Adega responde

Qual a temperatura ideal para o vinho laranja?

Número pode variar entre 7 e 14°C

por Redação

Dezoito graus celsius para os tintos, 10 para os brancos, seis para os espumantes... Todo enófilo costuma ter essa tabela de temperatura de serviço na cabeça, com algumas variações obviamente. Tintos mais leves tendem a ser melhor aproveitados mais resfriados que os mais pesados, assim como brancos mais encorpados também costumam ser servidos com temperatura um pouco mais alta que os mais ligeiros.

Há guias de temperatura de serviço que dão sugestões não somente por tipo de vinho, mas por denominações específicas. Mas, mesmo os mais completos andam precisando de algumas atualizações recentemente, muito em virtude da onda dos vinhos laranjas.

Vinhos laranjas resumidamente são brancos produzidos após longas macerações com suas cascas, o que os torna levemente âmbar, e, também, com características bastante diferentes dos vinhos brancos convencionais.

Alguns dirão que, para pensar em temperatura de serviço, pode-se seguir a regra dos rosés. Em alguns casos, pode funcionar. Tendemos a servir os rosados com temperaturas entre 7 e 12ºC. Esse escopo pode dar certo diante de laranjas mais leves, com macerações mais curtas. Já para os mais estruturados, com macerações bastante longas, sugere-se que sejam servidos entre 12 e 14ºC, para que mostrem melhor suas qualidades aromáticas e gustativas. Há, porém, quem defenda que eles devem ser tratados simplesmente como tintos e servidos em temperatura similar (pouco abaixo dos 20ºC). A sugestão, contudo, é pensar neles como se fossem “tintos leves”, que podem ser consumidos um pouco mais refrescados, mas não demasiadamente.

palavras chave

Notícias relacionadas