• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Noticias

    Época de Podar as Videiras

    No meio do inverno começa a poda das videiras e em algumas propriedades o turista pode participar dessa atividade

    por Redação

    Vinhedos Fabian - RS

    O meio do inverno é a época escolhida por muitos vinhateiros do hemisfério sul para fazerem a poda dos galhos das videiras, uma planta de ciclo anual.

    Logo depois da colheita, com a chegada do outono, as plantas vão se preparando para o descanso do inverno, onde - sem as folhas e os frutos - conseguem guardar energias e se enraigar no solo. É um tempo silecioso para quem olha acima da terra, mas muito importante abaixo da terra.

    Quando o inverno já vai adiantado, é o momento de retirar os galhos secos e conduzir a planta para o que se deseja que seja a próxima produção. No caso do Brasil e dos outros países do hemisfério sul: Argentina, Chile e Uruguai, a safra de 2014.

    Esse trabalho longo, delicado e feito muitas vezes sob as baixas temperaturas do inverno, pode ser acompanhado pelos turistas em algumas vinícolas brasileiras. 

    poda Vinícola Larentis

    Na vinícola Larentis por exemplo, no Vale dos Vinhedos (RS) os turistas podem participar de um dia no campo que começa com café colonial na beira da fogueira, uma aula rápida sobre os segredos da poda na qualidade dos vinhos e depois, de tesouras nas mãos, vão a campo para auxiliar no trabalho. A atividade termina com uma visitação à vinícola e a degustação dos vinhos e espumantes. 

    “A programação visa aproximar o consumidor do processo de produção da uva e elaboração do vinho”, afirma o enólogo André Larentis.

    Quando o inverno vai chegando ao fim e os dias vão ficando mais longos e quentes, a videira - sob a ação do calor do sol - vai acordando de seu descanso invernal. Os viticultores sabem que esse processo se iniciou quando dos pequenos galhos podados nesta época começa a sair a seiva. É o chamado 'choro da videira', uma forma da natureza mostrar que a primavera está chegando e a seiva nutritiva, que irriga a planta e permite seu crescimento, voltou a circular. As folhas nascem, os brotos aparecem e mais uma safra começa a cobrir os campos de verde.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    TurismoVale dos VinhedosvideirasLarentispoda

    Notícias relacionadas

    Ilustração

    Geada histórica ameaça safra de vinhos na Hungria

    Ilustração

    Bordeaux: história, terroir e os vinhos da região

    Decantar um vinho branco é possível e, em alguns casos, pode ser benéfico

    Vinho branco pode ser decantado? Veja quando e por quê

    Ilustração

    Leilão de adega histórica soma US$ 6,3 milhões

    Vinho argentino

    Vinho argentino acelera plano global de expansão

    Château Pavie Macquin

    Memórias do calcário: Château Pavie Macquin renasce em Saint-Émilion

    Borgonha

    Borgonha: guia completo de terroir e vinhos

    Imagem O Acordo entre UE e Mercosul em números

    O Acordo entre UE e Mercosul em números

    Ilustração

    Controle de fungos em vinhedos avança com solução biodegradável baseada em RNA

    Imagem Adega Ideal: Acordo Mercosul e União Europeia está valendo

    Adega Ideal: Acordo Mercosul e União Europeia está valendo

    Château d'Yquem

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Vinho argentino acelera plano global de expansão
    1

    Vinho argentino acelera plano global de expansão

    Geada histórica ameaça safra de vinhos na Hungria
    2

    Geada histórica ameaça safra de vinhos na Hungria

    Moscato: a uva por trás dos vinhos mais aromáticos
    3

    Moscato: a uva por trás dos vinhos mais aromáticos

    #TBT: Almaviva, o dia que ADEGA degustou 20 safras do ícone
    4

    #TBT: Almaviva, o dia que ADEGA degustou 20 safras do ícone

    Vinificação em ovos de concreto
    5

    Vinificação em ovos de concreto

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group