Conheça o Rocchetta Dolcetto d'Alba 2019 AD 92 pts
ADEGA Online Publicado em 19/07/2023, às 17h19
Marchesi Incisa é uma vinícola histórica situada num edifício deslumbrante do século XIX. A vinícola se orgulha de sua longa tradição na produção de vinhos de primeira linha. Dona de uma beleza cenográfica, a Marchesi Incisa possui vinhedos em Rocchetta Tanaro e áreas próximas, de onde vem o destaque de hoje, o gastronômico Rocchetta Dolcetto d’Alba 2019.
A uva que compõem este vinho é a Dolcetto, uma das variedades clássicas do Piemonte. De colheita precoce, amadurece antes da Barbera e da Nebbiolo, e por isso pode ser cultivada nas colinas mais altas e mais frias do Piemonte.
Um estudo publicado em 2007 pela Associazione Italiana Sommeliers registra a produção da uva Dolcetto no ano de 1663, na região de Alessandria, e que um lote desse vinho foi enviado para a rainha Ana, da Grã-Bretanha.
Tinto elaborado exclusivamente a partir de Dolcetto, com estágio tanto em aço inox quanto em grandes tonéis de carvalho.
O nariz entrega notas de ervas, de flores e de especiarias doces com camadas frutadas que lembram ameixas e framboesas, que se confirmam na boca.
Mas, é no palato que merece atenção, com seus taninos firmes e granulados, sua acidez elétrica e seu final cheio e persistente, com toques terrosos e de cerejas. Fluido e muito gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é. Atenção com ele.