Chile

Chile: crescimento de exportações e comportamento da safra 2024

Exportações em alta de 8,9% em volume no Chile e novidades sobre a safra 2024

Imagem Chile: crescimento de exportações e comportamento da safra 2024

por Sílvia Mascella

A Oficina de Estudos e Políticas Agrárias do Ministério da Agricultura do Chile (Odepa) informou que o total de exportações de vinhos chilenos no primeiro trimestre de 2024 subiu 8,9% em volume e 3% em valor. Foram 183,2 milhões de litros comercializados por 365 milhões de dólares.

O crescimento positivo do trimestre foi por conta dos resultados dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, uma vez que no mês de março os envios de vinhos caíram 7,8% em volume e 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.

LEIA TAMBÉM: Os melhores vinhos chilenos com a Cabernet Sauvignon

A Odepa também recebeu, da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Chile (ANIAE) o informe atualizado da previsão da vindima de 2024, que compila números dos diversos vales e de fontes do país, incluindo as que revelam o comportamento do clima. A temporada de 2023-2024 teve condições climáticas bastante distintas entre as regiões norte, central e sul do país.

Alguns eventos climáticos de maior intensidade afetaram os vinhedos, como os incêndios que atingiram as áreas de Itata e Biobío ao sul, e os incêndios de verão no vale de Casablanca (perto de Santiago), que afetaram em até 5% a produção da região. Os vales de Maule, Colchagua e Cachapoal, na região central, deverão ter diminuição de produção entre 5 e 10% por conta das inundações que aconteceram no inverno do ano passado, sendo que Colchagua foi o menos afetado.

LEIA TAMBÉM: Os melhores vinhos do Chile até 150 reais

Nas regiões de Coquimbo e Atacama a produção poderá cair até 30% em relação à colheita de 2023, por conta da falta de chuvas no inverno. Já a região de Aconcagua teve a melhor condição dos últimos 5 anos e isso deve representar um aumento de até 10% de produção de uvas. O relatório também informa que estão sendo plantados novos vinhedos de Cinsault no vale de Itata, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Camenére e Chardonnay no vale de Maipo e Malbec e Merlot no vale de Maule.

palavras chave

Notícias relacionadas