Escola do vinho

Saiba quando e como usar um saca-rolhas tipo pinça

Instrumento pode ser utilizado com garrafas de rolhas mais antigas

por Arnaldo Grizzo

[Colocar Alt]

Se a função primordial de um saca-rolha é tirar a rolha da garrafa, o que há por trás do fato de haver modelos diversos? A forma como a rolha é retirada. Ou seja, os diferentes tipos de saca-rolhas não são apenas “modismos”. Os saca-rolhas convencionais, que possuem uma espiral que é introduzida no centro da cortiça, nem sempre são os mais indicados para executar o trabalho. Diante de rolhas velhas e quebradiças, eles podem fazer com que elas se esfarelem e pedaços de cortiça caiam no líquido. Pior, podem sequer conseguir retirá-las do gargalo diante de sua fragilidade. É em casos como esse que entra em cena um dos modelos de saca-rolha menos conhecidos e, à primeira vista, mais intimidadores, o tipo pinça. Esse instrumento é formado por duas lâminas finas paralelas, uma delas, contudo, levemente maior do que a outra. Essas lâminas servem para serem deslizadas entre a cortiça e o vidro e, dessa forma, retirar a rolha sem que ela se quebre. Sendo assim, diante de uma garrafa de um vinho antigo, não titubeie. Tenha à mão um saca-rolha tipo pinça para fazer o serviço sem correr o risco de danificar a rolha.

COMO USAR

Apesar da forma um pouco intimidadora, usar a pinça não é tão complicado quanto parece. Primeiramente, tire o lacre do vinho e assegure-se de limpar os resíduos que possam haver sobre a rolha. Em seguida, pegue o lado maior da lâmina e comece a inseri-la sutilmente entre a cortiça e o vidro com movimentos leves. Tome cuidado apenas para não forçar a rolha para dentro da garrafa. Assim que essa ponta estiver dentro, insira a ponta da outra lâmina. Para descer ambas as lâminas, faça um movimento de vai e vem lateral com o punho, forçando levemente para baixo. Dessa forma, as lâminas devem descer facilmente pelo gargalo. Pinça colocada, é hora de retirar a rolha. Para isso, você deve girar e subir o saca-rolha em pequenos movimentos (não puxe direto para cima, pois, dessa forma, as lâminas vão sair sem nada). Assim, a rolha ­cará presa entre as duas lâminas e sairá do gargalo sem maiores problemas. No fi­m das contas, além de ter o vinho aberto, sua rolha estará em perfeitas condições.


CURIOSIDADE

[Colocar Alt]

O saca-rolha tipo pinça também é conhecido como “Butler’s Thief”, algo como “mordomo ladrão”. Isso porque, como ele não deixa marcas na rolha como um saca-rolha convencional (tipo espiral), antigamente os mordomos das casas usavam-no para abrir garrafas caras das adegas de seus senhores, consumi-las e depois preenche-las com vinhos mais baratos sem que a trapaça fosse percebida.

palavras chave

Notícias relacionadas