Veja cada ato da separação do casal e como isso influenciou o destino do Château Miraval.
André de Fraia Publicado em 23/06/2022, às 08h00 - Atualizado às 11h00
A rede de supermercados britânica Sainsbury publicou um relatório mostrando que os jovens da chamada "Geração Y" estão preferindo comprar vinho rosé a outros tipos da bebida. Na pesquisa, muitos dos entrevistados apontaram a escolha como consequência das celebridades.
As estrelas de Hollywood donas de rótulos rosé, como Brad Pitt e Angelina Jolie com o vinho Château Miraval e Drew Barrymore, são as principais influências dos jovens.
O casal Angelina Jolie e Brad Pitt comprou uma residência em Provence, França, onde passavam o verão. Lá, na década de 1970, Jacques Loussier, pianista e compositor de jazz, criou o estúdio de gravação Le Studio de Miraval, onde músicos como Pink Floyd, Sting, Sade, The Cranberries e The Gipsy Kings gravaram. A partir de 2012, já sob a batuta do casal hollywoodiano, a propriedade passou a se focar também nos vinhos, em uma parceria com a família Perrin, do Rhône. As primeiras mil caixas da primeira safra, 2012, esgotaram-se em questão de horas no lançamento pela internet em março.
O anuncio do divórcio de Angelina Jolie e Brad Pitt surpreendeu a todos. Para além do impacto no mundo hollywoodiano e da questão sobre a guarda dos filhos do casal, a separação também chegou à vinicultura com a incerteza do futuro do Château Miraval.
Localizada no sul da França, a propriedade comprada por US$60 milhões em 2008 colocou as duas celebridades no roll dos produtores de vinho. Apesar da preocupação, o Château Miraval representa apenas uma parcela da fortuna de Brad Pitt e Angelina Jolie, avaliada por analistas em US$ 500 milhões.
Angelina Jolie entrou com um pedido na justiça para revogar uma ordem que impede que ela ou seu ex-marido Brad Pitt transfiram valores durante o divórcio.
A causa seria a venda da sua parte da propriedade do casal em Provence. Os vinhos que vem de lá são produzidos sob as ordens do outro coproprietário, a tradicional família Perrin, proprietários do Château de Beaucastel. O rosé Château Miraval é bem contado pela crítica, que exalta também o espumante feito ali.
O comprador da parte de Angelina Jolie é o Tenute del Mondo do Grupo Stoli. A empresa já é coproprietária de gigantes do mundo do vinho como Ornellaia e Achaval Ferrer. "Estamos verdadeiramente honrados em fazer a nossa parte para manter a integridade e o compromisso, bem como investir o tempo e a paixão evidenciados tanto no Château quanto na marca Miraval”, disse Damian McKinney, CEO global do Grupo Stoli.
Os valores não foram divulgados, mas segundo McKinney o negócio foi fechado por “um preço muito justo por uma marca incrível”.
Brad Pitt abriu um processo contra sua ex, Angelina Jolie, pela venda da vinícola do antigo casal. Segundo Pitt, Jolie realizou a negociação sem o consentimento dele, desrespeitando os termos contratuais que ambos tinham após o divórcio.
O processo aberto visa desfazer a venda, uma vez que os novos sócios da vinícola estão sendo “agressivos” e buscam assumir total controle da empresa.
Segundo o ator, quando ocorreu o divórcio entre ele e Jolie, ficou acertado que, se um dos dois desejassem vender a empresa, era necessário ofertar primeiro para o outro. O que, segundo Pitt, não aconteceu, com Jolie fazendo uma negociação secreta com o Grupo Stoli.