Tênis & Vinho

No lançamento de sua primeira edição, ADEGA sobe a serra paulista para pegar o embalo do Festival de Inverno, que agita os ares da badalada Campos do Jordão

Gabriela Pasqualin Publicado em 10/11/2005, às 16h41 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h43

Horto Florestal
Fernando Meligeni, Zwetsch, Chacon (em pé) e Saretta Centro do Capivari
Juliana Vinholis
Gente bonita, clima agradável e muita badalação. Assim é Campos do Jordão durante o inverno, o clima perfeito e escolhido a dedo para o lançamento de ADEGA, distribuída nos quatro cantos da cidade durante o Festival de Inverno. Nas mesas dos restaurantes, nos melhores hotéis, entre brancos e tintos, ADEGA foi degustada página por página, a cada esquina e em todos os eventos especiais.

Entre as diversas atrações, a 5a edição da MasterCard Tennis Cup, considerado o segundo maior torneio de tênis profissional do Brasil, reuniu estrelas do circuito internacional nas categorias masculina e feminina. O público, além de assistir a belas partidas, também teve a oportunidade de apreciar uma variada seleção de vinhos no Try Sports Hall, área VIP do torneio. O clima de competição parece ter envolvido os amantes do vinho. Enquanto os jogadores lutavam por um ace e garantiam seus matchs points, cerca de 170 pessoas participaram do First Wine Tasting promovido pela importadora Terroir. Um concurso onde 12 vinhos tiveram seus rótulos cobertos e separados em três baterias com quatro garrafas cada.

Nanda Alves, campeã na categoria feminina
O campeão Sá

Com os termômetros batendo cerca de 10ºC, o clima não poderia ser mais propício para a competição; os participantes deveriam degustar as três baterias, tentando adivinhar quais eram os vinhos, países, regiões e uvas de cada um deles. Entre os competidores, estava o tenista Flávio Saretta, atual nº 2 do país que abandonou o torneio, por problemas nas costas. "Sou um grande apreciador de vinhos, mas ainda tenho muito que aprender. Não acertei nenhuma questão! É bem mais fácil jogar tênis...", brincou o atleta. "Achei muito positiva uma ação como essa num torneio de tênis. Foi um momento bastante descontraído e, de quebra, aprendemos sobre a cultura do vinho. A revista ADEGA será mais um complemento para desvendar esse mundo tão fascinante", resumiu Saretta.

#Q#
Vista aérea da 5ª edição do MasterCard Tennis Cup, realizada em Campos de Jordão.

Irineu e Martina Bornhausen O público marca presença no torneio, que reuniu grandes estrelas do circuito internacional
Danilo Marcelino, Frenando Chacon e Nelson Aerts Marcia Dutra e Jorge Lacerda

Albano, Wolf, Chacon, Goes e Nunes (Albano e Goes foram campeões senior)
A ADEGA também foi sucesso de público durante o torneio internacional de tênis
Alexandre Hocevar e Carla Tiene
Renato Traudi e família
Nas quadras, os brasileiros André Sá e Maria Fernanda Alves consagraram-se campeões do torneio e faturam pontos para o ranking da ATP e WTA, e uma boa premiação em dinheiro. E, claro, não poderia faltar um regalo especial: uma caixa de vinhos. "Pela primeira vez ganhei um prêmio como esse; com certeza o título será bem comemorado! No clima de Campos então...", revelou André Sá, grande apreciador de vinhos brancos, que curtiu o friozinho da cidade ao lado da esposa Fernanda Sá, grávida de seis meses.

Já na competição entre os apreciadores de vinho, o grande vencedor foi o ortopedista Rogério Teixeira da Silva, presidente da Confraria Amigos do Barbosa, que se reúne uma vez por mês para degustação. "Há dois anos e meio venho me aprimorando no assunto através de livros. Entre as bebidas, o vinho é a que tem a cultura mais atraente", disse o médico. Dono de uma adega climatizada com 196 rótulos, Rogério também participa da Confraria Harmonia duas vezes por mês. Tanta dedicação resultou num prêmio inesperado: ganhou nada menos que uma viagem para a Itália. "Irei com minha esposa. Quero visitar várias vinícolas, em especial a região de Toscana, que gosto muito".

#Q#
Francisco Figueiredo e Danielle Ferraresso Oswaldo M. Filho e Arnaldo Gianini
Jinoh, Fleury e Freitas
Gilberto Caldart e José Tosi Samantha Simon
Alex Silva e filha Isabel e Thomaz Koch

Convidado especial

O ex-tenista e atual capitão da Copa Davis do time brasileiro, Fernando Meligeni, o Fininho, também deu o ar da graça em Campos do Jordão. "Campos é ideal para curtir um friozinho e uma noite animada". Mas será que Fininho entende alguma coisa de vinho? "Na verdade não sou nenhum expert no assunto... mas gosto muito. Prefiro os vinhos franceses e argentinos", diz.

Depois que se aposentou do esporte, Fino diz aproveitar mais a bebida mas, mesmo antes, quando viajava para torneios, aproveitava para experimentar vinhos de algumas regiões nobres e relaxar pela noite. "Hoje em dia abro um vinho escutando uma música em casa". Para os praticantes de tênis, Meligeni recomenda que os atletas aproveitem o jogo em quadra e sejam muito competitivos, e que depois abram um bom vinho em boa companhia.