A marca italiana de barcos que mantém as tradições há mais de 160 anos e virou sinônimo de luxo sobre a água
Arnaldo Grizzo Publicado em 29/03/2011, às 09h22 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47
O norte da Itália é um região repleta de lagos que formam paisagens encantadoras. Foi diante de tanto verde e tanta água que se criaram alguns dos mais famosos estaleiros do mundo. Um deles, em Sarnico, no lago de Iseo - entre as comunas de Bergamo e Brescia - entraria para a história dos iates e lanchas de luxo em 1842, quando Pietro Riva começou sua produção, que levaria à criação da lendária marca que leva seu sobrenome.
Naquele ano, Pietro - um jovem carpinteiro vindo da região de Laglio, no lago Como - ajudou a reconstruir muitas das embarcações que ficaram danificadas por uma violenta tempestade que atingiu o lago Iseo. Sua impressionante habilidade fez com que ele ganhasse fama na cidade de Sarnico e, a partir de então, começou seu estaleiro, produzindo iates como ninguém havia visto antes.
Seu filho, Ernesto, continuou seu legado, mantendo as tradições de fabricação do pai, mas incluindo motores de combustão interna em 1880, e fazendo barcos maiores, que serviam para transportar pessoas e bens pelo lago.
Corridas
Como acontece com muitas das famosas marcas de automóveis que viraram lendas e hoje são cultuadas mundialmente, a Riva também deve parte de sua fama às corridas das décadas de 1920 e 30. Enquanto os carros duelavam nas pistas, as primeiras lanchas também testavam seus motores nas águas. E o lago Iseo era um dos principais cenários das corridas náuticas naquela época.
Além de o modo de construção dos barcos permanecer o mesmo durante anos, acrescenta-se a isso o acabamento feito com o que há de melhor da manufatura italiana |
Assim, em 1912, Serafino Riva atingiu a marca de 24 km/h durante uma competição, um recorde. Este impetuoso herdeiro da família participou de diversas corridas, vencendo uma das mais célebres da época, a Pavia-Veneza, por duas vezes consecutivas, em 1931 e 32, estabelecendo novo recorde de velocidade, com 52 km/h.
Seu sucessor, Carlo Riva, aproveitou bem a reconstrução da Itália do pós- -guerra para consolidar a marca como a principal na fabricação de iates e lanchas de luxo, sempre mantendo as tradições criadas por Piero. Ou seja, mesmo quando a fibra de vidro surgiu como o material dos barcos, ele manteve a madeira como a essência de seus iates.
#Q#Tradições
Desde os primeiros anos, o estaleiro da Riva em Sarnico preza pelo modo de construção de seus fundadores. Cascos e deques são construídos lado a lado para formar suítes flutuantes, em que a filosofia "menos é mais" é muito forte. Ou seja, a simplicidade impera sobre o excesso.
A madeira, geralmente mogno, é a base de toda a estrutura e a maneira como ela é envernizada não muda, permanecendo a fórmula pregada por Carlos de 24 mãos de verniz para deixá-la tão brilhante quanto possível e resistente à água e ao sal. Os parafusos também são pintados na mesma cor do casco.
Além de a construção se manter praticamente inalterada durante os anos, o acabamento e acessórios da parte interna dos iates também representam o que há de melhor do fino artesanato italiano com peças, mobílias, porcelana, tecidos,estofos etc sempre adquiridos dos mesmos fornecedores, ou seja, um compêndio do que há de melhor na Itália.
A Riva sempre se destacou quebrando recordes de velocidade
Design consagrado
Desde 1994, as embarcações da Riva passam pelos traços da "Officina Italiana Design", empresa mundialmente famosa, fundada por Mauro Micheli e Sergio Beretta. Antes disso porém, Micheli já trabalhava na empresa, em uma parceria que durou mais de 20 anos. "Trabalhar para Riva significa trabalhar com os padrões de qualidade mais altos, tanto em termos de manufatura quanto nos materiais empregados, e também com altíssima expectativa. Nossa paixão é um estilo de design clássico, essencial, limpo em que a palavra-chave seja "retire" ao invés de "adicione". O objetivo é alcançar a essência de um estilo único e inequívoco em que as inovações crescem em harmonia com a tradição que se tornou lendária", diz Micheli.
Em 2000, a Riva se juntou ao grupo Ferretti, e acrescentou ao seu portfólio onze novos modelos iates de 30 a 115 pés de comprimento, mas sem perder a essência da tradição da marca.
Tamanha dedicação nesses mais de 160 anos se transformou em um prestígio inigualável quando se trata de embarcações de luxo. Tanto que a Riva é a marca dos iates de diversos dos filmes do agente secreto 007 e milhares de outras obras cinematográficas. Grandes nomes do showbiz como Brigitte Bardot, Elizabeth Taylor, Sean Connery, George Clooney, Claudia Schiffer entre tantos outros possuem iates Riva. E assim a lenda perdura.