Dicas importantes

Como agir ao pedir vinhos em restaurantes?

Conheça algumas dicas valiosas de como pedir vinhos em restaurantes

por Redação

Diante de uma carta de vinhos extensa e um sommelier, é comum que os muitos apreciadores de vinho sintam-se sob pressão. O receio de cometer uma gafe, especialmente em um primeiro encontro romântico, é comum.

No entanto, relaxe, pois dominar o básico é mais simples do que parece. Tudo o que é necessário é seguir uma lógica orientada pelo bom senso. A simplicidade deve ser privilegiada sobre a tradição e a rigidez. A seguir, apresentamos o passo a passo do serviço de vinho em um restaurante e conselhos para evitar contratempos.

LEIA TAMBÉM: Sim, há etiqueta ao pedir vinho em restaurantes

  1. Ao chegar no restaurante e pedir (ou receber) a carta de vinhos, leia com calma e não hesite em pedir mais informações. Se surgirem dúvidas, pergunte ao sommelier sobre safras, regiões e produtores. Se necessário, solicite para ver a garrafa antes de decidir. 

  2. Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas. Peça orientação ao sommelier. Ele está lá para ajudar e conhece bem a carta e o menu. Lembre-se, um bom sommelier entenderá suas preferências e orçamento, sugerindo o melhor vinho que harmonize com todos à mesa.

  3. Quando o sommelier trouxer a garrafa solicitada, ele a mostrará antes de abri-la. Verifique se é o vinho e a safra corretos.

  4. O sommelier abrirá a garrafa em um local visível para você e provará uma pequena quantidade apenas para garantir que não esteja estragado. Em seguida, será servida uma pequena quantidade para você provar. 

  5. Confira se o vinho corresponde ao esperado e aceite servir apenas após sua aprovação.

  6. Note que o sommelier servirá menos metade da taça. Isso permite apreciar todos os aromas do vinho.

  7. Um sommelier bem treinado garantirá que todos recebam a mesma quantidade de vinho e, evidentemente, não abrirá outra garrafa sem sua permissão. E a nova garrafa seguirá todo o ritual novamente.

  8. Ao mudar de prato, é comum mudar de vinho. Sinta-se à vontade para experimentar outros vinhos da carta e peça orientação ao sommelier. Você pode solicitar a troca da taça ao mudar de vinho.

  9. Sim, se sobrar vinho na garrafa, você pode levá-la para casa. Se você colecionar rótulos pode pedir para levar a garrafa vazia ou a rolha.

LEIA TAMBÉM: Pães e Vinho no restaurante fazem você pedir mais comida (e bebida)

Se não gostar do vinho, posso pedir para trocar?

Quando se trata de devolver um vinho no restaurante, a regra básica é simples: só o recuse se estiver realmente defeituoso. Se o sommelier discordar de você sobre a qualidade do vinho, pode ser que o problema seja a sua preferência pessoal, não a qualidade do vinho. Nesses casos, ele pode aconselhar contra a troca por outra garrafa do mesmo rótulo.

Se o vinho está em boas condições, mas simplesmente não é do seu agrado, a situação muda. Se foi você quem escolheu o vinho e não gostou, o sommelier não tem obrigação de trocar. No entanto, se o sommelier fez a seleção, o processo é mais simples.

A maioria dos restaurantes aceitará a devolução da garrafa sem muita discussão. É importante notar que a política de troca varia entre os restaurantes. O diálogo, a compreensão e o bom senso são essenciais para resolver qualquer problema.

Se o vinho estiver estragado, o sommelier fará a troca pelo mesmo rótulo.

LEIA TAMBÉM: O medo da escolha na mesa de um restaurante

Por que o sommelier entrega a rolha?

Ao abrir a garrafa, é possível que o sommelier lhe entregue a rolha ou a disponha ao seu alcance. É uma oportunidade de verificar a qualidade do vinho.

A aparência da rolha pode fornecer algumas pistas sobre o vinho que está prestes a ser servido.

Muitos entusiastas de vinho gostam de colecionar rolhas, então, se esse for o seu caso, fique à vontade para levar a rolha como lembrança.

Não é obrigatório examiná-la ou fazer comentários, mas examiná-la faz parte da experiência de apreciação do vinho.

palavras chave

Notícias relacionadas