Revista ADEGA
Busca

Escola do vinho

O Champagne ficou pela metade? Dicas para prolongar as borbulhas do seu espumante

Não é nenhuma novidade que os champagnes são os favoritos para celebrações. Se o seu espumante sobrar por algum motivo, te damos uma ajuda para que as suas borbulhas fiquem preservadas por mais tempo


Para não perder o seu champagne, temos dicas que podem salvar suas borbulhas nas festas de fim de ano

Dicas que podem salvar suas borbulhas nas festas de fim de ano

É seguro dizer que ninguém gosta de jogar fora borbulhas frescas que sobraram na garrafa.

» Como identificar os principais defeitos do vinho

Saiba que você pode prolongar o tempo das perlages do seu espumante e permitir que continuem frescas.  Aqui estão dicas úteis para manter suas bebidas brilhando por mais tempo:

O truque da colher de chá

Mito ou não há ainda muita discussão sobre o assunto, colocar uma colher de chá no pescoço da garrafa antes de colocá-la na geladeira, talvez possa ajudar a manter as bolhas em seu espumante favorito por um pouco mais de tempo.

Porém, é mais uma solução de curtíssimo prazo e, as pesquisas mostram que, o fato dela estar na geladeira é um fato mais importante para manter o espumante com as borbulhas do que a colher em si.

Reutilizando rolhas

Uma rolha de Champagne se expande uma vez que você a remove da garrafa. No entanto, é possível utilizar rolhas retas de vinhos tranquilos provisoriamente que elas vão se encaixar de forma segura, garantindo um pouco mais de vida no seu espumante.

Stoppers

Se você preferir optar por um método mais confiável e permanente, experimente uma rolha para espumante. Geralmente equipados com um selo de borracha, eles essencialmente agem como rolhas de substituição e são uma solução muito acessível e certeira.

Coravin

Trata-se de um sistema de preservação tecnológico projetado especialmente para espumantes. Embora tenha sido originalmente projetado para vinhos tranquilos, agora há um modelo Coravin Sparkling, que pode preservar suas borbulhas por até quatro semanas.

Qualquer método que você escolher armazenar e prolongar corretamente seus espumantes é uma habilidade cuidadosa. O importante é preservar seus espumantes e garantir suas festas.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Glaucia Balbachan
Publicado em 17/12/2021, às 09h00


Mais Escola do vinho