Noticias

Época de Podar as Videiras

No meio do inverno começa a poda das videiras e em algumas propriedades o turista pode participar dessa atividade


Vinhedos Fabian - RS

O meio do inverno é a época escolhida por muitos vinhateiros do hemisfério sul para fazerem a poda dos galhos das videiras, uma planta de ciclo anual.

Logo depois da colheita, com a chegada do outono, as plantas vão se preparando para o descanso do inverno, onde - sem as folhas e os frutos - conseguem guardar energias e se enraigar no solo. É um tempo silecioso para quem olha acima da terra, mas muito importante abaixo da terra.

Quando o inverno já vai adiantado, é o momento de retirar os galhos secos e conduzir a planta para o que se deseja que seja a próxima produção. No caso do Brasil e dos outros países do hemisfério sul: Argentina, Chile e Uruguai, a safra de 2014.

Esse trabalho longo, delicado e feito muitas vezes sob as baixas temperaturas do inverno, pode ser acompanhado pelos turistas em algumas vinícolas brasileiras. 

poda Vinícola Larentis

Na vinícola Larentis por exemplo, no Vale dos Vinhedos (RS) os turistas podem participar de um dia no campo que começa com café colonial na beira da fogueira, uma aula rápida sobre os segredos da poda na qualidade dos vinhos e depois, de tesouras nas mãos, vão a campo para auxiliar no trabalho. A atividade termina com uma visitação à vinícola e a degustação dos vinhos e espumantes. 

“A programação visa aproximar o consumidor do processo de produção da uva e elaboração do vinho”, afirma o enólogo André Larentis.

Quando o inverno vai chegando ao fim e os dias vão ficando mais longos e quentes, a videira - sob a ação do calor do sol - vai acordando de seu descanso invernal. Os viticultores sabem que esse processo se iniciou quando dos pequenos galhos podados nesta época começa a sair a seiva. É o chamado 'choro da videira', uma forma da natureza mostrar que a primavera está chegando e a seiva nutritiva, que irriga a planta e permite seu crescimento, voltou a circular. As folhas nascem, os brotos aparecem e mais uma safra começa a cobrir os campos de verde.

 

 

Da redação

Publicado em 7 de Agosto de 2013 às 12:07


Notícias videiras poda Larentis Vale dos Vinhedos turismo