Os melhores vinhos produzidos com Albariños degustado por ADEGA

Conheça algumas curiosidades sobre a uva branca mais famosa da península ibérica

Divulgação
Divulgação

por Arnaldo Grizzo

Alvarinho, ou Albariño, é a variedade branca que dá vida a alguns dos mais celebrados vinhos do noroeste de Portugal, especialmente no Minho, e também da Espanha, na região da Galícia, na fronteira norte portuguesa e ainda no Uruguai.

  • No final do texto você ainda pode conferir a lista com os melhores Alvarinho e Albariño degustados por ADEGA. Lembre-se, as buscas com ambas nomenclaturas retornam resultados diferentes.

Nova ou velha?

A primeira menção sobe a Alvarinho surgiu somente em 1843, contudo, especialistas acreditam que ela é uma variedade muito mais antiga devido à sua enorme diversidade morfológica.

Galega ou portuguesa?

Vinhedos entre 200 e 300 anos de idade na região da Galícia, na Espanha, sugerem que a variedade tenha sido originada tenha realmente na região, ou em Portugal, mas não há provas conclusivas.

É Albariño mesmo?

Devido a um erro de mapeamento, durante muito tempo a Savagnin Blanc foi confundida com a Albariño na Espanha e, também por isso, muito do que hoje é tido como Albariño na Austrália pode ser Savagnin.

Denominações

As duas denominações de maior prestígio da Alvarinho são Rías Baixas, na Espanha, e Vinhos Verdes, onde ela pode dar origens a varietais nas sub-regiões de Monção e Melgaço, em Portugal.

Características

A Alvarinho costuma produzir vinhos com acidez pungente, aromas e sabores que lembram frutas cítricas, além de notas florais e possivelmente alguns toques de mineralidade. 

  • Confira no carrossel os melhores Albariños degustados pela Revista ADEGA

  • Confira no carrossel os melhores Alvarinho degustados pela Revista ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas