A temperatura no decanter

O leitor e assinante da revista Marcelo Pedroso tem uma dúvida sobre como manter a temperatura ideal do vinho quando ele é servido em um decanter


“Olá pessoal da revista ADEGA, tenho uma pequena dúvida sobre a temperatura de serviço de um vinho tinto quando este permanece em um decanter para ‘respirar melhor’. Procuro sempre servir um vinho tinto à temperatura correta e vou controlando-a colocando a garrafa no interior de um balde contendo água gelada sempre que percebo que a temperatura está um pouco acima da ideal. Faço uso de um termômetro que ‘abraça’ a garrafa, o que me dá uma ideia aproximada da temperatura que vou servir. A minha dúvida é: como devo manter a temperatura de serviço deste vinho tinto se o deixar descansando num decanter? Não sei como controlar a temperatura, pois sou um iniciante e não possuo técnica – e nem tato ou paladar – para saber se a temperatura está ideal. Adquiri um decanter de boa procedência e, ao mesmo tempo, bonito, de modo a tornar o consumo do vinho ainda mais prazeroso. Ajudem-me, se possível. Um grande abraço a todos”.

Esta provavelmente não é uma dúvida apenas do Marcelo, mas de outros tantos leitores, portanto decidimos respondê-la em nossas páginas. Definitivamente, é bem mais simples controlar a temperatura de serviço de um vinho, seja ele tinto, branco, rosé, espumante ou doce quando você tem um termômetro que pode ser inserido na garrafa ou mesmo estes modelos que, como nosso leitor possui, “abraça” a garrafa. Assim, é só observar quando a temperatura atinge a graduação necessária e servir. E, novamente como nosso leitor explicou, caso a temperatura aumente, basta resfriar novamente a garrafa colocando-a em um balde de gelo.

Mas e quando o vinho for servido em um decanter? Não há termômetros que “abracem” o decanter e os convencionais costumam ser curtos demais para passar no gargalo dos decantadores mais elaborados e tocar o vinho. Tampouco parece ser simples colocar um decanter dentro de um balde de gelo.

Pois bem, uma saída simples é colocar gelo sobre uma bandeja e posicionar o decanter sobre o gelo. Os decanteres geralmente possuem uma superfície lisa que pode ficar apoiada sobre uma bandeja com gelo. E como saber se a temperatura já atingiu a graduação ideal? Coloque um pouco de vinho na taça e meça com o termômetro. Quer ser ainda mais sofisticado? Arrume um termômetro de infravermelhos (que medem a temperatura sem precisar tocar no objeto).

A questão da temperatura de serviço com decanter é realmente importante, tanto que algumas cristalerias produzem decanteres com pequenas reentrâncias específicas para colocar gelo e ajudar a manter a temperatura de serviço dos vinhos.

Da redação

Publicado em 17 de Julho de 2018 às 10:00


Notícias