Revista ADEGA
Busca

Malbec

Os 10 melhores Malbecs já degustados por ADEGA

Uma lista com grandes vinhos da Malbec que provam toda potência e elegância dessa uva


O top 10 dos últimos anos quando o assunto é Malbec
O top 10 dos últimos anos quando o assunto é Malbec

A Malbec é a uva típica da Argentina. Mas o que muita gente esquece é que essa casta é francesa. Sim, antes da Malbec vir para o Novo Mundo ela fez sucesso na França, vale lembrar que até hoje ela é uma das uvas do corte bordalês, embora muito pouco utilizada.

Ao longo dos anos ADEGA degustou inúmeros Malbecs e separamos aqui os 10 mais bem pontuados de 2019 para cá, ou seja, vinhos que ainda estão vivendo seu auge ou que podem ser encontrados e guardados por mais um tempo ainda! E, claro, todos 100% Malbec, confira!

E se quiser conhecer os mais bem pontuados Malbecs das melhores importadora do Brasil, clique aqui!

Cobos Chañares Vineyard Malbec 2014

Cobos Chañares Vineyard Malbec 2014 - AD 95 pontos - Viña Cobos, Mendoza, Argentina

Esse 100% Malbec é advindo exclusivamente do vinhedo Chañares, em Los Árboles, no vale do Uco, com estágio de 17 meses em barricas novas de carvalho francês. 

Sedutor nos aromas,impressiona pelos taninos de excelente textura , um perfeito exemplo de excelência nesse estilo grandioso.

Susana Balbo Nosotros Single Vineyard Nómade Malbec 2014

Susana Balbo Nosotros Single Vineyard Nómade Malbec 2014 - AD 95 pontos - Susana Balbo, Mendoza, Argentina

Eaborado somente em anos especiais, exclusivamente a partir de uvas Malbec, advindas do vinhedo Nómade, em Altamira, fermentado em grandes tonéis de carvalho de 6.500 litros, sem adição de leveduras (fermentação espontânea) e estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês, sendo 80% novas.

Ainda jovem já impressiona com sua profundidade.

Altos Las Hormigas Appellation Gualtallary Malbec 2016

Altos Las Hormigas Appellation Gualtallary Malbec 2016 - AD 95 pontos - Altos Las Hormigas, Mendoza, Argentina

Com uvas Malbec cultivadas nas melhores parcelas do vinhedo de Gualtallary, com fermentação espontânea (sem adição de leveduras exógenas) e estágio de 18 meses em foudres sem tostagem de 35 hectolitros. Fruto do ano mais frio da última década, é cativante nos aromas e nos sabores.

Austero, refinado e muito preciso, impressiona pela nitidez e pureza, escondendo atrás de sua fruta e sedosidade muita tensão. Verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

Achaval Ferrer Finca Bella Vista 2014

Achaval Ferrer Finca Bella Vista 2014 - AD 95 pontos - Achaval Ferrer, Mendoza, Argentina

Elaborado exclusivamente a partir de uvas Malbec advindas do vinhedo Bella Vista, plantado em 1910, com estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês. Os efeitos de um ano frio são sentidos no perfil de frutas vermelhas e negras mais frescas e nas notas de ervas.

Chama atenção pela finesse e volume de boca. Três palavras podem resumir esse belo vinho: tenso, sério e elétrico!

Catena Zapata Malbec Argentino 2018

Catena Zapata Malbec Argentino 2018 - AD 95 pontos - Catena Zapata, Mendoza, Argentina

Elaborado a partir de uvas Malbec advindas dos vinhedos Angelica (somente uvas desengaçadas) e Nicasia (somente cachos inteiros), cofermentadas e estagiadas durante 18 meses em barris de carvalho francês. Mais uma ótima edição desse tinto.

Amável e delicioso de beber, convida a uma segunda taça.

Polígonos del Valle de Uco San Pablo Malbec 2017

Polígonos del Valle de Uco San Pablo Malbec 2017 - AD 95 pontos - Zuccardi, Mendoza, Argentina

Com uvas plantadas na parte com maior incidência de calcário do vinhedo de San Pablo, no vale do Uco e fermentado em tanques de concreto sem leveduras adicionadas, o Polígonos del Valle de Uco San Pablo Malbec 2017 é tenso e vibrante, uma interpretação mais fluida e firme da Malbec. 

Alteza Malbec 2017

Alteza Malbec 2017 - AD 95 pontos - MaterVini, Salta, Argentina

Fugindo da região de Mendoza, esse Malbec é elaborado a partir de uvas Malbec cultivadas a 2.100 metros de altitude, nos vales Calchaquíes, com estágio em barricas de 225 litros e boutes de 160 litros de carvalho francês durante 15 meses.

Grandioso e exótico por onde o analise, mas também equilibrado e harmônico dentro dessa grandiosidade.

Finca Piedra Infinita 2016

Finca Piedra Infinita 2016 - AD 96 pontos - Zuccardi, Mendoza, Argentina

Elaborado exclusivamente a partir de uvas Malbec cultivadas em solos com grande proporção de calcário, na Finca Piedra Infinita, em Paraje Altamira, vale do Uco, com fermentação em tanques troncocônicos de concreto sem epóxi e sem adição de leveduras e, posterior, estágio em tanques de cimento e em barris usados de 500 litros.

Impressiona pela pureza e nitidez da fruta acompanhada de acidez e excelente textura de taninos, aliando com maestria força e finesse.

Adrianna Vineyard Fortuna Terrae Malbec 2017

Adrianna Vineyard Fortuna Terrae Malbec 2017 - AD 96 pontos - Catena Zapata, Mendoza, Argentina

Seu nome significa "Sorte da Terra" em latim - fazendo referência às videiras desta minúscula parcela do vinhedo Adrianna. O vinho fermenta em barris de 225 e de 500 litros, com posterior estágio de 24 meses em foudres de carvalho de 2 mil litros. 

Impressiona pelos taninos firmes e de ótima textura, que trazem tensão ao conjunto e sustentação a sua generosidade de fruta. Preciso e estruturado, está ótimo agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor em 10 anos.

Finca Piedra Infinita Gravascal 2016

Finca Piedra Infinita Gravascal 2016 - AD 97 pontos - Zuccardi, Mendoza, Argentina

O grande campeão da lista. O Finca Piedra Infinita Gravascal 2016 é produzido com uvas dvindas de uma pequena parcela de quase dois hectares na Finca Piedra Infinita, em Atamira, no vale do Uco, de solos de pedras erodidas e cobertas de calcário, com fermentação em tanques troncocônicos de concreto sem epóxi e sem adição de leveduras e, posterior, estágio em tanques de cimento e em barris usados de 500 litros. 

Com tanto cuidado e trabalho não é de se surpreender que seja um grande vinho!

André De Fraia
Publicado em 05/07/2022, às 08h30


Mais Degustamos e Gostamos