Saúde

Vinho pode baixar taxas de depressão

Entenda o estudo publicado na revista BMC Medicine

por Redação

Um estudo conduzido por especialistas espanhóis da área médica – publicado na revista BMC Medicine – apontou que o consumo moderado de vinho pode estar relacionado a menores taxas de depressão.


Cientistas colheram dados de 5.505 homens e mulheres e descobriram que a ingestão moderada, de 5 a 15 gramas por dia de álcool, está associada a uma taxa 28% menor de chance de depressão. E, o consumo de vinho, entre duas e sete taças por semana, está relacionada a uma taxa 32% menor de depressão. “O vinho pode ajudar a prevenir a depressão entre as pessoas que não estão deprimidas, mas não podemos dizer que ele pode ajudar aquelas que já estão”, atesta Miguel Martínez González, coautor do estudo.

Segundo os cientistas, uma das explicações para essa ajuda na saúde mental pode virdo resveratrol, que tem propriedades neuroprotetoras. Neuroproteção aplicada ao hipocampo (área que tem papel fundamental no desenvolvimento da depressão aguda) pode prevenir quem bebe moderadamente de desenvolver depressão”, diz o estudo.

+ Descubra outros benefícios do vinho para a saúde

palavras chave

Notícias relacionadas