Onda de calor

Os melhores vinhos brancos até 150 reais para enfrentar a onda de calor

O final do verão precisa de refresco. Veja nossas dicas de vinhos brancos por até 150 reais

Últimos de dias de um verão super quente pedem vinhos brancos
Últimos de dias de um verão super quente pedem vinhos brancos

por Silvia Mascella

Oficialmente o verão aqui no hemisfério sul terminará poucos minutos depois da meia-noite do dia 20 de março (quarta-feira) pelo horário de Brasília, e se estenderá até o dia 21 de junho. No entanto, as águas de março que fecham o verão, como na música cantada por Elis Regina, serão menos intensas na região sul e sudeste e uma imensa massa de ar quente dominará essas regiões até o último dia do verão, aumentando também as temperaturas no nordeste.

Hidratação é uma das chaves nesse período. Mas como quem é do mundo do vinho não resiste a uma boa oportunidade para provar algo novo, a dica para esses dias são os vinhos brancos, e com preços bem convidativos, para comprar mais de uma garrafa e provar variados estilos.

LEIA TAMBÉM: Aligoté, a outra uva branca da Borgonha

As principais uvas brancas dos vinhos que chegam ao Brasil (e de muitos produzidos aqui também) são velhas conhecidas de todo o enófilo: Chardonnay e Sauvignon Blanc. A primeira é uma uva não aromática, popular no mundo inteiro e que fica bem tanto quando seu vinho passa por madeira como quando é feito sem passagem em carvalho. A segunda é uma uva super aromática, que gosta de climas frios e tem uma legião de apaixonados e alguns haters.

Felizmente para nós brasileiros, a Argentina nos envia também Torrontés muito interessantes e perfumados, Portugal tem uma legião de Vinhos Verdes tanto de corte quanto varietais das deliciosas uvas Loureiro e Alvarinho e da Alemanha chegam Riesling muito interessantes e diferenciados.

LEIA TAMBÉM: Excelentes vinhos brancos portugueses por até R$ 120

Entre os brasileiros há uvas bem agradáveis para os dias quentes, como a Garganega (que vem da Itália), Lorena (criada pela Embrapa), Viognier e Pinot Grigio, entre outras. Sem esquecer os brancos de corte, sejam chilenos, espanhóis ou portugueses. O que vale mesmo é colocar umas três garrafas diferentes na porta da geladeira, deixar por uma hora ao menos e depois colocar o escolhido num balde com gelo e água na mesma proporção. Em 20 minutos estará perfeito e você poderá aproveitar na praia, na beira da piscina, sob o ar condicionado ou o ventinho na varanda.

Veja abaixo as muitas sugestões de vinhos brancos até 150 reais recentemente degustados por ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas