Revista ADEGA
Busca

Mundovino

Pesquisadores desenvolvem tratamento orgânico para doença de Pierce

A chamada DP só era tratada até então com pesticidas, criando um grande problema para produtores orgânicos

Pesquisadores desenvolvem tratamento orgânico para uma praga dos vinhedos

Folha afetada com a doença de Pierce

O primeiro tratamento orgânico do mundo para a doença de Pierce (DP) em videiras foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Texas. Em vinhas com diagnóstico de DP, anteriormente eram necessários inseticidas para reduzir a propagação da bactéria. No entanto, até agora, os vinhedos afetados não conseguiram permanecer orgânicos.

» Marqués de Murrieta celebra Celso La Pastina com rótulo especial

“No caso da DP, a bactéria envolvida é vetorada por um inseto, que se alimenta de tecidos vegetais, então é um vetor que, às vezes, pode ser controlado por pesticidas sistêmicos”, diz o pesquisador e microbiologista Carlos Gonzalez.

Mas as novas descobertas resultaram em um remédio orgânico injetável que cura a planta por dentro. Como acontece com qualquer produto biológico, se você confiar em pesticidas que não são sistêmicos e chover, não vai adiantar muito. Desenvolvemos um tratamento bacteriófago que funciona para curar a planta por dentro, em vez de um produto químico que mata os insetos vetores do patógeno”.

O novo tratamento foi usado em vinhedos de teste do norte da Califórnia e, após duas temporadas, reduziu a extensão da DP em vinhedos com alta pressão de doenças em quase 60%.“É aprovado como orgânico e muitos produtores de vinho querem cultivar dessa forma para que possam controlar doenças e ainda permanecer orgânico”, disse Gonzalez.Nenhuma cura, além de pesticidas, havia descoberta para tratar a DP até agora.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui