• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Degustação secular

    Os melhores Vinhos Madeira produzidos e engarrafados pela vinícola Henriques & Henriques

    Em visita a Ilha da Madeira, ADEGA teve o privilégio de provar com exclusividade alguns dos melhores rótulos

    Imagem Os melhores Vinhos Madeira produzidos e engarrafados pela vinícola Henriques & Henriques

    por Redação

    Madeira é um vinho fortificado muito particular e exclusivo. A Ilha da Madeira tem uma área total de 740 quilômetros quadrados, sendo que mais de 450 hectares são destinados exclusivamente à produção vitivinícola. O território madeirense localiza-se no oceano Atlântico e forma um arquipélago com a ilha do Porto Santo e com as ilhas Desertas e Selvagens.

    A produção de Vinho Madeira tem por base as uvas Sercial, Verdelho, Malvasia, Boal, Terrantez e Tinta Negra, que são plantadas em solos de origem vulcânica. De maneira geral, os solos madeirenses têm textura argilosa e quimicamente apresentamse ácidos, ricos em matéria orgânica, magnésio e ferro, pobres em potássio e suficientes em fósforo.

    De acidez marcante e de frescor quase eterno, o Vinho Madeira é único no mundo, típico pelos seus aromas advindos do envelhecimento, que casam o sol e a temperatura alta da região com o processo de oxidação lenta, em cascos antigos de madeira. Esse processo gera complexidade aromática e gustativa, em que notas de especiarias e de frutos secos se fundem com aromas etéreos, trazendo uma sensação de jovialidade mesmo nos vinhos de idades mais avançadas.

    Reconhecidamente um dos melhores produtores da Ilha da Madeira, Henriques & Henriques possui em suas adegas uma reserva famosa pela idade dos vinhos armazenados, mas, mais do que isso, pela qualidade dos líquidos, muitos deles com mais de um século de idade.

    A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850 quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques. Após a sua morte, em 1912, seus filhos, João Joaquim e Francisco Eduardo Henriques, fizeram uma parceria que originou o nome usado pela vinícola até os dias de hoje, Henriques & Henriques. O último dos Henriques faleceu em 1968 e a companhia acabou sendo adquirida por colaboradores mais próximos e amigos, alguns estão na administração até hoje.

    Humberto Jardim

    Conhecimento

    Entre eles, Humberto Jardim, diretor, enólogo e amplo conhecedor do Vinho Madeira, que nos acompanhou durante um dia intenso de visitas e de degustação. Nativo da ilha e apaixonado por tênis, Humberto é daquelas pessoas observadoras e atenta aos detalhes, com um senso de humor muito peculiar, aquele jeito que, algumas vezes, dificulta concluir se o que está falando é algo sério ou simplesmente mais uma piada.

    Degustar com ele é um privilegio e também um desafio. No pequeno laboratório, cercado de prateleiras repletas de vinhos das mais diversas variedades, estilos e safras, ele escolhe, serve e explica cada vinho, numa espécie de teste, em que dependendo do “desempenho” de quem está em sua companhia, pode durar alguns minutos e uns poucos vinhos ou algumas horas experimentando os mais variados vinhos, tornando a experiência única, sublime.

    Felizmente, tivemos um pouco de sorte e Jardim nos propiciou uma prova histórica, com mais de 20 rótulos, em que fizemos uma verdadeira viagem pelos vinhos da Ilha da Madeira. De modo didático, ele dividiu nossa degustação em seis etapas. Começamos com 2 vinhos de “entrada” (Rain Water e Monte Seco) e depois partimos para cinco verticais separadas por variedades, em que degustamos vinhos de diversas safras, algumas com mais de um século, das castas Verdelho, Sercial, Boal, Malvasia e Terrantez.

    As verticais

    VERDELHO

    Provamos 5 vinhos elaborados a partir de Verdelho, nessa ordem: Single Vineyard Quinta Grande 5 Years Old, Single Vineyard Single Harvest 2007, 20 Years Old, Garrafeira 1981 e Garrafeira 1932. Em geral, os vinhos dessa casta costumam apresentar mais notas cítricas e de frutas de caroço, com um perfil de maior frescor e menor sensação de dulçor, quando comparados a outros Vinhos Madeira, como Boal e Malvasia, por exemplo.

    AD 92 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE VINEYARD QUINTA GRANDE 5 YEARS OLD VERDELHO

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Não disponível). Fortificado meio seco (cerca de 74 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Verdelho cultivadas na Quinta Grande, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos no sistema de canteiro. Impressiona pela acidez vibrante e pela textura firme e cremosa, tudo apoiado por frutas brancas, cítricas e de caroço. Uma delícia, que tem final cativante e persistente, com toques de casca de cítricos e de frutos secos. Possui 19% de álcool. EM

    AD 93 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE VINEYARD QUINTA GRANDE SINGLE HARVEST VERDELHO 2007

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob encomenda). Fortificado meio seco (cerca de 74 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Verdelho cultivadas na Quinta Grande e advindas da safra 2007, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos em sistema de canteiro. Impressiona pela acidez pulsante e pela textura firme e cremosa, que envolve sua fruta branca, seca e de caroço madura e em compota, com toques florais, químicos, de ervas secas, de casca de cítricos e de amêndoas. Complexo nos aromas e profundo nos sabores, pede mais um gole. Álcool 20%. EM

    AD 94 HENRIQUES & HENRIQUES 20 YEARS OLD VERDELHO

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob encomenda). Fortificado meio doce (cerca de 84 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Verdelho, com envelhecimento oxidativo médio de 20 anos em sistema de canteiro. Complexo nos aromas e nos sabores, mostra frutas secas, maduras e em compotas acompanhadas de notas químicas, de ervas e de especiarias doces, com sua pulsante acidez e sua textura untuosa ditando as regras. Tem final cheio e persistente, com toques tostados, de casca de cítricos e de amêndoas. Álcool 20%. EM

    AD 95 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA VERDELHO 1981

    VERDELHO 1981 Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob encomenda). Fortificado meio seco (cerca de 68 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Verdelho advindas da safra de 1981, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos em sistema de canteiro. Mostra notas florais, de cânfora e de especiarias doces envolvendo suas frutas secas e em compota, com sua pulsante acidez e sua textura cremosa ditando as regras. Cheio, complexo e muito profundo, tem final untuoso, com toques especiados, cítricos, de frutos secos e de própolis. Refinado e preciso. Verdadeiro exemplo de vinho de meditação. Álcool 20%. EM

    AD 96 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA VERDELHO 1932

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob encomenda). Fortificado meio seco (cerca de 76 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Verdelho advindas da safra de 1932, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos em sistema de canteiro. Complexo nos aromas e nos sabores, mostra frutas brancas, cítricas e secas envoltas por notas florais, químicas, de cera de abelha e de própolis, com sua acidez elétrica e sua textura oleosa conferindo profundidade ao vinho. Longo, muito longo, tem final repleto de camadas, com toques de amêndoas, de cítricos em compota e do longo estágio em envelhecimento oxidativo. Álcool 20%. EM

    SERCIAL

    Provamos quatro vinhos elaborados a partir de Sercial, nessa ordem: 15 Years Old, Single Harvest 2001, Garrafeira 1971, Garrafeira 1928. Segundo Humberto Jardim, os vinhos dessa variedade mostramse mais herbáceos e citrinos e, geralmente, mais tensos, verticais e frescos, com menor perfil de dulçor, inclusive quando comparados aos produzidos a partir de Verdelho.

    AD 93 HENRIQUES & HENRIQUES 15 YEARS OLD SERCIAL

    enriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado extra seco (cerca de 48 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Sercial, com envelhecimento oxidativo médio de 15 anos em sistema de canteiro. Repleto de notas de ervas e de frutas brancas, com sua acidez pulsante e sua textura firme e untuosa conferindo tensão ao conjunto. Fresco e persistente, tem final com toques de nozes e de casca de cítricos, além da parte branca do limão tahiti. Álcool 20%. EM

    AD 95 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE HARVEST SERCIAL 2001

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado seco (cerca de 55 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Sercial advindas da safra 2001, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos em sistema de canteiro. Sua acidez pulsante e sua textura untuosa e firme rivalizam com suas frutas brancas, trazendo harmonia e profundidade ao conjunto. Tenso, elétrico e vibrante, tem final cheio e persistente, com toques cítricos e de frutos secos. Álcool 20%. EM

    AD 96 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA SERCIAL 1971

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado seco (cerca de 52 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Sercial advindas da safra 1971, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos em sistema de canteiro. Ainda mais austero e com maior sensação de secura, com acidez vibrante, mas também com o glicerol trazendo equilíbrio e sensação de untuosidade ao conjunto, com final químico, de própolis e cítricos. Álcool 20%. EM

    AD 97 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA SERCIAL 1928

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado extra seco (cerca de 46 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Sercial advindas da safra 1928, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos em sistema de canteiro. Verdadeiro exemplo que pode ser um vinho de meditação. Untuoso, complexo e cheio de camadas de aromas e de sabores, mostra frutas brancas e cítricas maduras e em compota, acompanhadas de notas herbáceas, de cera de abelhas, de própolis e de frutos secos, com sua textura oleosa e sua pulsante acidez conferindo equilíbrio e fluidez ao vinho. Longo, profundo e vertical, tem final repleto de amêndoas e de nozes. Álcool 20%. EM

    BOAL

    Degustamos cinco vinhos elaborados a partir de Boal, nessa ordem: Single Harvest 2009, 15 Years Old, Single Harvest 2000, Garrafeira 1997 e Garrafeira 1954. As notas de caramelo e de bala toffee aparecem com frequência nos vinhos dessa variedade, mostrando-se com mais opulência e untuosidade, mas com perfil de acidez, que rivaliza com seu perfil de maior sensação de dulçor. Em safras excepcionais, como a de 1954, dão vinhos únicos e sublimes.

    AD 94 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE HARVEST BOAL 2009

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale R$ 599). Fortificado meio doce (cerca de 98 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Boal, advindas da safra 2009, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos no sistema de canteiro. Impressiona pela tensão e pela acidez vibrante, que trazem equilíbrio ao conjunto, com as notas de frutos secos, de especiarias doces e de ervas secas aportando ainda mais complexidade ao vinho. Tem final untuoso, profundo e muito persistente, com toques de figos e de cítricos em compota. Álcool 21%. EM

    AD 94 HENRIQUES & HENRIQUES 15 YEARS OLD BOAL

    enriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio doce (cerca de 94 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de Boal, com envelhecimento oxidativo médio de 15 anos no sistema de canteiro. Impressiona pelas notas sanguíneas, de umami, de ervas secas e de especiarias doces envolvendo suas frutas secas e em compota, com pulsante acidez e textura firme e untuosa ditando as regras e conferindo equilíbrio ao conjunto. Tem final cheio e persistente, com toques de nozes, amêndoas, figos secos e tâmaras. Álcool 20%. EM

    AD 95 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE HARVEST BOAL 2000

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio doce (cerca de 96 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Boal, advindas da safra 2000, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos no sistema de canteiro. Tenso, untuoso e vibrante, mostra notas de cinzas, de ferro, de especiarias doces e de ervas secas envolvendo suas frutas em compota, tudo apoiado por vibrante acidez e textura cremosa. vibrante acidez e textura cremosa. Tem final cremoso e persistente, com toques de passas, de amêndoas, de mel e de baunilha. Álcool 20%. EM

    AD 96 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA BOAL 1997

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio doce (cerca de 92 g/l de açúcar residual) elaborado a partir de Boal da safra 1997, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos no sistema de canteiro. Impressiona pelo equilíbrio do conjunto, com sua acidez pulsante e sua textura firme e cremosa ditando as regras e trazendo equilíbrio as suas frutas maduras e em compota. Preciso e refinado, tem final untuoso, profundo e repleto de camadas, com toques florais, de ervas, de incenso, de tabaco e de frutos secos. EM

    AD 98 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA BOAL 1954

    GARRAFEIRA BOAL 1954 Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio doce (cerca de 89 g/l de açúcar residual) elaborado a partir de uvas Boal da safra 1954, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos no sistema de canteiro. Tonalidades esverdeadas, oriundas do seu longo envelhecimento. Impressiona pelo volume de boca e pela intensidade de aromas e de sabores maduros e tostados, com sua acidez radiante ditando as regras e trazendo armonia e fluidez ao vinho. Estruturado, tenso e exuberante, mas também refinado e equilibrado. Final untuoso e profundo, com toques de cinzas frias, de caramelo e de castanhas portuguesas. EM

    MALVASIA

    Provamos quatro vinhos produzidos a partir de Malvasia, nessa ordem: 15 Years Old, Single Harvest 2001, Solera Century Malmsey 1900 e Founders Solera 1894. Tradicionalmente, a partir dessa cepa são elaborados os Vinhos Madeira com maior sensação de dulçor, com as típicas notas de melado e de bolo de mel associadas a esse fortificado, sempre com a acidez pulsante trazendo equilíbrio ao conjunto.

    AD 93 HENRIQUES & HENRIQUES 15 YEARS OLD MALVASIA

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado doce (cerca de 109 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de Malvasia, com envelhecimento oxidativo médio de 15 anos no sistema de canteiro. Mostra notas florais, de mel e de frutos secos envolvendo suas frutas maduras e em compota, com sua acidez pulsante e sua textura firme e cremosa trazendo equilíbrio e sustentação a sua doçura. Tem final cheio e persistente, com toques tostados, de tabaco, de bolo de mel e de castanhas portuguesas. Álcool 20%. EM

    AD 94 HENRIQUES & HENRIQUES SINGLE HARVEST MALVASIA 2001

    MALVASIA 2001 Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado doce (cerca de 110 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Malvasia, advindas da safra 2001, com envelhecimento oxidativo mínimo de 5 anos no sistema de canteiro. Impressiona pela acidez pulsante e pela textura firme e cremosa, que envolve suas frutas maduras e em compota, acompanhadas de notas florais, especiadas, tostadas e de tabaco, conferindo equilíbrio e sustentação ao conjunto. Denso, vertical e untuoso, tem final complexo, com toques chocolate amargo, de mel, de nozes, de figos secos e de tâmaras. Álcool 20%. EM

    AD 97 HENRIQUES & HENRIQUES SOLERA CENTURY MALMSEY 1900

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado doce (cerca de 123 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Malvasia, seguindo o sistema de solera, sendo cerca de 45% do ano de 1900. Impressiona pela tensão de acidez (7,7 de acidez total) e pela textura untuosa e firme, que trazem equilíbrio a toda sua doçura e untuosidade. Repleto de camadas de aromas e de sabores, mostra notas de tabaco, de frutas maduras e em compota. Muito profundo e cheio, com toques de própolis e de incenso, que aparecem no retrogosto. Sublime e único. Álcool 20%. EM

    AD 99 HENRIQUES & HENRIQUES FOUNDERS SOLERA 1894

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado doce (cerca de 164 g/l de açúcar residual) elaborado pelo sistema de solera a partir de uma seleção especial de Malvasias velhos, sendo parte deles de 1894. Complexo nos aromas e nos sabores, é um autêntico vinho de contemplação, que inibe qualquer tentativa de descrevê-lo. Mas, vamos tentar… Chama atenção pelas notas florais, terrosas, de especiarias doces e de tabaco, que envolvem suas frutas maduras e em compota, tudo sustentado por sua acidez elétrica (8,7 de acidez total), que traz sustentação e harmonia para toda sua doçura e untuosidade. Sublime, denso, intenso e persistente, tem final complexo, com toques de ervas, de tabaco, de mel, de nozes, de amêndoas, de incenso e de própolis. Álcool 20%. EM

    Henriques & Henriques é uma das poucas casas de Vinho Madeira que continuam a vinificar Terrantez

    TERRANTEZ

    Experimentamos três vinhos produzidos a partir de Terrantez, nessa ordem: 20 Years Old, Garrafeira 1976 e Garrafeira 1954. De difícil manejo, segundo Jardim, e cada vez mais difícil de encontrar, Henriques & Henriques é uma das poucas casas de Vinho Madeira que continuam a vinificar essa casta, que costuma dar vinhos mais austeros e muito refinados, com menor sensação de fruta e de dulçor, repletos de notas florais, terrosas e de frutos secos, como amêndoas.

    AD 94 HENRIQUES & HENRIQUES 20 YEARS OLD TERRANTEZ

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio seco (cerca de 75 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Terrantez, com envelhecimento oxidativo médio de 20 anos em sistema de canteiro. Surpreende pelo perfil austero, com sua acidez pulsante e sua textura cremosa envolvendo suas frutas maduras e secas, conferindo profundidade e fluidez ao vinho. Refinado e persistente, tem final longo, com toques químicos, de frutos cítricos em compota, de tabaco e de cinzas frias. Álcool 20%. EM

    AD 95 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA TERRANTEZ 1976

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado meio seco (cerca de 72 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir de uvas Terrantez, advindas da safra 1976, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos no sistema de canteiro. Austero e refinado, mostra notas florais, de ervas, de especiarias doces e de mel envolvendo seus frutos secos e em compota. Chama atenção pela acidez vibrante e pela textura untuosa e firme, que aporta fluidez, tensão e profundidade ao vinho. Tem final complexo, com toques de nozes, de amêndoas, de tâmaras e de cítricos em compota. Álcool 21%. EM

    AD 97 HENRIQUES & HENRIQUES GARRAFEIRA TERRANTEZ 1954

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Sob Encomenda). Fortificado doce (cerca de 126 g/l de açúcar residual) elaborado a partir de uvas Terrantez da safra 1954, com envelhecimento oxidativo mínimo de 20 anos no sistema de canteiro. Complexo nos aromas e nos sabores, mostra notas terrosas, de folhas secas, de tabaco e de especiarias doces, com sua acidez pulsante e sua textura untuosa ditando as regras e trazendo equilíbrio a toda sua doçura. Tenso e vibrante, mas também concentrado e denso, tem final longo e profundo, com toques químicos, de tabaco, de chá preto e de incenso. EM

    A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850 quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques

    OUTROS VINHOS DA DEGUSTAÇÃO

    AD 91 HENRIQUES & HENRIQUES MONTE SECO

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Não disponível). Fortificado extra seco (cerca de 20 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir da vinificação em branco de Tinta Negra, com envelhecimento oxidativo mínimo de 3 anos no sistema de estufagem. Mostra frutas brancas frescas seguidas de notas florais, de ervas e de frutos secos, tudo apoiado por acidez vibrante e textura firme. Uma boa porta de entrada para o fascinante mundo dos vinhos Madeira. Perfeito como aperitivo. Álcool 19%. EM

    AD 90 HENRIQUES & HENRIQUES RAIN WATER

    Henriques & Henriques, Ilha da Madeira, Portugal (Portus Cale Não disponível). Fortificado meio seco (cerca de 74 g/l de açúcar residual) elaborado exclusivamente a partir da vinificação em branco de Tinta Negra, com envelhecimento oxidativo mínimo de 3 anos no sistema de estufagem. Chama atenção pelas frutas brancas e de caroço acompanhadas de acidez refrescante e textura cremosa. Final cativante com toques de pêssegos e de frutos secos. Álcool 19%. EM

    Curiosidades

    Além do vinho mais que especial, a ilha da Madeira é cheia de encantos. Um dos destinos turísticos mais procurados por europeus, principalmente oriundos dos países nórdicos, parece ainda não ter sido descoberta pelos brasileiros.

    Muito organizada e limpa, com ótima infraestrutura viária e repleta de hotéis dos mais variados níveis, a ilha recebeu diversas as vezes o prêmio de melhor destino turístico do mundo. Além da gastronomia e dos encantos e requintes da cidade de Funchal, é um destino muito procurado para quem gosta de aventura e de passeios na natureza, que incluem desde caminhadas e escaladas, até rafting, passeios de barco e mergulhos, entre outras atrações.

    Para mais informações turísticas acesse o portal www.bymadeira.com. 

    O contraste entre as montanhas íngremes e o mar cria paisagens fascinantes, em que, por pura falta de espaço, as construções mostram-se lado a lado com a vegetação abundante e plantações, entre elas vinhedos e bananeiras. Aliás, mesmo para nós brasileiros, as bananas de lá são um capítulo a parte, aliando doçura e delicada acidez.

    Estando lá, não deixe de provar: bolo de caco (espécie de pão assado com alho e azeite), bolo de mel, biscoitos de mel, broas de mel, mel de cana (parecido com nosso melado), lapas grelhadas da Madeira, espetada madeirense, cracas, picadinho e a poncha (espécie de coquetel, que leva algum tipo de suco de fruta, geralmente de limão, de laranja e/ou de maracujá, gelo, mel de cana e aguardente de cana-de-açúcar).

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Ilustração

    Fraudes em vinhos raros entram em debate em Singapura

    Ilustração

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado

    Ilustração

    O novo jeito de beber vinho

    Imagem Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Vinhedos no Dão

    Vinhos brancos do Dão: elegância, frescor e os melhores rótulos

    Ilustração

    Cava amplia elite Paraje Calificado para 15 rótulos

    Ilustração

    Crus Bourgeois do Médoc ganham novo selo digital

    Ilustração

    Buraco em campo revela adega centenária esquecida

    Messe Düsseldorf / ctillmann

    ProWein: o vinho olha para novos consumidores e mercados em expansão

    Acredita-se que foi o próprio deus Baco quem criou a bebida, mas o vinho era tão venerado que sua origem tornou-se uma lenda

    A história do vinho Falerno e seu renascimento na Itália

    Tour pela França

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado
    1

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado

    \u0027\u0027Fumar charuto é como degustar vinho\u0022
    2

    ''Fumar charuto é como degustar vinho"

    Quanto custa ter o seu vinhedo e fazer o seu vinho?
    3

    Quanto custa ter o seu vinhedo e fazer o seu vinho?

    Como identificar vinho falso
    4

    Como identificar vinho falso

    Os Melhores Brancos da Argentina por até R$ 200
    5

    Os Melhores Brancos da Argentina por até R$ 200

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group