Nova Denominação

Os melhores espumantes de Pinto Bandeira, a nova DO brasileira

A região de Pinto Bandeira foi reconhecida oficialmente como DO Altos de Pinto Bandeira, confira os melhores espumantes da região já degustados por ADEGA nos últimos anos

Um brinde a nova DO Altos de Pinto Bandeira!
Um brinde a nova DO Altos de Pinto Bandeira!

por André De Fraia

A primeira denominação de origem exclusiva de espumantes fora da Europa, pode ser orgulhar DO Altos de Pinto Bandeira!

E como não poderia deixar de ser, ADEGA já degustou alguns dos melhores espumantes da região, confira abaixo os cinco melhores que passou por nossas degustações nos últimos anos:

Aurora Gioia Sur Lie Nature 2016

Aurora Gioia Sur Lie Nature 2016 - AD 91 pontos - Aurora, Pinto Bandeira, Brasil

Um ano a mais em contato com as lias fizeram muito bem a esse espumante nature, que é comercializado sem degola (degustamos esse vinho em 2020 e em 2021).

Mostra textura cremosa e ótimo volume de boca, que equilibram sua fruta branca e de caroço madura, tudo envolto por refrescante acidez. Tem final persistente, com toques salinos, cítricos, de fermento e de frutos secos.

Aurora Pinto Bandeira Método Tradicional Extra Brut 12 meses

Aurora Pinto Bandeira Método Tradicional Extra Brut 12 meses - AD 91 pontos - Aurora, Pinto Bandeira, Brasil

Espumante extra brut elaborado pelo método tradicional a partir de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, com 12 meses de contato com as borras.

Cremoso e cheio de vivacidade, apresenta frutas brancas e de caroço de perfil mais maduro, seguidas de notas de fermento, de ervas e de frutos secos, tudo em meio a uma acidez vibrante e deliciosa textura. O final é persistente, com notas cítricas, tostadas e de amêndoas.

Cave Geisse Terroir Nature 2015

Cave Geisse Terroir Nature 2015 - AD 93 pontos - Geisse, Pinto Bandeira, Brasil

Espumante nature elaborado pelo método tradicional, composto de 50% Pinot Noir e 50% Chardonnay, mantido cerca de 48 meses com as leveduras antes do dégorgement.

Vertical e tenso, a acidez tem papel fundamental para sustentar toda sua fruta branca e de caroço, trazendo tensão e equilíbrio ao conjunto, tudo em meio a bom volume de boa e textura firme e cremosa. Tem final persistente e cremoso, com notas salinas, cítricas, de fermento e de especiarias.

Gaius Blanc de Blanc Nature 2020

Gaius Blanc de Blanc Nature 2020 - AD 91 pontos - Don Giovanni, Pinto Bandeira, Brasil

Espumante nature elaborado pelo método tradicional, composto exclusivamente a partir de Chardonnay, mantido em contato com as leveduras durante 12 meses.

Em um estilo mais vinoso, exibe notas de frutas brancas e de caroço maduras, de frutos secos e florais, tudo em meio a uma acidez vibrante e deliciosa textura. O final é longo e cheio, com toques cítricos e tostados.

Signus Collection Aquarius Kraken Extra Brut 48 Meses

Signus Collection Aquarius Kraken Extra Brut 48 Meses - AD 92 pontos - Don Giovanni, Pinto Bandeira, Brasil

Espumante branco extra brut elaborado pelo método tradicional, composto de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, mantido por, pelo menos, 48 meses em contato com as leveduras antes da degola.

Cremoso e muito gostoso de beber, mostra frutas brancas e de caroço maduras seguidas de notas florais, de padaria, de frutos secos e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Estruturado e de ótimo volume de boca, tem acidez elétrica e final persistente, com toques salinos, tostados e cítricos.

palavras chave

Notícias relacionadas