Conheça Frescobaldi Nipozzano Chianti Rufina Riserva DOCG 2017 DEC 96 pts
ADEGA Online Publicado em 10/08/2023, às 11h45
Rufina é uma pequena vila localizada a 19 quilômetros a nordeste de Firenze repleta de vinhedos, olivais, e estradas ladeadas de ciprestes com inúmeras igrejas e castelos medievais. Cortada pelo rio Sieve, é uma região demarcada pequena, e onde estão os vinhedos de maior altitude da zona Chianti.
Rufina tem um microclima fresco, quase continental, este fator geográfico inside num amadurecimento mais lento da Sangiovese que nas demais áreas.
Na prática são vinhos com intensos aromas florais e frutados e grande potencial de envelhecimento. A subzona foi citada no decreto dos Médici de 1716, que definiu os limites das principais áreas vitivinícolas da época.
Chianti Rùfina - não confundir com Chianti Rufino da garrafa envolvida em palha - é a mais famosa das sete DOCG do Chianti.
Curiosidade: Nipozzano é o nome de um antigo castelo de propriedade da família Frescobaldi no coração do Chianti Rufina.
Tinto composto de Sangiovese e pequenas partes de outras variedades, com estágio de 24 meses parte em tanques de inox e parte em barricas de carvalho. Fluido e gostoso de beber, mostra cerejas negras seguidas de notas florais, de alcaçuz, de ervas e de especiarias doces.
Estruturado e jovem, tem taninos de grãos finos, acidez refrescante e final fluido e vertical, com toques terrosos, de giz e de tabaco.