No ritmo da maré

Vinícola brasileira envelhece espumante no fundo do mar francês

Miolo produz edição especial do rótulo Cuvée Tradition Brut com imersão de garrafas em cave submarina

por Por Maria Bolognese

A Miolo é a primeira vinícola brasileira a realizar a imersão de garrafas em cave submarina. Para celebrar o desempenho de vendas do Miolo Cuvée Tradition Brut tanto no Brasil como no mercado francês, a vinícola adotou um sistema singular para o envelhecimento e estabilização de um novo lote do produto: a imersão submarina.
Produzido no Vale dos Vinhedos (RS), com uvas Chardonnay e Pinot Noir, pelo método tradicional, com fermentação na própria garrafa, o lote foi levado para a Europa e já está há pouco mais de dois meses submerso em caves no fundo do mar na região da ilha francesa Ouessant, na província de Bretagne, no Atlântico Norte, onde permanecerá pelo período total de um ano.
Dispostas horizontalmente em um container especial, as garrafas acompanham os movimentos das marés e permanecem em contato com a água em uma temperatura que varia entre 11ºC e 13ºC e com o ar, em uma
[Colocar Alt]
 variação entre 8ºC e 10ºC. Esse conjunto de fatores proporciona condições ideais de envelhecimento e ainda confere características excepcionais aos vinhos, segundo seu produtor. 
Adriano Miolo revela que os efeitos resultantes do processo são percebidos tanto em degustações como em testes laboratoriais. “Um espumante submerso apresentou 10 vezes mais compostos moleculares do que os envelhecidos pelo método tradicional. Esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do vinho”.
Nas degustações às cegas, feitas periodicamente, os resultados já atestam a qualidade do processo, que, segundo Miolo, "revelam um sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor, percebendo-se, também, apuradas notas de manteiga e castanha”.
O lote submerso do Miolo Cuvée Tradition Brut será retirado do mar em novembro deste ano, e comercializado no Brasil e na França em uma edição especial.

palavras chave

Notícias relacionadas