Fenavinho: a festa do vinho nacional

Nosso garimpeiro confere os bastidores do maior evento da indústria nacional

por Ronald Sclavi

fotos: divulgação
Tarcisio Michelon, organizador do evento
Pela primeira vez, desde 1967, a Festa do Vinho do Brasil, um dos mais tradicionais eventos da enocultura nacional, terá um espaço reservado aos negócios do setor. Agora com o nome de Fenavinho Brasil 2007, o encontro pretende estabelecer um calendário de negócios para a indústria brasileira. Em um misto de festa e feira, na simpática Bento Gonçalves (RS), entre 26 de janeiro e 20 de fevereiro, o vinho nacional estará em destaque.

O Projeto Comprador é a grande inovação do evento. Os organizadores selecionaram 30 entre os mais representativos compradores da indústria nacional e mais dez importadores para uma rodada de negócios, nos dias 8 e 9 de fevereiro. Serão cerca de 100 encontros, de 30 minutos cada, que têm como objetivo unir os interesses de produtores e comerciantes do vinho nacional.

#R#

Com o apoio do Sebrae, Apex e Ibravin, o evento conta com treinamento para os produtores, além de toda a assessoria necessária aos compradores. "A idéia é reunir compradores de todos os tipos e portes, de lojas até grandes redes de varejo", afirma o vice-presidente de Negócios e Promoção do Vinho Brasileiro da Fenavinho Brasil 2007, José Fernando da Silva Protas.

Pesquisador do Ibravin, Protas acredita que o Brasil tem condições de sobra para competir com o mercado internacional, muito além do universo dos espumantes. Para o especialista, o maior problema do mercado é o universo promocional dos vinhos. Segundo Protas, a indústria ainda não conseguiu superar o preconceito de formadores de opinião para convencer o público sobre as qualidades do vinho produzido aqui.

O evento também prevê uma rodada de workshops para a troca de experiências entre os mais variados centros produtores brasileiros, unindo as serras gaúchas com industriais e agricultores de Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e Minas Geriais.

Tecnologia

Máquinas, insumos, implementos, ferramentas, produtos e serviços destinados ao mercado do vinho estarão expostas em um espaço dedicado exclusivamente à tecnologia. Produtores poderão assistir a demonstrações e até fazer um test drive com equipamentos de última geração.

"Desde sua primeira edição, a Fenavinho sempre teve caráter de festa. Com a evolução do setor vitivinícola brasileiro, a atual diretoria entendeu que era necessário reformular este conceito. Hoje, a Fenavinho é uma Festa e uma Feira. O grande objetivo é realizá-la anualmente sendo festa e feira independentes", explica o comandante do evento, Tarcisio Michelon.

Para tornar-se o calendário do vinho brasileiro, "a idéia é tornar a Fenavinho anual. Já está confirmada sua realização a cada dois anos sempre neste período. O próximo passo é articular o setor para fazer com que ela aconteça anualmente. Depois de ter ficado 10 anos sem acontecer, a Fenavinho precisa passar por um processo de resgate e revitalização", admite Michelon.

fotos: divulgação
Enoteca proporcionará aos visitantes mais conhecimentos sobre o mundo do vinho

#Q#

Vinho & Festa

Entre festa e feira, quem sai ganhando é o público. Os organizadores preparam um grande espetáculo cênico para contar a história do vinho. Realizado com as mesmas técnicas do Boi Bumba de Parintins, no Amazonas, o show terá quatro palcos fixos, cenários de fundo, gigantescas alegorias em movimento, centenas de figurantes e efeitos especiais de vídeo, som, luz e pirotecnia.

Técnicos do Boi Garantido estão em Bento Gonçalves desde outubro para montar as esculturas e alegorias que farão parte do espetáculo, sob a Direção de Arte e Cenografia de Antônio Cansanção. Toneladas de ferro e isopor e centenas de litros de tinta e cola, além de muito tecido, foram utilizados na confecção das alegorias, muitas delas chegando a medir 15 metros de altura.

Cerca de 500 figurantes da própria comunidade dividem os palcos com atores e bailarinos. Figuras como Dioniso, Baco, Cleópatra, Marco Antônio, Dom Pérignon, Napoleão Bonaparte e Pasteur fazem parte do roteiro, escrito pela museóloga e diretora geral do espetáculo, Maria Stefani Dalcin.

Com apoio da Lei Rouanet, o espetáculo acontecerá aos sábados, a partir das 21 horas, em uma arena montada ao ar livre junto ao kartódromo Aristides Bertuol, no Parque da Fenavinho. Os organizadores esperam um público aproximado de 4,5 mil pessoas.

Matéria-prima

fotos: divulgação
fotos: divulgação
Pavilhão dos expositores

O visitante também poderá conhecer com detalhes a matéria-prima do vinho. Agricultores e produtures inscreveram variedades viníferas européias de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Ancelotta, Chardonnay, Riesling Itálico, Moscato Branco, Trebiano e Prosecco; híbridas e comuns Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada, Concord, Jaquez e Lorena, além de uvas de mesa.

Localizada no Pavilhão A, a exposição de uvas terá caráter educativo. Será possível conhecer as inúmeras variedades de uvas cultivadas no Brasil, além de aprender sobre suas características e vinhos elaborados. A exposição será resultado de um concurso dos melhores cachos de uvas. Os critérios de avaliação contemplarão o padrão varietal, uniformidade dos cachos e bagas, sanidade e quantidade de resíduos agrotóxicos.

Negócios e festas se encontram, no maior evento destinado exclusivamente ao mercado nacional.

Serviço:
De 26 de janeiro a 20 de fevereiro de 2007
Sextas, das 14h30 às 22h30
Sábados e Domingos, das 10h às 22h30
Segunda e Terça-feira de Carnaval (dias 19 e
20 de fevereiro), das 10h às 22h30
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves,
na Serra Gaúcha
Espetáculo Cênico: 27 de janeiro, 03, 10 e
17 de fevereiro
Horário: 21 horas
Local: kartódromo do Parque da Fenavinho

palavras chave

Notícias relacionadas