Um estudo aponta que o vinho tinto pode impactar tanto o desempenho esportivo quanto os resultados de testes antidoping
por Redação
Segundo uma pesquisa da Universidade de Kingston, em Londres, vinhos tintos podem ajudar atletas e jogadores a melhorar seu desempenho, pois aumentam a quantidade de testosterona no organismo. A pesquisa também descobriu que a bebida pode ajudá-los a burlar testes antidoping.
A equipe do professor da escola de Ciência da Universidade, Declan Naughton, descobriu que o vinho reduz o nível de testosterona liberada pelo corpo, o que aumenta a quantidade de testosterona no corpo e distorce os resultados dos testes feitos com amostras de urina. A testosterona é um hormônio natural presente em homens e mulheres.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Ele pode aumentar a massa muscular, a resistência e acelerar a recuperação. E pode ser usado por alguns atletas em forma de remédios e complementos, para aumentar sua capacidade física.
"Pesquisas anteriores mostraram o efeito que anti-inflamatórios podem ter sobre as enzimas", explicou o professor Naughton. "Uma vez que muitos destes suplementos são derivados de plantas, decidimos pesquisar o efeito que determinados alimentos e bebidas podem ter sobre enzimas envolvidas na excreção de testosterona. Escolhemos o chá verde e vinho tinto, porque ambas têm uma enorme variedade de moléculas naturais e nós queríamos ver se eles afetariam a quantidade de testosterona excretada na urina", explicou o professor.
Ele explicou também que o efeito pode variar de um indivíduo para o outro, por causa de fatores como peso, dieta e o tipo de exercício praticado por cada um. Os resultados também mostraram que o efeito é o mesmo para os extratos de vinho que são colocados em alguns suplementos vitamínicos.
+lidas
Por que todos no setor de vinhos ainda prestam atenção em Robert Parker
Cannonau: o vinho da Sardenha que pode ajudar a viver até os 100 anos
Casa de Champagne é acusada de fraude por ex-funcionária
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!