O que fazer quando sua adega para de funcionar

Não precisa entrar em pânico, a pequena variação de temperatura por um curto período de tempo não deve causar qualquer problema em seus vinhos


Você tem uma bela coleção de vinhos em casa. A adega é seu xodó. Você comprou com todo o cuidado. Colocou em um local arejado, longe do sol e outras fontes de calor. Está sempre de olho nela. Mantém a temperatura ajustada. Confere a umidade. Porém, um dia, de repente, ela dá um problema e para de funcionar. O que fazer?

Obviamente que a primeira providência é ligar para a assistência técnica especializada da marca do seu eletrodoméstico. Eles vão lhe orientar quanto ao mal funcionamento e possível conserto do aparelho. No entanto, enquanto o problema não é resolvido, o que fazer? Tirar os vinhos da adega e passar para a geladeira? Quanto tempo eles aguentam nessa situação sem estragar?

Acalme-se. Se sua adega climatizada quebrou, primeiramente, evite ficar abrindo e fechando a porta. Dessa forma, você minimiza a troca de calor entre o ambiente e a adega, e assim a temperatura mais baixa vai se manter por mais tempo, mesmo com o aparelho quebrado. Do mesmo modo, evite ainda ficar manuseando os vinhos.

Se o problema for resolvido em pouco tempo (as principais marcas têm assistências técnicas que dão prioridade para esses consertos), não há com que se preocupar. Mesmo que a temperatura não se mantenha no mesmo patamar (as adegas funcionam com temperaturas de 6oC a 16oC geralmente), essa pequena variação por um curto período de tempo não deve causar qualquer problema em seus vinhos. Haveria problema se essa mudança fosse por períodos mais longos e com variações maiores de temperatura – como ADEGA já explicou em artigo publicado anteriormente (http://revistaadega.uol.com.br/artigo/ oscilacoes-perigosas_9859.html).

Ou seja, se sua adega quebrada está em local fresco e escuro, mantenha os vinhos dentro dela e aguarde o conserto. Uma preocupação, contudo, é com os rótulos. Se sua adega estiver bem regulada, mesmo quebrada, as garrafas não devem começar a suar dentro dela. Se isso ocorrer, seque com uma toalha. Uma dica para conservar melhor os rótulos: proteja-os com plástico filme em volta antes de colocar na adega.

Da redação

Publicado em 29 de Agosto de 2018 às 15:00


Notícias