A uva Catalã

Conheça a Xarello para além dos espumantes

Veja detalhes sobre a Xarello, uma das variedades espanholas mais usadas em espumantes, mas que se destaca entre brancos tranquilos

Imagem Conheça a Xarello para além dos espumantes

por Arnaldo Grizzo

É mais comum vermos o nome Xarello relacionado aos famosos Cavas, os clássicos espumantes espanhóis, mas essa uva também produz brancos tranquilos de grande qualidade.

LEIA TAMBÉM: Montepulciano: a uva que tem nome de uma região, mas é de outra!

Confira curiosidades sobre a Xarello.

  • Como escreve? 
    Os catalães escrevem Xarel×lo, mas a versão com hífen também é aceita (Xarel-lo), já que esse ponto catalão entre os dois “L” raramente existe nos teclados. Contudo, mesmo os espanhóis já escrevem Xarello, sem hífen, para facilitar.
  • Origem 
    A primeira menção a essa variedade, com o nome Xerello, é de 1785 na região do Penedès.
  • Clarete? 
    Acredita-se que o nome tenha sido derivado do italiano “chiarello”, que significaria “claret”, um vinho tinto de cor bastante pálida.
  • Parentesco 
    Testes de DNA apontam que a Xarello pode estar relacionada à Macabeo, uva com a qual é muito confundida e também muito misturada em blends.
  • Cava 
    A Xarello costuma gerar vinhos com grande acidez e estrutura, e por isso é uma das mais usadas nos clássicos espumantes Cava, onde tende a ser mesclada com Parellada e Macabeo.
  • Proteção 
    Estudos apontam que a Xarello possui altos níveis de resveratrol, um poderoso antioxidante, o que ajuda a vinha a se proteger de doenças.

LEIA TAMBÉM: Glera, a uva do Prosecco e seus nomes menos conhecidos

palavras chave

Notícias relacionadas