Mundovino


Fotos: divulgação

RESPONSÁVEIS

Em agosto, 24 empresas e grupos líderes da área de alimentos e bebidas firmaram compromisso público espontâneo sobre a não-veiculação de publicidade de seus produtos dirigida às crianças menores de 12 anos em veículos cuja maioria do público seja desta faixa etária - exceção feita quando o conteúdo tratar de hábitos saudáveis de vida. "Não precisamos que ninguém nos diga o que fazer.

Adotamos, de modo voluntário, medidas destinadas à melhoria de qualidade da vida", diz Edmundo Klotz, presidente da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação). O compromisso adotado está alinhado com iniciativas idênticas ocorridas na União Europeia, Canadá, Estados Unidos e Austrália.

IPI NÃO!

No dia 25 de agosto, parlamentares e representantes de produtores de vinho contrários à adoção do selo do IPI (proposta que foi encaminhada ao Ministério da Agricultura em abril pela Câmara Setorial do Vinho) foram recebidos na Receita Federal e saíram satisfeitos ao saber que nenhuma decisão será tomada sem antes amplo debate entre as partes envolvidas.

Luis Henrique Zanini, presidente da União Brasileira de Vinícolas Familiares e Pequenos Vinicultores (Uvifam), diz que diversas entidades que votaram a favor estão voltando atrás em seu apoio ao selo após serem melhor informadas dos custos

10 ANOS DA WOrlD WINE

Em 22 de agosto, a World Wine promoveu uma degustação especial em comemoração aos seus 10 anos. O evento ocorreu na loja do Jardins (acima), onde se pôde degustar alguns grandes vinhos, com destaque para o lançamento do raro e exclusivo Pauillac de Pichon-Lalande, safra 2004, a última produzida pelo Grand Cru Classé Château Pichon-Lalande, um dos maiores símbolos de elegância e exclusividade de Bordeaux.

"Os 10 anos de World Wine representam muito trabalho e dedicação - uma verdadeira bênção e lição de vida. Houve crescimento pessoal incrível, com possibilidade de viagens inacreditáveis, e de conhecer pessoas maravilhosas que amam o que fazem", comentou Juliana La Pastina

ENSINANDO O BRASIL A BEBER

A linha Seleção da Miolo seguramente é um marco, além de ser o vinho que "projetou a empresa no cenário do vinho fino nacional", segundo Adriano Miolo.

Em 15 anos de mercado, já vendeu 50 milhões de garrafas e possui 16% de market share em sua categoria no varejo nacional. Para celebrar estas façanhas, a Miolo lança a terceira geração destes vinhos, com nova identidade visual e corte, com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

DE FRENTE PARA O MAR

Nem só de literatura vive Paraty. Famosa mundialmente por causa da FLIP (Festa Literária de Paraty), a cidade recebeu o IV Encontro Paraty de Cultura & Gastronomia de 23 a 26 de julho. Nesta edição, o tema foi o "Ano da França no Brasil". O festival trouxe, da Alsácia, o chef Emili Jung (duas estrelas do guia Michelin) e uma intensa programação gastronômica e cultural. Tudo na Praça da Matriz.

O ponto alto do evento foi o festin do chef Jung "A Gastronomia da Alsácia", realizado na Pousada do Sandi. Dias depois, mais ao sul, em Ubatuba, teve início o V Festival Gastronômico da cidade, que durou até 30 de agosto.

Idealizado por João Bianchi, dono do restaurante Perequim (já com mais de 30 anos de boa culinária - numa mescla italiana e caiçara), o festival teve a participação de 17 restaurantes (que prepararam pratos especiais) e intensa programação gastronômica.

BIG BROTHER DO VINHO?

Ao melhor estilo "Big Brother", o reality show "The Winemakers" começa a ser exibido para o público norte-americano em setembro. Produzido pela emissora pública PBS, o novo programa dará a 12 pessoas a oportunidade de entrar no mercado da bebida.

O vencedor da disputa terá a chance de criar e lançar sua própria marca de vinho nos Estados Unidos.

#Q#

As 10 melhores rotas

A revista Fordes publicou recentemente sua lista dos 10 melhores destinos do vinho no mundo. A lista é encabeçada pelo Castello Banfi(foto acima), na Toscana, Itália. Em seguida, estão: Viña Montes, Colchagua, Chile; Ken Forrester, Stellenbosch, África do Sul; O. Fournier, Mendoza, Argentina; Leeuwin Estate, Margaret River, Austrália; Felton Road, Central Otago, Nova Zelândia; Bodegas Ysios, Rioja, Espanha; Quinta do Portal, Douro, Portugal; Château Lynch-Bages, Bordeaux, França; e Peter Jakob Kuhn Oestrich, Mosel, Alemanha

O mais influente

A revista britânica Decanter publicou sua lista bianual que aponta as 50 personalidades mais influentes no mundo do vinho. Eleita por um júri de mais de 40 especialistas, a "The Power List 2009" elegeu o norte-americano Richard Sands, presidente da Constellation Brands, como o homem mais "poderoso" dos vinhos. Para assumir tal posto, Sands desbancou o carismático crítico de vinhos Robert Parker, responsável pela publicação Wine Advocate, que havia sido primeiro lugar na lista de 2007

Vinho contra a gripe

No início do século passado, a gripe espanhola assolou diversos países, causando milhões de mortes. Agora, a gripe suína, cujo vírus é da mesma espécie do anterior (H1N1), também atormenta o mundo. Mas, os antigos portugueses dizem ter um remédio: o Vinho do Porto. Segundo relatos, bombeiros da região do Douro se preveniram da gripe espanhola tomando este saboroso "antibiótico".

A incrível leveza do vinho

Uma empresa britânica diz estar testando garrafas mais leves para vinhos. O vasilhame terá 300 gramas, cerca de 200 gramas mais leve que as convencionais no mercado atualmente. As garrafas devem começar a ser comercializadas no início de 2010.

Leia e beba os melhores

A editora Kraken Opus planeja lançar em 2010 um livro sobre vinhos que custará US$ 1 milhão. Com 850 páginas e 30 quilos, ele tratará das 100 melhores vinícolas do mundo. Serão disponibilizados apenas 100 exemplares e, quem os comprar, "ganha de brinde" caixas com vinhos de cada uma das bodegas citadas na obra.

Hambúrguer e vinho?

Uma rede de fast-food chamada Burgerville resolveu acrescentar o vinho na sua lista de bebidas. Este é um plano para passar uma imagem mais sofisticada de seus estabelecimentos. Há algum tempo, a famosa rede de cafés, Starbucks, também anunciou que venderia os fermentados em lojas de Seatle, nos Estados Unidos. Será que vinho combina mesmo com hambúrguer?

Da redação

Publicado em 3 de Setembro de 2009 às 14:49


Matéria

Artigo publicado nesta revista