Mundovino

Tempestades destroem vinícolas inteiras na Alemanha

Vinho, barris, garrafas e maquinário foram levados pela água na região de Ahr, no oeste alemão


Máquinas limpam a Alemanha após as fortes chuvas

Produtores da Alemanha contabilizam os prejuízos após a grande chuva e inundações que afetaram a região do vale do Rio Ahr no oeste alemão.

De acordo com relatório do Instituto Alemão do Vinho, barris, garrafas e maquinário foram levados pela água, destruindo vinícolas inteiras. A extensão total dos danos em toda a região de Ahr e seus 563 hectares de vinhedos, diz o órgão, levará semanas para ser quantificado.

Os rastros de destruição deixados pela inundação

Além da ajuda financeira concedida pelo governo alemão e por doações, os produtores de vinho de toda o país ofereceram apoio aos mais afetados pelas enchentes com empilhadeiras, tratores para vinhedos e bombas para resgatar o que puder ser salvo.

Uma das mais afetadas foi a Weingut Paul Schumacher que foi completamente destruída, perdendo inclusive todo o maquinário.

“O que aconteceu naquela noite horrível foi tão inimaginável - as pessoas não faziam ideia de que esse tipo de devastação poderia ocorrer”, conta o proprietário Paul Schumacher ao portal britânico The Drink Business.

O Rio Ahr chegou a seu nível mais elevado em 100 anos

O produtor revela que o teto da vinícola desabou com a força da água e todos os equipamentos foram destruídos sem possibilidade de reparação.

“Conseguimos, porém, salvar algumas garrafas. Agora, se as pessoas forem generosas, talvez possamos lançar as bases para reconstruir nosso sustento”, completa.

Parte interna da vinícola Weingut Paul Schumacher

As fortes chuvas levaram o rio Ahr ao maior nível em 100 anos e afetou, além da Alemanha, a Bélgica e a Holanda.

» Gigante do vinho americano é vendida por US$ 1,2 bilhão

» Devo tomar água com ou sem gás com o vinho?

» Heitz Cellar: “Robert Parker, você deve ter pego um resfriado”

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 28 de Julho de 2021 às 14:40


Mundovino Vinho Alemanha Chuva Destruição Vinícolas Vale do Ahr