• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • O que fazer quando sua adega para de funcionar

    Não precisa entrar em pânico, a pequena variação de temperatura por um curto período de tempo não deve causar qualquer problema em seus vinhos

    por Redação

    Você tem uma bela coleção de vinhos em casa. A adega é seu xodó. Você comprou com todo o cuidado. Colocou em um local arejado, longe do sol e outras fontes de calor. Está sempre de olho nela. Mantém a temperatura ajustada. Confere a umidade. Porém, um dia, de repente, ela dá um problema e para de funcionar. O que fazer?

    Obviamente que a primeira providência é ligar para a assistência técnica especializada da marca do seu eletrodoméstico. Eles vão lhe orientar quanto ao mal funcionamento e possível conserto do aparelho. No entanto, enquanto o problema não é resolvido, o que fazer? Tirar os vinhos da adega e passar para a geladeira? Quanto tempo eles aguentam nessa situação sem estragar?

    Acalme-se. Se sua adega climatizada quebrou, primeiramente, evite ficar abrindo e fechando a porta. Dessa forma, você minimiza a troca de calor entre o ambiente e a adega, e assim a temperatura mais baixa vai se manter por mais tempo, mesmo com o aparelho quebrado. Do mesmo modo, evite ainda ficar manuseando os vinhos.

    Se o problema for resolvido em pouco tempo (as principais marcas têm assistências técnicas que dão prioridade para esses consertos), não há com que se preocupar. Mesmo que a temperatura não se mantenha no mesmo patamar (as adegas funcionam com temperaturas de 6oC a 16oC geralmente), essa pequena variação por um curto período de tempo não deve causar qualquer problema em seus vinhos. Haveria problema se essa mudança fosse por períodos mais longos e com variações maiores de temperatura – como ADEGA já explicou em artigo publicado anteriormente (http://revistaadega.uol.com.br/artigo/ oscilacoes-perigosas_9859.html).

    Ou seja, se sua adega quebrada está em local fresco e escuro, mantenha os vinhos dentro dela e aguarde o conserto. Uma preocupação, contudo, é com os rótulos. Se sua adega estiver bem regulada, mesmo quebrada, as garrafas não devem começar a suar dentro dela. Se isso ocorrer, seque com uma toalha. Uma dica para conservar melhor os rótulos: proteja-os com plástico filme em volta antes de colocar na adega.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Treasury Wine Estates

    Snoop Dogg lança vinho em homenagem a Tupac

    Ilustração

    Leilão de Nuits-Saint-Georges arrecada €1,5 milhão

    Penfolds

    Penfolds lança vinho em parceria com Troye Sivan

    Ilustração

    Fraudes em vinhos raros entram em debate em Singapura

    Ilustração

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado

    Ilustração

    O novo jeito de beber vinho

    Imagem Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Vinhedos no Dão

    Vinhos brancos do Dão: elegância, frescor e os melhores rótulos

    Ilustração

    Cava amplia elite Paraje Calificado para 15 rótulos

    Ilustração

    Crus Bourgeois do Médoc ganham novo selo digital

    Tour pela França

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    China anuncia construção de cidade do vinho
    1

    China anuncia construção de cidade do vinho

    A história dos vinhos de Israel
    2

    A história dos vinhos de Israel

    Vale a pena ter uma adega subterrânea?
    3

    Vale a pena ter uma adega subterrânea?

    Criador do Rock in Rio produz vinho no Rio de Janeiro
    4

    Criador do Rock in Rio produz vinho no Rio de Janeiro

    Vinhos para acompanhar 10 receitas de bacalhau
    5

    Vinhos para acompanhar 10 receitas de bacalhau

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group