A trajetória da Montblanc, uma empresa com mais de um século de sucessos
Thalita Fleury Publicado em 03/07/2008, às 08h52 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45
Novos investimentos
A década de 1990 marcou o início de uma nova fase. Investindo em seu crescimento, a Montblanc passou a oferecer produtos diferenciados aos clientes. Foi assim que os artigos de couro, relógios, óculos, acessórios de joalheria e perfumes passaram a disputar espaço com as canetas que deram origem à empresa.
A primeira coleção de relógios era composta de 13 modelos, sendo a maioria deles para o público masculino. Hoje, a coleção possui onze linhas e 269 modelos diferentes. O resultado foi tão aprovado pelos consumidores que os relógios transformaram-se no segundo item mais vendido da grife.
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Para elas
Na mesma época, a grife decidiu também investir em uma aproximação com as mulheres. Foi desenvolvida uma série de produtos desenhados para o público feminino: canetas, agendas e carteiras de couro, bolsas, óculos, relógios e perfumes. "E não se resume aos produtos. Cada boutique da Montblanc tem um espaço reservado para esse público, com decoração e produtos voltados exclusivamente para elas", diz diretora de marketing Adriana Tombolatto.
Pensando nelas, a Montblanc também se tornou sócia-fundadora, em 2004, do prêmio Women´s World Awards. Ele acontece em parceria com Mikhail Gorbatchev e é oferecido a mulheres talentosas e de fama internacional que oferecem consideráveis contribuições para a sociedade. Já foram vencedoras de diferentes categorias do prêmio a cantora Whitney Houston, a estilista Vivienne Westwood e as ativistas sociais Waris Dirie e Bianca Jagger.
Cultura
Por suas raízes na cultura escrita, a Montblanc considera como sua responsabilidade o comprometimento tanto com a arte da escrita como com diversos outros segmentos artísticos. Por isso, desde 1992, são realizadas numerosas iniciativas internacionais de patrocínio nas áreas de literatura, balé clássico, música e artes plásticas.
Inicialmente, foi criado o Montblanc de la Culture Arts Patronage Awards, prêmio internacional dedicado aos patronos das artes. Esses patronos foram a inspiração que deu origem às edições limitadas que são produzidas anualmente pela marca. Além deste, nos últimos doze anos a grife também tem realizado o prêmio Montblanc Arts Patronage Award, uma homenagem oferecida àqueles que contribuem para a expansão da cultura e das artes nos dias atuais.
Os incentivos também acontecem no projeto Montblanc Cutting Edge Art Collection. Por meio dele, artistas mundialmente reconhecidos da arte contemporânea produziram mais de trinta trabalhos de interpretação da estrela branca, símbolo da Montblanc. O acervo está exposto na sede da Montblanc, em Hamburgo. Entretanto, não é apenas na sede da empresa que a arte fica exposta. "Nas boutiques, os painéis de novos artistas transformam a compra em um passeio por uma galeria. São escolhidos seis artistas a cada ano", conta Tombolatto.
Centenária
Em 2006, a Montblanc completou um século de existência. Fazendo jus à marca, a comemoração de seu centésimo aniversário não poderia deixar de ser em grande estilo. Após oito anos de pesquisa, foi desenvolvido um diamante do mais alto padrão de qualidade, lapidado com o desenho da estrela em 43 facetas. A avançada técnica de lapidação foi patenteada pela Montblanc e fez com que a grife se tornasse a primeira marca com seu símbolo representado em uma lapidação de diamante. Esse foi o destaque de todas as edições lançadas para celebrar os seus 100 anos de conquistas e abrir com chave de ouro um novo século que, ao que tudo indica, também será repleto de sucessos.