Enoarquitetura

Castello Di Semivicoli: o ícone do enoturismo de Abruzzo

O esplendor da região de Abruzzo se resume do alto do Castello Di Semivicoli, pertencente ao grupo Masciarelli

por Arnaldo Grizzo

[Colocar Alt]

Castello foi completamente reformado e tornou-se um hotel de luxo com apenas 11 quartos

Semivicoli é uma vila, que pertence à cidade de Casacanditella, na província de Chieti, e fica 365 metros acima do nível do mar. De lá, podese apreciar a beleza do monte Maiella (dito também Majella, conhecido como a montanha sagrada, ou montanha mãe, uma das regiões mais altas dos Apeninos) com seu topo coberto de neve e o azul inebriante do mar Adriático. Perto de San Martino sulla Marrucina e Guardiagrele, o Castello di Semivicoli nasceu em uma parte da Itália, onde o ritmo das estações e a sensação de simplicidade ainda são fundamentais: Abruzzo.

San Martino sulla Marrucina e Guardiagrele são duas pequenas comunas de Abruzzo. Sobre Guardiagrele, o poeta e dramaturgo italiano Gabriele D'Annunzio escreveu como sendo "o Terraço de Abruzzo", por sua maravilhosa vista das montanhas de Maiella.

Construção data dos séculos XVI e XVII e sua posição permite ver tanto os apeninos quanto o mar Adriático

De castelo a hotel

Foi nesse ambiente que Gianni Masciarelli fundou sua adega, em 1981. O Castello di Semivicoli, transformado em um hotel de alto luxo, é um dos pontos centrais de sua empresa. O antigo palácio do Barão Semivicoli fica sobre uma colina entre o rio Foro e a torrente Dendalo, na província de Chieti. A impressionante estrutura - que já foi de posse de um convento de freiras, produtoras de cera de vela, bem como do Barão Perticone - foi construída entre séculos XVI e XVII. Contudo, as primeiras documentações sobre o castelo datam do século XIX, quando ele já era dos lordes Valignani, de Chieti, que o dominaram durante 200 anos.

Veja também:

Enoturismo na Sicília

O branco de Terlan na Itália

A jornada de Rodrigo Redmont e da vinícola Talamonti

O castelo foi adquirido em 2004 por Gianni (influenciado pela esposa, Marina Cvetic), que o reformou e fez dele mais do que simplesmente um hotel, um lugar de visita obrigatória em Abruzzo para quem quer relaxar e aproveitar o que há de melhor no clima da região. São apenas 11 quartos que misturam extrema elegância com um toque sutil de rusticidade medieval, tanto que todos os quartos possuem lareira.

[Colocar Alt]
[Colocar Alt]

Reforma do arquiteto Lelio Oriano di Zio manteve as principais características do lugar, assim como móveis originais e tonéis de vinho de 1817

Ao redor de Abruzzo

A reforma foi empreendida com a ajuda do arquiteto Lelio Oriano di Zio. As obras mantiveram a estrutura pomposa do castelo e, ao mesmo tempo, deram um tom de modernidade e conforto para receber os hóspedes, sempre com a preocupação de interferir o mínimo possível - tanto que móveis originais foram preservados.

Castello di Semivicoli fica sobre uma colina entre o rio Foro e a torrente Dendalo, na província de Chieti

Quem entra pelo grande pórtico chega logo a dois grandes salões: a antiga cozinha e a "Stanza del Peccato" (sala do pecado), uma passagem estreita que dá direto em um pátio da antiga capela. A prensa de madeira de óleo de oliva de 1868 foi mantida original, assim como os grandíssimos tonéis de vinho de 1817. Durante o restauro, uma parte subterrânea foi descoberta por acaso e é usada como cave. O jardim interno ainda possui árvores seculares.

O ponto mais alto do castelo é uma suíte do último andar, chamada de Granaio (Celeiro), de 120 metros quadrados, que ocupa o espaço do antigo celeiro do sótão e possui 18 janelas - cuja vista alcança 360o e o visitante pode apreciar tanto o mar Adriático quanto as montanhas. De lá, mais do que observar o mundo ao redor, é possível contemplar o universo ímpar e maravilhoso de Abruzzo.

Os melhores vinhos de Abruzzo

palavras chave

Notícias relacionadas