Eventos do mundo vitivinícola
ENTRE OS MELHORES
O mineiro Guilherme Corrêa conquistou o posto de melhor sommelier da América Latina depois de sua participação no “I Concurso Mejor Sommelier de las Américas”, realizado na Argentina. Na disputa pelo título, Corrêa ficou em terceiro lugar, atrás somente de duas candidatas canadenses. “O resultado foi muito importante para a sommellerie brasileira, que se colocou na elite das Américas”, afirmou o campeão.
![]() |
HELLO, KITTY!
A produtora italiana Tenimenti Castelrotto se juntou à distribuidora de produtos de luxo Camomilla, também italiana, para vender garrafas de vinho que estampam a Hello Kitty no rótulo. “Ela não é só para as crianças. Ela é um reconhecido ícone fashion entre adolescentes e adultos do mundo inteiro. Estamos orgulhosos por nosso vinho estar associado a Hello Kitty”, disse Patrizia Torti, uma das proprietárias da Castelrotto.
![]() |
COZINHA SUSTENTÁVEL
A quinta edição do Festival Gastronômico de Ubatuba ocorre de 6 a 30 de agosto e terá como tema principal a promoção do desenvolvimento sustentável. Os principais chefs da região vão elaborar receitas com ingredientes típicos e segredos provenientes da Mata Atlântica e do mar. Os pratos irão participar da II Premiação “A conservação da Mata Atlântica começa pela boca”. Serão realizados festins com apresentações culturais nos finais de semana, roteiros de turismo que aliam gastronomia e conservação ambiental, e as grandes novidades deste ano são: a Vila Gastronômica e o Seminário Internacional de Turismo Sustentável. Mais informações: www.gastronomiaubatuba.com.br
EXPOVINIS MUDA DE CASA
Após o sucesso de 2009, a ExpoVinis do próximo ano já está programada e mudará de local. A maior feira de vinhos do Brasil ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2010 no Expo Center Norte. Neste ano, mais de 16.500 pessoas passaram pelo evento no Transamérica Expo Center.
![]() |
FIGO CONFRADE
O ex-jogador da Seleção Portuguesa de futebol, Luís Figo (foto ao lado), foi condecorado confrade da Confraria de Vinho do Porto. Recentemente aposentado dos campos, Figo também começou a investir em projetos vitícolas no Douro, em Portugal, e Ribeira del Duero, na Espanha.
#Q#
![]() |
KAMA SUTRA NO VINHO
Vinho e sexo sempre caminharam lado a lado, mas um grupo de produtores australianos foi além e resolveu combinar em quatro garrafas o prazer que os dois podem proporcionar. Eles tiveram a engenhosa ideia de fundar uma vinícola chamada Kama Sutra, cuja linha de vinhos batizada com o mesmo nome traz nos rótulos imagens encontradas na famosa obra. Desse jeito, o vinho não precisa nem ser afrodisíaco.
FEIRA NO NORDESTE “O interesse dos baianos pelo vinho cresce de uma maneira que nós, europeus, não estamos acostumados a ver”, conta o enólogo Gionata Gatavecchi. Sandra Alves, uma economista aposentada cujo interesse nos vinhos a fez passar uma longa temporada na Itália, começou a trabalhar com enogastronomia e concorda que o povo baiano vem, aos poucos, aprendendo sobre vinhos. “Para nós é um novo mundo que se abre, mas é um caminho sem volta”, filosofa.
|
![]() |
BEM, AMIGOS… DO VINHO
Galvão Bueno é conhecido por seu gosto por vinhos com personalidade forte e por possuir uma bela adega com rótulos de todo o mundo. Agora, o famoso locutor partiu de sua última viagem a Bento Gonçalves com uma garrafa do vinho que pode representar sua primeira incursão no mundo dos negócios do vinho. Com o suporte de seu amigo Darcy Miolo, Galvão prospecta terras no terroir da Campanha Gaúcha para iniciar-se na atividade vitivinícola.
COM NOTAS DE VILLA-LOBOS
Em homenagem aos 50 anos da morte do maestro Heitor Villa-Lobos, a Casa Valduga lançou, no Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, um vinho com seu nome. O “Heitor Villa-Lobos Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005” vem envolvido em papel de seda com trechos das Bachianas Brasileiras, grande obra do compositor. Parte da arrecadação das vendas do fermentado será destinada à Academia Brasileira de Música.
BRASIL EM SEGUNDO NA AL
Um estudo feito pela International Wine and Spirit Record (IWSR) revelou que o Brasil já é o segundo maior consumidor de vinho na América Latina, logo atrás da Argentina. Em 2006, bebemos mais de 325 milhões de litros; de acordo com a IWSR, em 2011, esse número será ainda maior: 369 milhões.
Publicado em 13 de Julho de 2009 às 14:14