Vinho brasileiro na direção certa

II Workshop Fenavinho Brasil mapeou as diretrizes para o produto nacional

Christian Burgos em 4 de Março de 2009 às 14:47

divulgação Miolo

Antecedendo a abertura da Fenavinho Brasil 2009, aconteceu o II Workshop Fenavinho Brasil, cujo tema foi "Cenários e Tendências do Mundo do Vinho". ADEGA esteve presente para acompanhar esta importante iniciativa que contou com a presença de produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Vale do São Francisco, além de importadores e distribuidores de vinho.

Os temas foram muito bem escolhidos e apresentados por gente que entende do assunto. Carlos Paviani falou sobre o desempenho competitivo dos produtos brasileiros no mercado interno. Os resultados do "Estudo do Mercado de Vinhos e Espumantes do Brasil" foi a base para José Fernando Protas traçar o perfil do consumidor e canais comerciais no País. Uma análise do desempenho de vinhos importados foi amplamente coberta por Tibor Sotkovszki, Adolar Hermann e Domingos Meirelles.

Em um exemplo de como a informação certa faz a diferença, a organização convidou a palestrar o brasileiro Dirceu Vianna Junior, que, há 20 anos, vive no exterior e exerce o cargo de comprador de vinhos de uma das mais importantes redes de comércio de fermentados na Inglaterra. Dirceu brindou os presentes com a peculiar visão de um grande comprador sobre as oportunidades e o comportamento do estrangeiro perante o produto brasileiro. Mas, não existe mágica, o segredo é qualidade e muito trabalho feito de maneira profissional.

Morgana Miolo confidenciou à ADEGA sobre os cinco anos de trabalho antes de Dirceu fazer o primeiro pedido de vinhos da marca. Foram necessários quatro anos com Dirceu degustando cada safra em feiras na Europa para finalmente dizer: "Parabéns, no ano seguinte, encontro-os novamente na feira para fazer o primeiro pedido".

Na última palestra, Eduardo Muniz apresentou o plano estratégico, desenvolvido a 44 mãos, para a marca Wines from Brazil. Ao final, calorosos aplausos seguiram a apresentação de um vídeo da campanha institucional que divulgará a marca dos vinhos brasileiros no País e no exterior.


Terroir Brasil

Artigo publicado nesta revista

Tinto ou Branco?

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 202,80R$ 405,06R$ 202,80R$ 202,80
Assine Agora porR$ 182,52R$ 324,04R$ 119,96R$ 119,96
Desconto
EconomizaR$ 20,28R$ 81,02R$ 82,84R$ 82,84
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 60,84 6x R$ 54,00
Assinando agora você GANHA também 1 Pôster das Cores do Vinho 1 Etilômetro + Pôster das Cores do Vinho
Tinto ou Branco?

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar



Receba o boletim Revista ADEGA

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas