poder de bloquear um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do Alzheimer. Testes de laboratório concluíram que a EGCG, uma enzima encontrada no chá verde, e o resveratrol, um antioxidante achado no vinho tinto, impedem que uma proteína associada à doença, a beta-amiloide, conecte-se às células cerebrais, causando a morte destas. O Alzheimer é caracterizado por um acúmulo anormal de betaamiloide no cérebro.

fotos: divulgação

Nova distribuidora
Em março, a Pernod Ricard informou que as marcas Jacob's Creek, Brancott State e Campo Viejo passarão a ser distribuídas no Brasil pela importadora Casa Flora. Outra marca de propriedade da empresa francesa, a Graffigna também passará a ser vendida por um importador nacional, a Master Foods. A gigante australiana Jacob's Creek e a argentina Graffigna já eram comercializadas no País pelo braço da Pernod no Brasil, mas a neozelandesa Brancott e a espanhola Campo Viejo ainda não.

Jolie-Pitt
O casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt firmou uma parceria com a família Perrin, proprietária do Château Beaucastel, para produzir vinhos em sua propriedade em Provence. Sob o acordo, a família Perrin é agora responsável pela vinificação e distribuição dos vinhos de Jolie-Pitt no Château Miraval, em Correns, e já começou a trabalhar com a safra de 2012.

Nova AVA
Foi aprovada uma nova Área Americana de Viticultura em Oregon, a Elkton Oregon. De acordo com o Gabinete do Comércio de Álcool e Tabaco norte-americano, a denominação, no Vale do Umpqua, está funcionando desde março. Elkton Oregon abrange uma área de 30.351 hectares e apenas cinco vinícolas.

#Q#

Retrato de rolha
No dia em que se comemorou o Valentine's Day nos Estados Unidos, um norte-americano presenteou sua esposa com um retrato gigante feito com 2.862 rolhas de vinho. Para fazer a imagem da amada, ele pediu aos amigos que juntassem o maior número de rolhas que pudessem e as organizou de acordo com a cor, usando as mais escuras para desenhar lábios, olhos e nariz.

Inspiração Burgundy
A mudança de estação trouxe novas tendências de moda, e uma dessas tendências é o vinho da Borgonha. Sua cor há muito tempo chama a atenção de designers, e para a nova coleção que chega à Europa, nomes como Marc Jacobs e Versace se renderam ao "Burgundy". Já explorada algumas vezes por marcas internacionais e brasileiras, a cor estará em maquiagens, unhas, roupas e acessórios, formando peças monocromáticas.

Primeira em 150
Pela primeira vez em mais de 150 anos, a região de Newlands, na África do Sul, realizou uma colheita de uvas, que aconteceu dentro da propriedade de um hotel e spa vinícola. Foram colhidas aproximadamente 120 kg de uvas que serão usadas para produzir vinho para o hotel, de rótulo próprio. Em fevereiro de 2009, o hotel convidou cinco produtores de vinho de renome para ajudar a restabelecer uma vinha privada ao longo das margens do rio Liesbeek, contendo três fileiras de Sauvignon Blanc e duas de Sémillon.

fotos: divulgação

Wines of Argentina
Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em Mendoza, ocorreu a 7ª edição do Argentina Wine Awards, uma das princiais premiações do vinho argentino. Seis juízes argentinos e 12 internacionais, dentre os quais nosso editor de vinhos, Eduardo Milan - único brasileiro na bancada -, degustaram mais de 700 mostras de 182 vinícolas do país vizinho, premiando 24 deles com a distinção "Trophy", 49 com medalhas de ouro, 242 com prata e 314 com bronze. Além das avaliações, os jurados também palestraram com o tema: "Vinhos e estilos de sucesso" e o case escolhido pelo representante de ADEGA foram os Moscatéis brasileiros, simbolizado pelo Terranova Moscatel, da Miolo, produzido no Nordeste, um fenômeno de vendas em todo o País.

Vinho com Pipoca
A World Wine celebrou sua mais nova parceria com Alto Las Hormigas em um inusitado evento no Shopping Cidade Jardim. Depois de provar os vinhos da vinícola argentina ao lado de Alberto Antonini, Antonio Morescalchi, Pedro Parra, Attilio Pagli e Celso La Pastina, os convidados seguiram para uma sessão de cinema.


Mundovino

Artigo publicado nesta revista


Gran Reserva

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
Digital
1 ano
Digital
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaDigitalDigital
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241224
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 432,00
Assine Agora porR$ 216,00R$ 432,00R$ 64,80R$ 100,00
Desconto
EconomizaR$ 151,20R$ 332,00
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 72,00 6x R$ 72,00
Assinando agora você GANHA também Guia ADEGA Guia ADEGA Vinhos do Brasil 2018/2019 + Poster "as cores do vinho"

Boletim Revista ADEGA

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas