Vinho - 05.Out - Safra 2010

Safra 2010 parece excelente, mas teor alcoólico preocupa Bordeaux

por Redação

A safra 2010 de Bordeaux parece de excelente qualidade, no entanto, a previsão do teor alcoólico das uvas após a vinificação está preocupando vinicultores.

Enquanto a colheita de Merlot continua e as primeiras Cabernet Sauvignon esperam para serem colhidas até o final dessa semana, vinicultores da icônica região francesa concordam que o teor alcoólico da produção deste ano será "inegavelmente alto".

"A pele das uvas está tão grossa em alguns lugares que teremos que esperar um pouco mais, até que elas amaciem", disse Jean-François Julien do La Fleur Morange, na região de Saint Emilion. O problema, entretanto, é que essa espera acabe trazendo algo além de maciez: "a nossa preocupação é de, até isso acontecer, os níveis alcoólicos fiquem muito altos", explicou.

Segundo o vinicultor, algumas Merlot podem atingir níveis alcoólicos de 15,5%, "ou até mais". Muito disso se deve ao tempo seco que atingiu a região nos últimos meses, e à falta de chuva que marcou a produção vitivinícola de Bordeaux este ano. Segundo o jornalista francês Jean-Marc Quarin, "Bordeaux está passando por um de seus ciclos mais secos da história. 2010 fica atrás apenas de 2005 e 1998".

OMelhorVinho.com.brQue tal um "Best Buy" da região vitivinícola mais prestigiada do mundo? ADEGA recomenda o Château Haura 2005, um vinho elegante até a última gota. Quer saber mais? Clique aqui!

ESPECIAL: Bordeaux X Borgonha - ADEGA coloca lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo para que você decida qual é a melhor

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Novo dispositivo mostra que Pinot Noir é a casta mais benéfica à saúde

+ L

eilão em Hong Kong arrecada mais de 13 milhões de dólares

+ Mulher encontra sapo em garrafa de vinho e processa supermercado

+ Nova-iorquinos comemoram melhor safra da história

+ Detetive francês acredita que máfia está por trás de roubos de uvas

palavras chave

Notícias relacionadas