Revista ADEGA
Busca

Enoturismo fora do óbvio

Confira degustações inusitadas nas alturas! Uma taça de vinho na casa da árvore ou uma degustação no alto de um cedro?

Nos Estados Unidos ou na França não faltam opções um tanto quanto únicas para degustar um vinho


Já pensou em degustar um vinho assim?
Já pensou em degustar um vinho assim?

Sonho de criança para adulto aproveitar! Sabia que existem vinícolas com casas nas árvores para você aproveitar a paisagem enquanto bebe seu vinho? Algumas delas têm até uma pequena estrutura de hotel e é possível dormir na casa da árvore.

O nome dessa vinícola no estado da Carolina do Norte (EUA) não engana: Treehouse Vineyards (Vinhedos Casa na Árvore). O proprietário Phil Nordan conta que cresceu numa fazenda e desde a infância ele construía casas nas árvores. Já adulto desejou ter a mesma experiência para ele e a esposa além da filha.

Os vinhedos vieram em 2005 e algumas das opções de casas têm vista para os vinhedos. Uma delas chama-se Papas's Dream e é ideal para casais. Só não pode levar vinho de fora, mas dá para comprar lá mesmo e participar de uma degustação antes da hospedagem. Aliás, uma curiosidade: antes da lei seca na década de 1920, o estado da Carolina do Norte era o maior produtor americano de vinhos. Você encontra informações sobre essa hospedagem clicando aqui.

Ainda nos EUA, mas agora no estado do Texas, a vinícola Sandy Road em Johnson City tem uma area vip, que é uma combinação entre deck e casa na árvore. Nesse espaço são feitas degustações especiais, conduzidas pelos proprietários ou pelo enólogo, acompanhando aperitivos. O objetivo não é só informar e degustar, mas também relaxar tomando uma taça e aproveitando a vista privilegiada dos vinhedos. Infomações podem ser conferidas aqui.

Uma taça de vinho na casa da árvore ou uma degustação no alto de um cedro?  Confira degustações inusitadas nas alturas!
Um vinho em uma casa na árvore? Claro que sim!

Na França, o Château de Rayne Vigneau (1er Grand Cru Classé) de Bordeaux oferece várias experiências especiais para quem os visita, mas uma delas está na categoria que eles mesmos chamam de “Visitas Insólitas”. Baseado nas experiências do jantar nas alturas (mas um pouco mais radical), os enoturistas são sobem através de cordames até uma pequena mesa, no alto de um cedro de mais de 200 anos. Lá em cima, com a vista dos vinhedos do Vale Garonne, são degustados três vinhos, entre eles o Sauternes da propriedade.

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 09/05/2022, às 15h15


Mais Turismo