• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Comércio internacional

    Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre vinhos franceses

    Medida inclui Champagne e reacende tensões comerciais entre EUA e Europa

    Prateleira de vinhos

    por Redação

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar o comércio internacional como ferramenta de pressão diplomática ao ameaçar impor tarifas de até 200% sobre vinhos franceses, incluindo o Champagne. A declaração ocorre após a França sinalizar que não pretende aderir ao chamado “Conselho pela Paz”, proposta liderada por Trump para supervisionar o cessar-fogo e a reconstrução da Faixa de Gaza.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    A iniciativa americana, apresentada recentemente a diversos países, tem gerado críticas por supostamente enfraquecer o papel da ONU na mediação de conflitos internacionais. Autoridades francesas afirmaram que o formato e o estatuto do conselho levantam dúvidas sobre o respeito às instituições multilaterais já existentes, motivo pelo qual Paris decidiu ficar de fora.

    Diante da recusa francesa, Trump indicou que pode retaliar economicamente, atingindo produtos emblemáticos da França no mercado internacional. O presidente norte-americano tem adotado com frequência ameaças tarifárias como instrumento de política externa, estratégia que já foi usada em negociações envolvendo a União Europeia e outros aliados históricos dos Estados Unidos.

    LEIA TAMBÉM: Cabernet Sauvignon produz os melhores vinhos da costa leste dos EUA

    A reação na França foi imediata. A ministra da Agricultura, Annie Genevard, classificou a postura americana como uma forma de “chantagem”, enquanto lideranças políticas e representantes do setor vitivinícola defenderam uma resposta firme da União Europeia. O tema também ganhou força no Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde o presidente francês Emmanuel Macron mencionou a possibilidade de uso do instrumento europeu de combate à coerção comercial, apelidado de “bazuca comercial”.

    Não é a primeira vez que o vinho francês entra no centro de uma disputa com Washington. Em episódios anteriores, ameaças semelhantes chegaram a abalar o mercado, especialmente entre produtores de Champagne, para quem os Estados Unidos representam o principal destino de exportação. Embora nem sempre essas tarifas tenham sido efetivamente implementadas, o impacto psicológico e comercial costuma ser imediato.

    LEIA TAMBÉM: Vinhos de Mâcon perdem direito ao rótulo “Vin de Bourgogne”

    Por ora, o setor acompanha o desdobramento das negociações com cautela. Caso a medida avance, especialistas alertam para efeitos diretos nos preços, nas exportações e no consumo de vinhos franceses no mercado americano, além de um novo capítulo nas já complexas relações comerciais entre Estados Unidos e Europa.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Tour pela França

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    50 anos do Julgamento de Paris e seu legado no vinho
    1

    50 anos do Julgamento de Paris e seu legado no vinho

    TBT garrafas inusitadas! Relembre as 10 garrafas mais inusitadas do mundo
    2

    TBT garrafas inusitadas! Relembre as 10 garrafas mais inusitadas do mundo

    Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente
    3

    Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

    Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser
    4

    Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser

    Estudo aponta efeito do resveratrol da uva contra bactéria da acne
    5

    Estudo aponta efeito do resveratrol da uva contra bactéria da acne

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group