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Vinícola californiana une o vinho à escultura

Sculpterra exibe obras de arte em jardim

por Arnaldo Grizzo

Pumas, sereias, mamutes. Ao adentrar a vinícola Sculpterra, na Califórnia, tem-se a impressão de que se está em um jardim exótico. De um lado surge um gato gigante esculpido em bronze, de outro, um cavalo em ferro retorcido, mais adiante uma sereia emerge de uma fonte, peixes de proporções gigantescas, borboletas etc. Todas obras de artistas comissionados por Warren Frankel.

A história da vinícola começou em 1979, quando este médico, sua esposa e seus fi­lhos resolveram se mudar para Paso Robles. O nova-iorquino Frankel havia feito sua especialização na famosa universidade UCLA e decidiu que queria viver uma vida mais tranquila, no campo. Ele adquiriu alguns hectares de terra em Linne Valley. Lá plantou pistaches. Pouco depois, um pequeno vinhedo de Cabernet Sauvignon.

Com o tempo, resolveu investir mais no vinho. Em 1997, plantou mais variedades, aumentando o leque de possibilidades da vinícola. Mas, assim como o negócio do vinho cresceu, oresceu também a paixão pela arte de Frankel. Para criar um “universo” de criaturas em seu jardim, ele comissionou o amigo John Jagger. Durante cinco anos, o artista produziu diversas obras monumentais para a Sculpterra.

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Warren Frankel deixou Nova York para começar uma vinícola em Paso Robles em 1979

BRONZE E GRANITO

Jagger, falecido em 2013, elaborou esculturas em bronze e granito, a maioria delas enorme e baseada em animais ou seres imaginários. Uma das primeiras a serem vistas é um gato de quatro metros de altura com longos bigodes e 9 toneladas. Emergindo de uma fonte, Jagger fez uma sereia de mais de três metros de altura, toda em bronze. Um de seus trabalhos mais simbólicos é a “Eternal Flame”, a chama eterna, que representa a chama do inextinguível espírito humano.

“Foi a Providência que uniu Warren Frankel e eu. Com seu sonho de se cercar com as belas artes, e eu me perguntando o que seria o meu ‘canto do cisne’, nossa associação foi perfeita e certamente não foi coincidência”, a­rmou Jagger. Além dos trabalhos gigantescos expostos no jardim, ele ainda criou esculturas menores que ­cam expostas no interior na vinícola, muitas delas à venda.

Parte da renda obtida com as esculturas e também com os vinhos da Sculpterra vão para uma fundação de médicos “The Healing Hands”, fundada por Frankel, que envia médicos em missões de ajuda para locais afetados por desastres naturais.

Esculturas de John Jagger e Dale Evers estão espalhadas pelos jardins

SEGUINDO O MESTRE

Após a morte de Jagger, quem assumiu seu lugar como “artista em residência” foi Dale Evers. Ele teve Jagger como mentor no início de carreira e manteve a influência do mestre nos trabalhos da vinícola. Uma de suas obras mais comentadas do jardim da vinícola é Mega Focus, com mais de sete metros de altura, representando a força da humanidade. Outra é seu carrilhão de vento adornado por borboletas.

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Mas antes mesmo de Evers, a propriedade já havia recebido trabalhos de Robert Bentley. O suntuoso portão de entrada, assim como outros tantos ornamentos em ferro produzidos por ele em estilo barroco (como candelabros, por exemplo), decoram a sala de degustação. Bentley, no entanto, não é o único outro artista a ­gurar na Sculpterra.

Uma vasta lista de pintores, fotógrafos, designers etc., ou seja, artistas de todos os gêneros, passaram por lá e produziram obras. Um deles é o dominicano Robert Maja, com algumas de suas pinturas embelezando a sala de degustação, assim como a “Criação” (desenhada no teto, em clara alusão ao trabalho de Michelangelo na Capela Sistina, no Vaticano) de Steve Kalar, natural de Paso Robles. Mas há trabalhos de Jim Albeter, Joe Tomei, Paul McCloskey, Douglas Tharalson, Bruce Marchese, Jack Oliver, W.B. Eckert, Dana Kimberly Hixon, Josh Talbott, Linda Denman, Dennis Curry, Darren Brown, entre outros.

Segundo a família Frankel, Sculpterra é um trabalho aberto. De tempos em tempos, novas obras vão sendo acrescentadas para formar um conjunto de beleza exótica.

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