Dica prática

Como escolher o vinho ideal para um risoto

Confira sugestões de uvas que melhor combinam com cada tipo de sabor de risoto

Canva
Canva

por Paula Daidone

Para harmonizar o vinho com risoto, é necessário saber qual será o sabor do prato. A regra básica da harmonização, que é elencar os ingredientes com sabor mais aparente da receita, deve ser aplicada a essa combinação. O caldo também é algo a se considerar, pois ele dará gosto ao grão, e a intensidade poderá interferir na escolha do vinho. 

Para equilibrar a característica untuosa do prato é necessário que o vinho apresente ao menos uma das seguintes sensações: acidez, efervescência, tanino e álcool. Preparos com carne vermelha e embutidos pedem por vinhos tintos, pois precisam de tanino para neutralizar a gordura oriunda da proteína animal. Pratos onde o queijo é o destaque, um vinho branco cai melhor, pois a alta acidez do vinho irá equilibrar o paladar.

  • Confira a seguir algumas sugestões de uvas ou tipos de vinho para acompanhar o risoto, de acordo com o sabor da receita:
  • Risoto de abobrinha, aspargos, limão siciliano, alho poró - Trebbiano, Sauvignon Blanc, Fiano, Alvarinho, Chenin Blanc
  • Risoto de palmito, frango, bacalhau - Chardonnay, Falanghina, Marsanne, Ribolla Gialla, Trebbiano
  • Risoto de abóbora, cenoura, gorgonzola - Malvasia, Riesling, Fernão Pires, Gewürztraminer
  • Risoto de camarão, lula, polvo, crustáceos - Branco cítricos, rosé ou espumante brut
  • Risoto 4 queijos, damasco, pera, nozes, amêndoas - espumante brut pelo método tradicional
  • Risoto de Bacon, linguiça, carne seca, presunto cru, parmesão - Cabernet Sauvignon, Merlot, Aglianico, Baga, Sangiovese, Touriga Nacional, Nebbiolo

palavras chave

Notícias relacionadas